Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
2
REDES TRANSEUROPEIAS DE TRANSPORTES
3
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
Com a entrada de Portugal na CEE e a posterior abertura das fronteiras, o tráfego internacional tornou-se cada vez mais importante. O Programa das Redes Transeuropeias tem em conta os seguintes aspectos:
4
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
Infraestruturas de transporte rodoviário, com interconexões de estradas ou auto-estradas, independentemente das fronteiras; A construção de uma rede ferroviária de alta velocidade, com melhoria de ligações entre redes próximas das regiões fronteiriças e a concretização de grandes eixos ferroviários transeuropeus.
5
1 – Reequilibrar os diferentes modos de transporte;
QUAIS SÃO OS GRANDES OBJECTIVOS DA ESTRATÉGIA EUROPEIA DOS TRANSPORTES? 1 – Reequilibrar os diferentes modos de transporte; 2 – Fomentar a Intermodalidade. O Transporte Intermodal ou Combinado surge nos dias de hoje, como uma forma indispensável de rentabilização dos vários modos de transporte.
6
REDE TRANSEUROPEIA DE TRANSPORTES
7
2 – Maior mobilidade de pessoas e mercadorias;
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA PORTUGAL DA APOSTA DA UE NAS REDES TRANSEUROPEIAS? 1 – Diminuição das disparidades de desenvolvimento entre Portugal e os restantes países das UE. 2 – Maior mobilidade de pessoas e mercadorias;
8
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA PORTUGAL DA APOSTA DA UE NAS REDES TRANSEUROPEIAS?
3 – Maior estímulo para a economia nacional ( as trocas efectuam-se com mais rapidez e com custos relativamente baixos); 4 – Aumento das trocas comerciais com os países europeus, com especial relevância para a Alemanha e para a Espanha.
9
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS - CONCLUSÃO
O TRATADO DE ROMA visava a livre circulação de pessoas e mercadorias, como um dos pilares básicos do Mercado Comum. Essa liberdade era um elemento fundamental para o desenvolvimento dos mercados e da economia e ajudava à Coesão Económica e social das regiões.
10
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS - CONCLUSÃO
Como consequência desta realidade surgiu a 3ª Política Comum chamada POLÍTICA COMUM DOS TRANSPORTES - PCT
11
A POLÍTICA COMUM DOS TRANSPORTES - PCT
O programa da PCT prevê um conjunto de medidas: 1 – REVITALIZAR o caminho de ferro; 2 – REFORÇAR a qualidade do transporte rodoviário; 3 – PROMOVER o maior uso do transporte marítimo e fluvial.
12
A POLÍTICA COMUM DOS TRANSPORTES - PCT
4 – CONCILIAR o previsto crescimento do transporte aéreo com o ambiente; 5 – CRIAR a Rede Transeuropeia de transportes; 6 – PROMOVER o Transporte Intermodal;
13
A POLÍTICA COMUM DOS TRANSPORTES - PCT
7 – REFORÇAR a segurança rodoviária; 8 – LEVAR a cabo uma política eficaz de tarifas sobre os transportes; 9 – DESENVOLVER transportes urbanos de qualidade;
14
A POLÍTICA COMUM DOS TRANSPORTES - PCT
10 – DESENVOLVER investigação dirigida à tecnologia do transporte. 11- ESTABELECER um enquadramento legislativo compatível com a Globalização; 12 – DESENVOLVER objectivos ambientais de médio e longo prazos para um sistema de transportes durável.
15
OS OBJECTIVOS DA PCT CRIAÇÃO DE UMA REDE TRANSEUROPEIA que integre as redes de transporte rodoviários, ferroviários, aéreos e marítimos. ARTICULAÇÃO das várias redes que constituem a rede transeuropeia, evitando estrangulamentos existentes em cada uma delas.
16
OS OBJECTIVOS DA PCT CRIAÇÃO de UM ESPAÇO SEM FRONTEIRAS;
MELHORIA das LIGAÇÕES entre as REGIÕES MAIS PERIFÉRICAS e as REGIÕES CENTRAIS MAIS DESENVOLVIDAS.
17
A PCT deu atenção a … 1 – Rede Rodoviária, para se ligarem estradas e auto-estradas; 2 – Um aumento da interconexão com outros modos de transporte, promovendo o Transporte Intermodal.
18
A PCT deu atenção a … 3 – Rede Ferroviária, com a construção de grandes eixos transeuropeus, como a construção da rede de alta velocidade; 4 – Transporte Aéreo, com a unificação dos sistemas de controlo da navegação aérea.
19
EM CONCLUSÃO … SÓ COM UMA REDE TRANSEUROPEIA:
A UE será um espaço sem fronteiras, onde todos os países se interligam facilmente; Haverá um desenvolvimento mais equilibrado e harmonioso das várias regiões, com a eliminação e correcção das assimetrias existentes.
20
QUANTO AOS TRANSPORTES TERRESTRES…
PORTUGAL e ESPANHA projectam a construção de 4 corredores rodoviários, ferroviários e rodoferroviários de ligação à Europa.
21
PRINCIPAIS CORREDORES IBÉRICOS
22
QUANTO AO TRANSPORTE MARÍTIMO …
A utilização da via marítima no transporte de mercadorias, é para a UE , uma alternativa ao transporte rodoviário, através das “Auto-estradas do Mar”.
23
AS AUTO-ESTRADAS DO MAR SÃO:
Corredores onde se efectua o transporte de mercadorias intracomunitárias, envolvendo pelo menos duas “áreas costeiras marítimas” na Europa, permitindo ultrapassar barreiras geográficas como por exemplo os Pirenéus, usando o transporte marítimo a curta distância, como principal modo de transporte.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.