A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de resíduos perigosos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de resíduos perigosos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de resíduos perigosos

2 Introdução A gestão dos resíduos industriais perigosos (RIP) tem levantado grande discussão em Portugal. Da situação actual relativamente ao tipo e quantidade de resíduos gerados no país, para que se possam diagnosticar as suas possibilidades de redução, bem como as tecnologias a implementar para a sua reciclagem, tratamento, valorização e eliminação. Mas afinal qual a melhor solução para estes resíduos?

3 Soluções Aterro Incineração Co-incineração Reciclagem

4 Consequências

5 Aterro Um aterro é uma forma para a disposição final de resíduos sólidos gerados pela actividade humana. Nele são dispostos resíduos domiciliares, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção, ou dejectos sólidos retirados do esgoto.

6 Incineração Incineração é a queima do lixo em aparelhos e usinas especiais. Apresenta a vantagem de reduzir bastante o volume de resíduos. Além disso, destrói os microrganismos que causam doenças, contidos principalmente no lixo hospitalar e industrial. Depois da queima, resta um material que pode ser encaminhado para aterros sanitários ou mesmo reciclado. Certos resíduos, no entanto, liberam gases tóxicos aos serem queimados. Nesses casos, para evitar a poluição do ar, é necessário instalar filtros e equipamentos especiais – o que torna o processo mais caro.

7 Co-incineração Co-incineração ocorre quando se efectua a incineração numa instalação cuja principal finalidade seja a geração de energia ou a produção de materiais e que utiliza resíduos como combustível regular ou adicional ou na qual os resíduos são sujeitos a tratamento térmico com vista à sua eliminação. Este processo permite assim a eliminação e/ou valorização de resíduos industriais, por alimentação desses resíduos inertizados ao forno durante o processo de fabrico do clínquer, produto intermédio no fabrico do cimento.

8 Reciclagem Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de que saíram. E o resultado de uma série de actividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, colectados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufactura de novos produtos. Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de um polímero no mesmo processo em que, por alguma razão foi rejeitado.


Carregar ppt "Gestão de resíduos perigosos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google