A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Digestório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Digestório."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Digestório

2 Digestão: quebra de macromoléculas em micromoléculas através da hidrólise, para que as moléculas menores possam ser absorvidas. Enzimas – aceleradoras do processo. Nutrição é o conjunto de processos que englobam a obtenção, a quebra, a absorção e a produção de energia. Os nutrientes podem ter função plástica, energética e reguladora.

3

4

5 Sistema digestório humano
Boca (pH 6,7 até 7,0): onde os alimentos sofrem ação dos dentes (mastigação), da língua (auxilia na deglutição e na mastigação) e da saliva (contém amilase salivar ou ptialina – acelera a digestão do amido). Ocorre a digestão parcial e a lubrificação do alimento, formando o bolo alimentar. Amido – amilase salivar Maltose (dissacarídeo)

6

7 Faringe: pertence tanto ao sistema digestório quanto ao respiratório
Faringe: pertence tanto ao sistema digestório quanto ao respiratório. Ao passar a comida a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe. Da faringe o alimento atinge o esôfago. Esôfago: Canal musculoso (atravessa o diafragma) que liga a faringe ao estômago. É nele que se iniciam os movimentos peristálticos.

8

9

10 Proteínas Polipeptídeos menores
Estômago (pH 0,9 a 2,0): No estômago é liberado o suco gástrico (muco-proteção), que além de HCl e H2O apresenta pepsina. Quando moléculas de proteína entram em contato com as paredes do estômago um hormônio, denominado gastrina, entra em contato com a corrente sangüínea e estimula a produção de suco gástrico. Pepsinogênio Pepsina. Proteínas Polipeptídeos menores Renina:coagulação das proteínas do leite. Alimento transformado em quimo. HCl Pepsina

11 Úlceras: ferimentos profundos, normalmente com sangramento, que ocorrem devido à falta de quantidade adequada de muco. Gastrite: inflamação do estômago, causada pela presença de glóbulos brancos na mucosa. Estes estão presentes devido à ação de alguma bactéria.

12 Intestino delgado: continua o processo de digestão e absorve o alimento digerido. Produz alguns hormônios importantes: Secretina: liberação de suco pancreático em pH abaixo de 4,5 devido ao quimo. Colecistoquinina: estimula a contração da vesícula biliar, na presença de gordura; Peptídeo inibidor da gastrina: inibe a secreção gástrica; Motilina: estimula a motilidade gastrointestinal.

13 Duodeno: principal local da digestão onde atuam os sucos provenientes do fígado (bile), pâncreas (suco pancreático) e do próprio intestino (suco entérico). Fígado: produz a bile (não possui enzimas), que tem por função emulsificar os lipídeos para facilitar a ação da lipase e neutralizar a acidez do quimo. Além disso, o fígado armazena vitaminas e ferro,retira a glicose do sangue armazenando-a como glicogênio, degrada o álcool e destrói hemácias velhas ou anormais.

14 Intestino delgado

15 Pâncreas: libera suco pancreático para o duodeno
Pâncreas: libera suco pancreático para o duodeno. Neutraliza a acidez do quimo, produz por volta de 20 enzimas (pH 8,8 a 9,3), as principais são: Tripsina: transforma proteínas em polipeptídios menores; Amilase pancreática: transforma o amido em maltose (dissacarídeo); Lipase pancreática: transforma os lipídeos em ácidos graxos e glicerol; Nucleases: transformam os ácidos nucléicos em nucleotídeos;

16 Diversas peptidases: quebram as cadeias polipeptídicas menores liberando aminoácidos.

17

18

19 Suco entérico ou suco intestinal (pH 7
Suco entérico ou suco intestinal (pH 7.0): liberação controlada por reflexos nervosos locais.

20

21 Essa transformação que ocorreu no intestino delgado, deixando os nutrientes prontos para serem absorvidos denomina-se quilificação, pois ocorreu a formação do quilo. No intestino delgado são absorvidos os aminoácidos, carboidratos, gosrduras, etc. Intestino grosso: onde ocorre a absorção dos íons e da água e formação das fezes. Para otimizar o processo de absorção existem as vilosidades, aumentando consideravelmente a superfície de absorção.

22

23

24

25


Carregar ppt "Sistema Digestório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google