A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Gurgel Filho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Gurgel Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Gurgel Filho
Tecido Nervoso Professor: Gurgel Filho

2 No tecido nervoso as células são capazes de transmitir, de forma rápida e eficiente, “informações” entre células distantes no corpo, fazendo a integração entre elas e permitindo que nosso organismo, assim como o dos animais, funcione de modo harmônico.

3 Divisões do sistema nervoso humano
Divisão Partes Funções Encéfalo Sistema nervoso central (SNC) Processamento e integração de informações Medula espinhal Condução de informações entre órgãos receptores de estímulos, o SNC e os órgãos efetuadores (músculos, glândulas). Sistema nervoso periférico (SNP) Nervos Gânglios

4 Encéfalo Medula espinhal

5 Nervos raquidianos

6 Nervos cranianos

7 Células do Tecido Nervoso
Neurônios (constituem 10% do tecido nervoso) Neurônios são células especializadas na condução de impulsos nervosos, que são alterações elétricas que se propagam pela membrana plasmática. Gliócitos (constituem os outros 90% do tecido nervoso). Gliócitos são células do tecido nervoso cuja a função é envolver, proteger e nutrir os neurônios.

8 Estrutura de um neurônio
Receber estímulos Transmitir o estímulo

9 Tipos de gliócitos: - Oligodendrócitos: exibem prolongamentos que se enrolam em torno do axônio dos neurônios situados no SNC, formando a bainha de mielina. - Células de Schwann: formam a bainha de mielina dos neurônios localizados no SNP. Não tem prolongamentos, enrolam-se por inteiro sobre os axônios dos neurônios. - Astrócitos: estabelecem uma ponte nutritiva entre o sangue e os neurônios. -Dão sustentação física ao tecido nervoso. -Participam da recuperação de lesões. Se eventualmente ocorre a morte de neurônios, os espaços que eles ocupavam são preenchidos por um tecido de cicatrização resultante da multiplicação de astrócitos. - Micróglias: são macrófagos especializados em fagocitar detritos e restos celulares presentes no tecido nervoso.

10

11 De acordo com os tipos de dendritos e axônios os neurônios são classificados em três tipos:
Multipolares possuem um só axônio e vários dendritos. Bipolares apresentam um só axônio e um só dendrito, localizados em posições opostas na célula. Pseudo-unipolares apresentam uma só neurofibra (prolongamento citoplasmático), que se divide em duas, uma correspondendo ao dendrito e outra ao axônio.

12 Multipolar Pseudo-unipolar Bipolar
TIPOS DE NEURÔNIOS Dendritos Dendritos axônio neurofibra Multipolar axônios Pseudo-unipolar Bipolar

13 Localização dos neurônios no sistema nervoso
Os corpos celulares dos neurônios ficam no encéfalo e na medula espinhal, ou seja no sistema nervoso central (SNC). Os poucos que ficam fora do SNC ficam agrupados formando os gânglios nervosos. As neurofibras (dendritos e axônios) estão agrupadas em feixes que, no interior do SNC são chamadas de tratos nervosos. As neurofibras fora do SNC formam os nervos.

14 Substância cinzenta – formada por corpos celulares de neurônios e alguns gliócitos
Substância branca – formadas por neurofibras revestidas por estratos mielínicos de gliócitos.

15 Na medula espinhal Substância branca Substância cinzenta

16 No encéfalo

17 Classificação dos neurônios quanto à função
Neurônios sensitivos: conduzem impulsos nervosos dos órgãos dos sentidos e de células sensoriais para o SNC. Neurônios motores: conduzem impulsos nervosos do SNC para os órgãos que efetuam a resposta (efetores), geralmente músculos ou glândulas. Neurônios de associação ou interneurônios: localizam-se na medula espinhal e fazem a conexão entre um neurônio sensitivo e um neurônio motor.

18

19 Neurofibras mielinizadas e não- mielinizadas
Nas neurofibras não-mielinizadas o impulso nervoso propaga-se de forma contínua ao longo na membrana do neurônio. Nas neurofibras mielinizadas o impulso nervoso é descontínuo, ele “salta” de um nódulo de Ranvier ( nó neurofibroso) para outro tornando-se mais rápido. Observação: na esclerose múltipla ocorre a degeneração gradual do estrato mielínico.

20 A natureza do Impulso nervoso
Em um neurônio em repouso a superfície interna da membrana plasmática mantém-se eletricamente menos positiva que a externa. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ O neurônio em repouso se encontra polarizado e a diferença de potencial elétrico entre as duas faces da membrana plasmática é de -70mV (milivolts), sendo chamado de potencial de repouso.

21 A natureza do Impulso nervoso
Quando o neurônio é estimulado, ocorre uma onda de alterações elétricas que percorre a membrana do neurônio, sempre dos dendritos para o axônio. Essa alteração elétrica chama-se despolarização. A diferença de potencial elétrico durante a despolarização (-70mV para + 40mV) é chamada potencial de ação. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

22

23 As alterações elétricas durante o impulso nervoso ocorrem devido à uma mudança na permeabilidade da membrana do neurônio aos íons sódio e potássio. Lembre-se que em qualquer célula, há maior quantidade de sódio do lado externo da membrana e do lado interno há maior concentração de potássio. O potássio tende a sair e o sódio tende a entrar. Mas a célula mantém essas concentração através da bomba de sódio e potássio, obrigando o sódio sair e o potássio entrar por transporte ativo. Transporte ativo K+ K+ K+ Na+ Na+ Na+ Transporte ativo

24 K+ Na+ ATP ADP + Pi

25 Um estímulo altera momentaneamente a permeabilidade numa área da membrana e uma grande quantidade de sódio entra rapidamente na célula. A entrada brusca de íons sódio faz com que a face interna da membrana no local fique mais positiva que a face externa. O impulso recebido nessa área se propaga ao longo do neurônio até atingir a região final do axônio.

26

27 SINAPSES Sinapses nervosas são os pontos onde as extremidades de neurônios vizinhos se encontram e o estímulo passa de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores. As sinapses ocorrem no "contato" das terminações nervosas (axônios) com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois as estruturas estão próximas, mas há um espaço entre elas (fenda sináptica). Dos axônios são liberadas substâncias (neurotransmissores), que atravessam a fenda e estimulam receptores nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro.

28 Sinapse elétrica Neste tipo de sinapse as células possuem um intimo contato através junções abertas ou do tipo gap que permite o livre transito de íons de uma membrana a outra, desta maneira o potencial de ação passa de uma célula para outra muito mais rápido que na sinapse química não podendo ser bloqueado.Ocorre em músculo liso e cardíaco, onde a contração ocorre por um todo em todos os sentidos. 

29 Sinapse química Acontece quando o potencial de ação, ou seja, impulso é transmitido através mensageiro químico, ou seja, neurotransmissores, que se liga a um receptor (proteína), na membrana pós-sinaptica, o impulso e transmitido em uma única direção, podendo ser bloqueado e em comparação com sinapse elétricas é a sinapse química é muito mais lenta. Quase todas sinapses do SNC são químicas. Exemplos de neurotransmissores: Acetilcolina; adrenalina ( ou epinefrina); noradrenalina; dopamina; serotonina.

30


Carregar ppt "Professor: Gurgel Filho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google