A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características de um bom professor de biologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características de um bom professor de biologia"— Transcrição da apresentação:

1 Características de um bom professor de biologia
Tabulação das respostas 16/08/2010

2 Características de um bom professor de biologia (respostas em grupo)
1 organização 2 criatividade 3 oratória 4 cativante 5 paciência 6 responsabilidade/compromisso 7 interesse 8 autoridade e respeito 9 capacidade de trabalho em grupo 10 conhecimento geral 11 universo do aluno 12 domínio conteúdo 13 ferramentas e relação conteúdo/realidade 14 recursos didáticos/avaliação

3 Características individuais (30 respostas)

4 O que priorizar na formação do professor (Carvalho, 2001)
Recomendações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped) e da Associação Nacional de Formação dos Profissionais de Educação (Anfope) Sólida formação teórica; Unidade teoria e prática, sendo que tal relação diz respeito a como se dá a produção de conhecimento na dinâmica curricular do curso; Compromisso social e a democratização da escola; Trabalho coletivo; Articulação entre a formação inicial e continuada.

5 Carvalho & Vianna (1988), sistematizam três áreas de saberes necessárias à formação dos professores
os saberes conceituais e metodológicos do conteúdo que se irá ensinar; os saberes integradores, que são os intimamente relacionados ao ensino desse conteúdo; os saberes pedagógicos, que também estão relacionados com o ensino, mas de uma maneira mais ampla, procurando ver a escola como um todo.

6 Os saberes conceituais e metodológicos da área específica
Conhecer os problemas que originaram a construção dos conhecimentos, e como estes conhecimentos chegaram a se articular em corpos coerentes, evitando assim visões estáticas e dogmáticas. Trata-se, portanto, de conhecer a história de sua construção não só como suporte básico da cultura científica, mas, principalmente, como forma de associar os conhecimentos com os problemas que originaram sua construção, sem o que tais conhecimentos aparecem como construções arbitrárias. Pode-se, assim, conhecer quais foram as dificuldades, os obstáculos epistemológicos que tiveram de ser superados, o que constitui uma ajuda imprescindível para compreender as dificuldades dos estudantes.

7 Os saberes conceituais e metodológicos da área específica
Conhecer as orientações metodológicas empregadas na construção dos conhecimentos, isto é, conhecer a forma como os cientistas abordam e tratam os problemas de seu campo do saber, assim como as características mais notáveis de sua atividade, os critérios de validação e aceitação de suas teorias. Conhecer as interações entre ciência, tecnologia e sociedade associadas à construção de conhecimentos, sem ignorar o freqüente caráter conflitivo dessa construção e a necessidade da tomada de decisão.

8 Os saberes conceituais e metodológicos da área específica
Ter conhecimento dos desenvolvimentos científicos recentes e suas perspectivas, para poder transmitir uma visão dinâmica do conteúdo a ser ensinado. Adquirir conhecimentos de outras disciplinas relacionadas, de tal forma que se possam abordar problemas transdisciplinares, assim como a interação entre distintos campos e também os processos de unificação. (Carvalho & Gil, 1993)


Carregar ppt "Características de um bom professor de biologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google