A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O IMPÉRIO PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XV E XVI O Arquipélago da Madeira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O IMPÉRIO PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XV E XVI O Arquipélago da Madeira"— Transcrição da apresentação:

1 O IMPÉRIO PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XV E XVI O Arquipélago da Madeira

2 O Relevo O Relevo é de origem vulcânica, muito montanhoso e com vales profundos.

3 O clima é temperado e mediterrâneo.
Na vertente Norte : As temperaturas são mais baixas e a precipitação é elevada. Na vertente Sul: As temperaturas médias são mais altas e a precipitação é menor.

4 A Colonização Foi o Infante D. Henrique que mandou povoar o arquipélago e dividiu-o em 3 capitanias que foram entregues aos seus descobridores (capitães) para que as povoassem, cultivassem e desenvolvessem.

5 Flamengos – vieram de Flandres Genoveses – vieram de Itália
Origem dos colonos Os colonos eram homens e mulheres do povo que vieram do Algarve e do Minho mas também do estrangeiro: Flamengos – vieram de Flandres Genoveses – vieram de Itália Ingleses – vieram de Inglaterra

6 Sabem quem descobriu o arquipélago da Madeira?
Descobrimento Sabem quem descobriu o arquipélago da Madeira? Fidalgo cavaleiro da casa do Infante D. Henrique, João Gonçalves Zarco chegou à ilha que chamou de Porto Santo, voltando logo a Portugal a dar conta do resultado da sua expedição. O Infante ordenou a João Gonçalves Zarco e a Tristão Vaz Teixeira que voltassem a Porto Santo. Foi nessa segunda viagem que descobriram a ilha da Madeira, saindo Tristão Vaz e Gonçalves Zarco do Porto Santo, no dia 1 de Julho de 1419, e indo aportar à Madeira no ponto a que chamaram de S. Lourenço.

7 Urzela: corante azul violáceo
Recursos Naturais Os Recursos Naturais da Ilha são: a madeira (que deu o nome à ilha) e as plantas tintureiras como a Urzela, o Pastel e o Dragoeiro. Urzela: corante azul violáceo Pastel Dragoeiro

8 Novas culturas Os colonos introduziram também: novas culturas tais como: a vinha, a cana-de-açúcar, as árvores de fruto e os cereais.

9 Arquipélago da Madeira

10 Bibliografia Oliveira,Ana Rodrigues, Rodrigues Arinda, Cantanhede Francisco História e Geografia de Portugal 5º ano Texto Editora, 2004.

11 Trabalho realizado por: ESCOLA BÁSICA 2 E3 DE MARRAZES
Ana Maria Ana Sofia Marta Gomes Paulo Pereira 6º G ESCOLA BÁSICA 2 E3 DE MARRAZES


Carregar ppt "O IMPÉRIO PORTUGUÊS NOS SÉCULOS XV E XVI O Arquipélago da Madeira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google