A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora Fernanda Landim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora Fernanda Landim"— Transcrição da apresentação:

1 Professora Fernanda Landim
Capítulos 1 e 2 Professora Fernanda Landim

2 A ciências é metodológica
Todo experimento precisa seguir as etapas do método científico, que são etapas bem definidas. Caso o cientista deixe de realizar alguma etapa, pode-se chegar a resultados e conclusões erradas em relação ao fato que está sendo investigado. 1- Observação de um fato 2- Pergunta sobre a observação 3- Elaborar hipótese 4- Experimentos (verificar as hipóteses) 5- Análise dos resultados 6- Conclusão 7- Documentação

3 Texto Certo dia um garoto notou a presença de um bichinho na goiaba e ele queria saber se esse bichinho nascia naturalmente de dentro da goiaba. Então ele pegou 3 goiabas fechou dentro de um saco plástico e mais 3 goiabas fora do saco, exposta ao ar livre. Esperou alguns dias e percebeu que os bichinhos só apareceram nas goiabas que estavam expostas ao ar livre. As goiabas ensacadas, portanto, estavam sem os tais bichinhos. O garoto teve a certeza de que um ser vivo só pode nascer a partir de um outro ser pré-existente.

4 Etapas do método científico
Classificação das etapas a partir do texto da goiaba: Observação de um fato: Presença de um bichinho na goiaba Pergunta: Como surgiu esse bichinho? Hipótese: Nasce naturalmente em qualquer goiaba. Experimento: 3goiabas no saco e 3goiabas expostas ao ar livre. Análise: Os bichinhos só apareceram nas goiabas expostas ao ar livre. Resultado: Um ser vivo só existe a partir de um ser pré-existente. Documentação: Publicar em artigos científicos

5 Formação de grupos Durante a verificação das hipóteses, o cientista deve utilizar um grupo controle e um grupo experimental. Grupo controle: É aquele no qual o cientista não faz intervenção. Ex: Goiabas expostas ao ar livre. Grupo experimental: É aquele que o cientista faz as devidas alterações. Ex: Goiabas dentro do saco.

6 Sistema Solar É formado por 8 planetas a seguir:
Mercúrio – Vênus – Terra – Marte – Júpiter – Saturno – Urano - Neturno Uma frase para memorizar: “Minha Vó ToMa na Janta Sopa com Uva e Nozes”

7 Movimentos da terra Translação
-É o movimento que os planetas realizam em torno do sol. -É responsável pelas estações do ano -Corresponde ao ano terrestre (365dias, 5hs e 48min), ou seja, ciclo anual.

8 Movimentos da terra Rotação
- É o tempo gasto pelo planeta para rodar sobre o seu próprio eixo de 360° - É responsável pelo ciclo diário (24hs)

9 Lua É o satélite natural da Terra por apresentar uma órbita em volta desta. Influência nos movimentos das marés nos oceanos, sendo importante para os seres vivos. Não possui luz própria. Sua iluminação depende dos raios solares. E a forma como os raios solares iluminam a lua, classifica a lua em fases: -Lua Nova – a face iluminada é oposta àquela observada da Terra -Lua Cheia – O sol ilumina totalmente a face voltada para a Terra. - Lua crescente e lua minguante – Observando da Terra, visualizamos apenas uma parte da face iluminada.

10 Eclipse Eclipse lunar Ocorre quando a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados. A lua precisa está na fase Cheia

11 Eclipse Eclipse solar Ocorre quando a Lua fica alinhada entre o Sol e a Terra. A lua precisa está na fase de Lua Nova

12 Planetas do sistema solar
Mercúrio -Planeta mais próximo ao Sol, sua superfície chega a atingir uma temperatura de mais de 400°C. -Sua composição é rochosa, composta em sua maior parte, por ferro.

13 Planetas do sistema solar
Vênus -Ele é o nosso vizinho. -Pode ser visto no céu ao amanhecer ou ao final da tarde, daí o porquê de também ser conhecido como estrela da manhã (ou estrela d´alva) e estrela da tarde.

14 Planetas do sistema solar
Terra -É o nosso planeta. É o único que tem água no estado líquido em equilíbrio. Em volta da Terra, há uma camada protetora de ar chamada atmosfera.

15 Planetas do sistema solar
Marte Apresenta-se como uma estrela vermelha no céu e , por isso é normalmente referido como planeta vermelho. Júpiter -O maior planeta do sistema solar. É o quinto planeta a partir do sol e pode ser reconhecido no céu como a 3ªmaior mancha no firmamento, perdendo apenas para o Sol e Vênus.

16 Planetas do sistema solar
Saturno -É o segundo maior planeta do sistema solar. O mais bonito em termo estético devido ao seus anéis formados basicamente de gelo, poeira e até mesmo rochas concêntricas. Urano -Ele pode ser visto como uma grande esfera azul-esverdeada, com uma tonalidade brilhante, devido também à presença de gás metano na sua atmosfera.

17 Planetas do sistema solar
Netuno Mostra-se como uma imensa bola de tonalidade azulada. É o oitavo do sistema solar, tendo um dia de 16horas e um ano equivalente a 165anos terrestres.

18 Bons Estudos!!!


Carregar ppt "Professora Fernanda Landim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google