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Romantismo no Brasil Floresta virgem do Brasil, de Conde de Clarac, 1816.

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Apresentação em tema: "Romantismo no Brasil Floresta virgem do Brasil, de Conde de Clarac, 1816."— Transcrição da apresentação:

1 Romantismo no Brasil Floresta virgem do Brasil, de Conde de Clarac, 1816

2 Sambaby Eu posso não ser um band leader Pois é, mas assim mesmo lá em casa Todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam Pois é, essa é a razão da simpatia Do poder, do algo mais e da alegria Mó num pa tro pi, abençoá por Dê E boni por naturê, mas que belê Em feverê (em feverê) Tem carná(tem carná) Eu tenho um fu e um viô Sou Flamê Tê uma nê Chamá Terê Do meu Brasil Sou Flamengo E tenho uma nêga Chamada Tereza País Tropical (Jorge Ben Jor / Wilson Simonal) Moro num país tropical, abençoado por Deus E bonito por natureza, mas que beleza Em fevereiro (em fevereiro) Tem carnaval (tem carnaval) Tenho um fusca e um violão Sou Flamengo Tenho uma nêga Chamada Tereza Sambaby Sou um menino de mentalidade mediana Pois é, mas assim mesmo sou feliz da vida Pois eu não devo nada a ninguém Pois é, pois eu sou feliz Muito feliz comigo mesmo

3 Contexto histórico brasileiro
Vinda da Família Real portuguesa ao Brasil; Abertura dos portos às nações amigas; Criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve. A chegada da Família Real portuguesa à Bahia, de Candido Portinari, 1952

4 Implantação da imprensa;
Implantação das escolas régias (ensino médio); Fundação da Escola Médico Cirúrgica na Bahia. Escola Médico-Cirúrgica da Bahia, fundada em 18 de fevereiro de 1808.

5 Missões artísticas e científicas
Francesa; Austríaca; Os estudiosos que faziam parte dessas missões apontaram o índio e a natureza exuberante como elementos mais representativos da identidade brasileira; Paisagem na selva tropical brasileira, de Rugendas, 1830

6 Segundo a ideologia romântica, apenas o que era nativo poderia ser considerado nacional, daí a valorização do índio como verdadeiro símbolo nacional brasileiro. Tribo Guaicuru em busca de novas pastagens, de Debret 1823

7 Proclamação da Independência.
Os estudiosos das missões artísticas divulgaram também as ideias liberais e nacionalistas que fervilhavam na Europa; Proclamação da Independência. Independência ou morte, de Pedro Américo, 1888

8 A revista Nitheroy, Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes conclamava os escritores nacionais a definir literariamente os traços da nacionalidade e não só importar formas e valores portugueses. Capa da revista Nitheroy

9 Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, é o marco inicial do Romantismo no Brasil;
No prefácio da obra, o autor propõe maior liberdade de criação aos artistas nacionais. Gonçalves de Magalhães “Quanto à forma, isto é, a construção, por assim dizer, material das estrofes, e de cada cântico em particular, nenhuma ordem seguimos; exprimindo as ideias como elas se apresentaram, para não destruir o acento da inspiração.” (Trecho do prefácio de Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães)

10 Volte para o seu lar (Arnaldo Antunes) Aqui nessa casa ninguém quer a sua boa educação Nos dias que tem comida, comemos comida com a mão. E quando a polícia, a doença, a distância ou alguma discussão nos separam de um irmão, Sentimos que nunca acaba de caber mais dor no coração. Mas não choramos à toa, Não choramos à toa. Aqui nessa tribo ninguém quer a sua catequização. Falamos a sua língua, mas não entendemos seu sermão. Nós rimos alto, bebemos e falamos palavrão. Mas não sorrimos à toa, Não sorrimos à toa. Volte para o seu lar, Volte para lá. Aqui nesse barco ninguém quer a sua orientação Não temos perspectiva mas o vento nos dá a direção A vida que vai à deriva é a nossa condução Mas não seguimos à toa, não seguimos à toa


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