A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Laboratório de Química
A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas sob condições controladas, algumas muito simples de se realizar, outras extremamente sofisticadas, todas muito importantes. Abaixo estão relacionado alguns aparelhos básicos de utilização mais comum num laboratório.

5

6

7

8

9 Montagem do funil de decantação
(funil de bromo) A mistura heterogênea líquido-líquido é colocada no funil de bromo. O componente mais denso fica em baixo e o menos denso, em cima. Abre-se então a torneira até que todo o componente mais denso seja recolhido no béquer. Então fecha-se a torneira para que o componente menos denso fique retido no funil.

10 Centrífuga Quando uma mistura heterogênea sólido-líquido for de difícil separação, utiliza-se a força centrífuga, obtida pela rotação acelerada dos tubos de ensaio, para empurrar a parte sólida para o fundo do tubo, enquanto a parte líquida fica, límpida, sobre o sólido depositado.

11 Filtração comum Aparelhagem usada para separar misturas grosseiras de sólidos e líquidos. Papel de filtro pregueado. Produz uma filtragem mais rápida e é utilizado quando o que interessa é a parte sólida.

12 Filtração a vácuo Aparelhagem usada quando as partículas sólidas dissolvidas são muito pequenas e formam uma pasta, “entupindo” os poros do filtro. O vácuo realizado dentro do kitassato obriga o ar atmosférico a passar pelo filtro e a arrastar o líquido. Papel de filtro dobrado. Produz uma filtragem mais lenta e é utilizado quando o que interessa é a parte líquida.

13 Refluxo É utilizado para efetuar reações lentas, que necessitam de aquecimento, nas quais pelo menos um dos reagentes evapora na temperatura em que se dá a reação. O vapor do reagente, ao passar pelo condensador, volta à forma líquida e é devolvido ao balão para continuar a reação. Em seguida evapora novamente e passa pelo mesmo processo, dando origem a uma refluxo contínuo. Dependendo da reação, pode-se adaptar um tubo de vidro ao condensador e conectá-lo a um erlenmeyer, a título de segurança. Há também certas reações que exigem um controle de temperatura. Para essas teríamos que adaptar um termômetro ao balão.

14 REFLUXO

15 Destilação simples Usada para separar misturas homogêneas, do tipo sólido-líquido, onde a diferença entre o ponto de ebulição dos compostos é bastante acentuada. Exemplo: água – PE = 100° C Nacl - PE = 1 490°C (cloreto de sódio) A água entra em ebulição, o vapor de água passa pelo condensador e volta à forma líquida. No final tem-se a água pura recolhida no béquer e o sal retido no balão.

16 DESTILAÇÃO SIMPLES

17 Destilação fracionada, feita com coluna de fracionamento (laboratório)
Usada para destilar misturas homogêneas, do tipo líquido-líquido, onde a diferença entre os pontos de ebulição dos componentes não é muito acentuada. Os vapores desses líquidos sobem quase ao mesmo tempo, mas são forçados a passar por um caminho difícil entre os cacos de cerâmica ou bolinhas de vidro, de modo que só o vapor de menor ponto de ebulição vence os obstáculos.

18 Montagem de uma titulação
É um método usado para determinar a concentração de soluções através de sua reação química com uma outra solução de concentração conhecida.

19 Destilação fracionada
Usada na indústria para separar misturas homogêneas do tipo líquido-líquido, com diferentes pontos de ebulição. Exemplo: petróleo.

20


Carregar ppt "Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google