A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Aula 79 – TEC 11ºF Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos

2 O que é um S.O. de Rede? Sistema operativo que incluí funções especiais que permitem a ligação de um computador a uma LAN. Exemplos: Unix GNU/Linux; Mac Os; Windows 2003 (???).

3 O S.O. GNU/Linux Sistema operativo de rede livremente distribuído e open-source que funciona em várias plataformas; O kernel (núcleo) utilizado pela maioria dos SOs GNU é o Linux; GNU: GNU is Not Unix (definição recursiva!).

4 O kernel Linux O kernel Linux foi desenvolvido por um jovem estudante da Universidade de Helsínquia (Finlândia), chamado Linus Torvalds. Versão 0.02 lançada em 1991; Versão 1.00 lançada em 1994; A mais utilizada actualmente (2004) é a versão 2.4; A mais recente é a versão 2.6.

5 Login / Utilizadores Como o Linux é um SO com capacidades de multi-utilizador, é necessário que se faça um login; Elementos necessários: Nome do utilizador; Password. Os elementos para login, são criados pelo administrador do sistema (root).

6 Login OK Após um login bem sucedido, o utilizador encontra-se na sua home directory; Home directory: Pasta de trabalho do utilizador, onde tem direitos de execução, escrita e leitura; Geralmente /home/nomeUtilizador/;

7 A Shell Quando se efectua o login, somos saudados por uma prompt com um aspecto semelhante ao seguinte: $ O aspecto da prompt pode ser modificado para incluir: O nome do computador; Nome da directoria corrente; O programa que apresenta a prompt é chamado de shell; A shell é o programa que nos permite comunicar com o sistema operativo (CLI – Command Line Interface).

8 A Shell (2) Existem várias implementações de programas de shell: sh:
Bourne Shell (Steven Bourne); ksh: Korn Shell; csh: C-Shell. bash: Bourne Again Shell (Integra funcionalidades da ksh e csh);

9 A Shell (3) Para se saber qual a shell em utilização:
echo $SHELL A maioria dos sistemas Linux utiliza a Bourne Again Shell (bash); Para “fechar” a shell Bash (voltar à prompt de login): Escrever na prompt: logout, ou exit Ou Pressionar Ctrl+D.

10 Consolas Virtuais Além de multi-utilizador, o SO Linux é um sistema multi-tarefa; Mesmo um sistema Linux seja utilizado por apenas um utilizador, este tem à sua disposição seis consolas virtuais (pode ser alterado); Para alternar entre elas, basta pressionar: Alt + Fn (1 ≤ n ≤ 6); Alt + F7 (reservado para o modo gráfico); Se se estiver em modo gráfico (X11), para alternar para uma das consolas de texto, pressionar: Ctrl + Alt + Fn; Alt + F7 regressa ao modo gráfico;

11 Navegar no Sistema de Ficheiros
Na prompt da shell bash: cd nomeDir Informa a shell que se pretende trabalhar na directoria com o nome nomeDir (cd – Change Directory); cd / Informa a shell que se pretende trabalhar na directoria de raiz (root directory); cd Regressa à home directory, qualquer que seja a directoria onde se esteja; pwd Informa ao utilizador qual a directoria onde se está a trabalhar actualmente (Present Working Directory);

12 Caminhos (Paths) Caminhos absolutos (começam com / ):
/usr/share /dev /etc/network Interpretados a partir da raiz. Caminhos relativos (não começam com / ): usr Maildir home/antonio/Docs Interpretados relativamente à pwd.

13 Caminhos e os Comandos Exemplo com o comando cd: cd /usr cd usr cd ..
Mudar para a directoria usr na raiz; cd usr Mudar para a directoria usr que existe dentro da pwd; cd .. Mudar para a directoria hierarquicamente abaixo da pwd; cd ../power Mudar para a directoria power que é “irmã” da pwd; cd ~/radical Mudar para a directoria radical dentro da home directory.

14 Caminhos e . . refere-se à pwd (directoria corrente);
Utiliza-se frequentemente para a execução de programas na directoria corrente; Exemplo: ./meuprog Executa o programa com o nome meuprog que se encontra na pwd (obviamente meuprog é executável).

15 Outras Home Directories
Para nos referirmos às home directories de outros utilizadores: Com caminho absoluto: /home/jaquim Com o caracter ~: ~/jaquim


Carregar ppt "Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google