A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa

2 O contexto Interno Movimentos nativistas em oposição a tributação metropolitana Os Criollos - os “Homens Bons” da América Espanhola – resistiam a metrópole. Criollos se opunham aos Chapetones (Burocratas Espanhóis).

3 O pensamento liberal burguês
O contexto Externo O pensamento liberal burguês As forças capitalistas de produção A Era das Revoluções O imperialismo napoleônico - As Revoluções Atlânticas .

4 As guerras de independência
O movimento de Tupac Amaru (1780): resistência da população peruana ante a tributação na área mineral . O apoio inglês para os movimentos pró independência na América Latina. A difusão do Monroísmo: visava garantir um número cada vez maior de mercados independentes da metrópole espanhola.

5 As guerras de independência
A independência do Haiti (1794 a 1804): Toussaint Louverture, levou a instalação de uma república popular abolicionista. O movimento em sua fase final acabou revelando a dominação de uma elite mestiça detentora das terras e exploradora de mão-de-obra de forma servil. O movimento mexicano (1811) de caráter popular, liderado pelos padres Hidalgo e Morelos. Com Morelos (1815) chegaram a criar um congresso, uma constituição e apregoar igualdade racial.

6 Os Libertadores da América
O papel de Simon Bolívar Projeto: Grã-Colômbia ( Venezuela, Colômbia e Equador). Nascia uma República Provisória. união política, militar e a abolição geral.

7 José de San Martín O libertador da Argentina, do Chile, apoiou a derrubada do domínio espanhol no Peru , na Bolívia e na parte norte do Equador. Simon Bolivar X San Martin: representavam a elite colonial (Criollos) . As campanhas vitoriosas de Simon Bolívar e San Martín não significaram uma união plena na América Latina, contudo o império espanhol fora derrotado.

8 Fracasso da unidade latina
O império anglo-americano fez uso da bandeira “dividir para melhor dominar”. As desavenças entre as lideranças latinas. A falta de comunicação entre os líderes estimulou ações fragmentadas nas diferentes regiões.

9 Caudilhismo Força local, expressando os interesses de líderes carismáticos, autoritários, com posturas clientelísticas. Fundamento do populismo na América latina, no século XX e do Neopopulismo no século XXI .


Carregar ppt "As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google