A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
Realizado por: Cárina Dias nº5 Diogo oliveira nº 7 jéssica ribeiro nº10 Rafaela Dinis nº18

2 ÍNDICE A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE RELAÇÃO SEXUAL “PRIMEIRA VEZ”
PRIMEIRAS REACÇÕES! SENTIMENTOS E EMOÇÕES ! O QUE É ESTAR APAIXONADO? RELAÇÃO SEXUAL “PRIMEIRA VEZ” ATITUDES QUE PODEM SER TOMADAS SENTIREM-SE PREPARADOS ATENÇÃO AS PRESSÕES! APRENDER A DIZER NÃO! RECEIO DA PRIMEIRA RELAÇÃO SER DOLOROSA

3 INTRUDUÇÃO Nós com este trabalho pretendemos dar a conhecer melhor este tema, e contribuir para uma visão positiva da sexualidade, que integre os princípios de respeito entre os dois sexos.

4 A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
É O paralelo de muitas transformações físicas que acontecem nos rapazes e nas raparigas, por acção das hormonas sexuais e quando novos sentimentos e emoções são experimentados. Também surgem sensações em relação ao próprio corpo, mais ou menos , agradáveis e excitantes. O despertar da sexualidade faz parte do desenvolvimento harmonioso do ser humano.

5 Na primeira fase da infância -até aos dois anos, a criança manifesta a sua sexualidade através da exploração de diferentes partes do corpo, incluindo os genitais ,e demonstra experimentar prazer genital. Aos três e quatro anos, a criança toma consciência das diferenças corporais e de género e revela a sua curiosidade em relação a elas. Dos cinco aos oito anos, continuam a descoberta e exploração do corpo. Adaptam-se aos seus pares, adoptando idênticas atitudes (no falar , no vestir e no fazer) e tem já uma orientação básica. Entre os nove e os doze anos iniciam a puberdade (geralmente as meninas iniciam mais cedo do que os rapazes) e tornam-se mais reservados. Reforçam os laços de amizade com pares do mesmo sexo e apaixonam-se por pessoas mais velhas. São muito influenciados pelo grupo de iguais e sentem segurança com a pertença e aceitação do grupo. Primeiras Reacções

6 Sentimentos e Emoções O primeiro amor
O primeiro amor acontece quando um rapaz ou rapariga sentem que é aquela ou aquele a pessoa com quem sempre sonharam. Não existem dúvidas, apenas certezas. É como se tudo à volta tivesse parado e os outros assuntos assumem uma importância reduzida. Os sentimentos de plenitude no amor podem transformar as pessoas de tal modo que, para quem vê parecem agir de forma estranha.

7 O que é estar apaixonado/a?
Entendemos que estar apaixonado é uma sensação difícil de explicar. No entanto ao mesmo tempo é desilusão e sofrimento . É sobretudo durante a adolescência que se vivem as grandes paixões. A paixão é um sentimento que não tem que ver com a razão, foge a todas as lógicas e pode surgir quando menos contamos com ele. Contudo, a paixão pode acontecer em qualquer momento da nossa vida.

8 O que os faz ir em frente? Como vimos, ao falar do amor e da paixão, os sentimentos avassaladores que se manifestam entre dois seres e integram um desejo de partilha, proximidade e união. Frequentemente estas necessidades têm uma dimensão mais espiritual que física e podem manter-se bastante tempo assim, pelo menos na sua fase inicial. A sexualidade é uma das vertentes da necessidade de comunicação e contacto, própria humana, necessária para a realização de bem-estar, equilíbrio, segurança e bem estar da pessoa.

9 Relação sexual “Primeira vez”

10 A “ Primeira vez, isto é, a primeira relação sexual é normalmente uma exploração mútua dos corpos, como um fenómeno a nível orgânico, na relação sexual. A primeira relação sexual , independentemente da idade em que ocorra, é vivida por cada pessoa como um momento único. No entanto, sabe-se que apresenta diferenças significativas na forma como é experimentada por rapazes e raparigas. Estas vivenciam-na num contexto de relação afectiva ou de investimento afectivo, enquanto que, para aos rapazes, a “primeira vez” nem sempre, ou quase nunca, pressupõe um relacionamento afectivo, há quem deseja programar esse momento especial da sua vida para que ele decorra o melhor possível. Outros, pelo contrário, preferem ser surpreendidos e há, ainda, os que desejam seguir o seu feeling…

11 Sugestões a tomar: Atitudes que podem ser tomadas:
Dizerem sempre o que agrada e desagrada. A outra pessoa não pode adivinhar. É normal terem algum receio e estar tenso. A pressão não vai ajudar, relaxar é uma óptima escolha. Ao desejar atingir a perfeição, podem correr o risco de entrar em ansiedade. Deve-se pensar na contracepção Se as coisas não correrem tão bem quanto esperávamos, não devemos ficar desiludidos pois é frequente.

12 Sentirem-se preparados Atenção às pressões
Ambos se sentem preparados e desejam fazer amor. Estão bem informados sobre contracepção e doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a sida. Conversaram e discutiram como vão proteger-se. Não estarem preparados mas não quererem ficar atrás dos outros. Ter medo de perder o companheiro(a) se não for em frente. Ter conflitos com os pais e querer mostrar que se é adulto.

13 Aprender a dizer não Ninguém tem o direito de forçar outra pessoa a ter relações sexuais quando não o deseja. Pode ter acontecido que inicialmente houvesse algum entusiasmo ou até uma certa curiosidade de…. Entretanto , um mudou de ideias , então , a ele ou a ela, assiste-lhe o direito de recusar. Embora seja difícil dizer não , sobretudo se se gosta do companheiro e se tem medo de o perder, a verdade é que é melhor dizer que não do que ceder a pressões. Falar abertamente com o companheiro(a) é um acto de coragem, bem como pôr de lado os velhos hábitos “ estou com dores de cabeça”ou “estou com o período”. Se ele não escutar, estamos perante um indicador de alerta de uma provável historia de riscos e escolhos. Ninguém vai perdoar-se a si próprio o facto de não se sentir respeitado!

14 O receio da primeira relação pode ser dolorosa
A penetração não tem que ser obrigatoriamente dolorosa, quando uma rapariga é virgem. Se o hímen for pouco elástico, se não houver lubrificação ou se existir certa contracção à entrada da vagina , tanto mais importante será o relaxamento. No que diz respeito a dor, a capacidade de descontrair vai contribuir para sua dessensibilização. Uma vez mais, também o factor tempo é imprescindível para criar todo um ambiente envolvente.

15 Relação sexual, ou fazer amor, é muito mais do que uma questão técnica
Relação sexual, ou fazer amor, é muito mais do que uma questão técnica. É dar e receber, comunicar fisicamente e emocionalmente. O respeito e o afecto são muito importantes numa relação. O entendimento destas questões vai condicionar as nossas escolhas!


Carregar ppt "A DESCOBERTA DA SEXUALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google