A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ENTREVISTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ENTREVISTA."— Transcrição da apresentação:

1 A ENTREVISTA

2 Existem diferentes tipos de entrevista, entre os quais a entrevista de emprego, a entrevista médica, a entrevista jornalística, etc.

3 Basicamente um gênero oral, a entrevista pressupõe uma interação entre duas pessoas, cada uma com um papel específico: o entrevistador, responsável pelas perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), responsável pelas respostas.

4 A entrevista jornalística é difundida pelos meios de comunicação orais e escritos, como o jornal falado da tevê, o rádio, o jornal escrito, a revista e a Internet.

5 As entrevistas publicadas em jornais e revistas apresentam diferentes objetivos, dependendo do tipo de informação que veiculam e do público que pretendem atingir. Mas, de uma forma geral, as entrevistas objetivam colher informações, opiniões, experiências profissionais e pessoais de uma pessoa de destaque.

6 Antes das perguntas, aparece o nome do jornal, da revista ou do jornalista que está realizando a entrevista (entrevistador); antes das respostas, aparece o nome do entrevistado.

7 OBS.: No caso do vestibular, que não permite qualquer identificação, os nomes podem ser substituídos por, por exemplo: revista / jornal / repórter – no caso do entrevistador; senhor / cantor / ator – no caso do entrevistado.

8 Antes da entrevista propriamente dita, há um texto que a introduz, que tem a finalidade de:
Fazer uma breve apresentação do entrevistado, dando, em linhas gerais, informações sobre sua vida profissional, por exemplo. Contextualizar o assunto que será tratado na entrevista.

9 Numa entrevista, quem controla a interação entre os participantes é o entrevistador, uma vez que cabe a ele fazer as perguntas. O entrevistado, porém, pode enfatizar um aspecto da pergunta e ignorar outros ou dar à resposta um rumo que lhe seja mais conveniente.

10 Para finalizar a entrevista, deve ser feita uma pergunta conclusiva, a fim de que a última resposta do entrevistado tenha um caráter de encerramento de suas idéias.

11 Na entrevista, respeita-se a variedade padrão da língua, eliminando as marcas de oralidade comuns à fala, mas que devem ser evitadas nos textos escritos.


Carregar ppt "A ENTREVISTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google