A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sol - estrela central do nosso sistema planetário solar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sol - estrela central do nosso sistema planetário solar"— Transcrição da apresentação:

1 Sol - estrela central do nosso sistema planetário solar
Gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões, 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é vezes a da Terra e o seu volume vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros (ou 1 Unidade Astronómica (UA) aproximadamente). A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos (8'18") para chegar à Terra.

2 Radiação Solar - definição
Radiação que provém do sol de natureza electromagnética emitida pelo hidrogénio altamente aquecido existente no Sol

3 Espectro solar A parte da radiação solar captada pelo olho humano. Janela óptica. A restante radiação é invisível quer a radiação infravermelha (de grande comprimento de onda) quer a ultravioleta (pequeno comprimento de onda).

4 Espectro Solar Raios gama; raios x; radiação ultravioleta (pequeno comprimento de onda) Visível Radiações infravermelhas, microondas e ondas rádio (grande comp. onda)

5 A Cor do Céu! A atmosfera funciona como um prisma que dispersa os raios de luz. A luz azul e vermelha são mais dispersadas que o resto do espectro. Como nossos olhos são mais sensíveis a cor azul, vemos o céu da cor azul, pois há dispersão de radiação solar (azul)  na atmosfera. Vemos o céu branco, é porque existem partículas grandes que dispersam igualmente todos os comprimentos de ondas, com a mistura de cores, o céu fica branco. O céu acima da atmosfera é preto, pois sem atmosfera não há dispersão de luz. As nuvens são brancas devido às gotas de água que são maiores que o comprimento de ondas do espectro visível, provocando dispersão generalizada.

6 A Terra e a sua atmosfera recebem e irradiam energia de volta para o espaço.

7 O albedo varia de 0 a 1 Albedo: s.m. - Astr.- É a medida da quantidade de radiação solar reflectida por um corpo ou uma superfície. É calculado como sendo a razão entre a quantidade de radiação reflectida pela quantidade de radiação recebida 0 – absorção total 1 – reflexão total

8 Albedo variação em função das superfícies

9 Efeito de Estufa

10 A radiação solar varia em função do movimento anual aparente do sol
Mov. Anual Aparente do Sol consequência do Movimento de Translação da Terra

11 A radiação solar varia com:
a inclinação dos raios solares a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares o ângulo de incidência Quanto maior é o ângulo de incidência, menor é a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares, maior é a superfície iluminada e menor é a radiação recebida.

12 Radiação Solar Global Distribuição
As regiões do Alentejo e do Algarve recebem valores mais elevados de radiação solar.

13 Insolação - distribuição
As Regiões que recebem maior nº de horas de sol são o Alentejo e Algarve.

14 Energia Solar Recurso a Potencializar

15 Solar Passivo Evitar orientar os edifícios para Norte (H. Norte)
. Ter cuidado na utilização dos materiais de construção

16 Colectores Solares Energia Térmica . Aquecimento de água

17 Painéis Solares Energia Fotovoltaica

18 Características do Turismo no Espaço Rural
situado em zonas rurais - áreas com ligação tradicional e significativa à agricultura ou ambiente e paisagem de carácter vincadamente rural; considerado como um conjunto de actividades e serviços realizados e prestados mediante remuneração em zonas rurais, segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação e diversão turística; à escala rural do ponto de vista da dimensão e das características arquitectónicas e dos materiais construtivos típicos da região; ligado às estruturas sociais ditas tradicionais - conservam as características gregárias, os valores, modos de vida e de pensamento das comunidades rurais baseadas em modelos de agricultura familiar; sustentável - o seu desenvolvimento deve ajudar a manter as características rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos derivados do saber das populações e não ser um instrumento de urbanização; diferenciado de acordo com a diversidade do ambiente, da economia e com a singularidade da história, das tradições e da cultura populares; de acolhimento personalizado e de acordo com a tradição de bem receber da comunidade em que se insere.

19 Modalidades de Turismo no Espaço Rural
Turismo de Habitação O serviço de hospedagem de natureza familiar, prestado a turistas em casas antigas particulares que, pelo seu valor arquitectónico, histórico ou artístico, sejam representativas de uma determinada época, nomeadamente, os solares e casa apalaçadas. Turismo Rural O serviço de hospedagem prestado a turistas em casas rústicas particulares, utilizadas simultaneamente como habitação do proprietário, possuidor ou legítimo detentor e que, pela sua traça, materiais construtivos e demais características, se integram na arquitectura típica regional. Agro-turismo O serviço de hospedagem prestado a turistas em casa particulares integradas em explorações agrícolas, que permitam aos hóspedes o acompanhamento e conhecimento da actividade agrícola ou a participação nos trabalhos aí desenvolvidos, de acordo com as regras estabelecidas pelo responsável das casas e empreendimentos. Turismo de aldeia O serviço de hospedagem prestado num empreendimento composto por um conjunto de, no mínimo, cinco casas particulares situadas numa aldeia e exploradas de forma integrada, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários, legítimos possuidores ou detentores.Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitectura típica local. Deve ser explorado por uma única entidade, em aldeias históricas, em centros rurais ou em aldeias que mantenham, no seu conjunto, o ambiente urbano, estético, e paisagístico tradicional da região. Casas de campo As casas particulares e as casas de abrigo situadas em zonas rurais que prestem um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria.Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitectura e ambiente rústico próprio da zona e local onde se situam. Outras Modalidades no âmbito do TER · os empreendimentos turísticos no espaço rural "Hotéis rurais" e "Parques de Campismo Rurais"; · as actividades de animação ou diversão que se destinem à ocupação dos tempos livres dos turistas e contribuam para a divulgação da região.

20 Vantagens da Energia Solar
A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes actualmente. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o custo dos mesmo vem decaindo. Isto torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais e mediterrâneos, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, e sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

21 Desvantagens da Energia Solar
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia. Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade. As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroeléctrica (água) e a biomassa


Carregar ppt "Sol - estrela central do nosso sistema planetário solar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google