A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA

2 1- AS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS
A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ** O comércio era a principal atividade econômica na Europa. ** A burguesia comercial acumulou riquezas nas mãos de um pequeno número de pessoas, aplicada também no desenvolvimento de novas técnicas de produção =>> A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL =>> Na Inglaterra , aproximadamente em 1750.

3 AS INVENÇÕES A máquina de fiar revolucionou a técnica de produção, aumento a produção da Inglaterra. O tear mecânico inventado por Edmond Cartwright, em 1785, deixou a Inglaterra líder mundial. Máquina à vapor foi usada nas usinas, indústrias,etc., revolucionou até os transportes.

4 O BRASIL E A PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O Brasil vivia regime de economia colonial, pois a metrópole portuguesa proibia o desenvolvimento da manufatura, por dois motivos: os produtos concorreriam com o comércio do reino português poderia tornar a colônia independente, não interessando a metrópole. Em 1808 D. João tomou medidas para favorecer o desenvolvimento industrial, como:extinção de leis que proibiam a industrialização, liberdade de importação,etc.

5 Essa medidas não surtiram muito efeito, devido:
A existência de um pequeno mercado interno de consumo Estado e governo não estavam interessados em promover a industrialização. Fim do século XIX, o Brasil não tinha realizado a sua Primeira Revolução Industrial, completando apenas na década de 1930,com causas,como : As exportações de café Os imigrantes estrangeiros Formação da classe média urbana A Primeira Guerra Mundial

6 BRASIL DA SOCIEDADE AGRÁRIA PARA A URBANO-INDUSTRIAL
O BRASIL ERA PREDOMINANTEMENTE UM PAÍS AGRÁRIO PASSOU A SER UM PAÍS URBANO-INDUSTRIAL O BRASIL COMPLETOU SUA 1ª REVOLUÇÃO COM CEM ANOS DE ATRASO, ASSIM COMO SUA PASSAGEM DE AGRÁRIO À URBANO.

7 A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
** Enquanto dávamos os primeiros passos para ingressar na Primeira R. I., os Estados Unidos, a Inglaterra e a França já ingressavam na Segunda (1850) e completavam por volta de 1950. Invenções e descobertas : Novos processos de fabricação de aço Desenvolvimento técnico de produção de energia elétrica Invenção da lâmpada incandescente

8 Invenção do motor de combustão interna
Invenção do telégrafo, telefone e cinema Avanço na química Invenção do avião, da geladeira, do rádio, da televisão... Grandes progressos na medicina

9 O BRASIL E A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Também se fez com cem anos de atraso, e pode ser dividida em dois períodos: =>de 1930 a com o desenvolvimento de indústrias de bens de consumo não-duráveis e duráveis =>de 1956 a com a implantação de setores mais diversificados da indústria. * O governo do presidente Getúlio Vargas conseguiu tecnologia e financiamento dos Estados Unidos para a construção da Companhia Siderúrgica Nacional ( CSN ), no município de Volta Redonda no estado do Rio de Janeiro. Foi um marco importante, pois sem uma indústria de aço é impossível a industrialização de um país.

10 Tipos de indústrias EXTRATIVAS - vegetal, animal e mineral
DE TRANSFORMAÇÃO- * de bens de consumo não-duráveis *de bens de consumo duráveis *de bens intermediários *de bens de capital ou de produção DE CONSTRUÇÃO CIVIL- casas e edifícios,, comércio e indústria e construção pesada ( rodovias, aeroportos, pontes, usinas hidrelétricas)

11 No governo de Juscelino kubitschek ( ) vários setores industriais foram implantados, incentivados e ampliados. Após 1964, os governos militares  adotaram medidas para implantar vários setores: rodovias, telecomunicações, extração de minérios, além da industrialização. Com um grande crescimento econômico  o país completou a Segunda Revolução Industrial, com um atraso de 80 anos Considerado, portanto  um país de industrialização tardia, retardatária e dependente, do ponto de vista tecnológico e financeiro, dos países mais adiantados industrialmente ??? E A TERCEIRA???

12 A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
QUANDO INICIOU? Existem divergências= * Acham que por volta da Segunda Guerra Mundial ( ), quando a ciência descobriu a possibilidade do uso da energia nuclear, do átomo. * Por volta de 1970, com o desenvolvimento da robótica. * A partir dos anos 1990, com a disseminação do computador pessoal, da internet e outros avanços científicos. ** Levamos como base a o fim da Segunda Guerra mundial

13 AS INVENÇÕES E DESCOBERTAS
Novas ligas metálicas para a metalurgia e construção de aeronaves Aproveitamento da energia atômica para fins pacíficos Progressos na eletrônica ( robôs ) Desenvolvimento da biotecnologia e da engenharia genética Conquista espacial, como a descida do homem na lua. Obs.: abrangeu também os progressos na agricultura, pecuária,comércio e prestação de serviços.

14 O BRASIL E A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Tem sido difícil para o Brasil a inserção na Terceira Revolução Industrial. Causa=> reduzidos investimentos em pesquisa científica e tecnológica, comparados à países como Japão, Estados Unidos, Alemanha, França,... “ O DOMÍNIO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO LHES DÁ PODER ECONÔMICO, POLÍTICO E MILITAR.”

15 Os pólos tecnológicos no Brasil
Pólo tecnológico compreende-se a concentração espacial de instituições de ensino ou pesquisa e de empresas envolvidas no estudo e na aplicação de novas tecnologias. O Vale do Silício surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos na década de 1950. No Brasil um dos primeiros foi o ITA ( Instituto Tecnológico da Aeronáutica), além do INPE ( Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais) . Houve também a formação de centros de pesquisas nas universidades.


Carregar ppt "BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google