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Classicismo (1527 – 1580).

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Apresentação em tema: "Classicismo (1527 – 1580)."— Transcrição da apresentação:

1 Classicismo (1527 – 1580)

2 Características Ao conjunto das produções literárias portuguesas durante o Renascimento, dá-se o nome de Classicismo; O Renascimento foi um amplo movimento artístico, cultural e científico ocorrido no século XVI, inspirado sobretudo nas ideias e nos textos da cultura greco-latina;

3 Dante Alighieri Ainda na Idade Média, alguns autores, como Dante Alighieri, Petrarca e Boccaccio, já utilizavam o soneto e os versos decassílabos, que ficaram conhecidos como “medida nova”, em detrimento das redondilhas medievais, a “medida velha”; Sá de Miranda, poeta português, tomou conhecimento dessas novas técnicas e levou-as a Portugal; Petrarca Boccaccio Sá de Miranda

4 A fé medieval foi substituída pela razão, e o cristianismo pela mitologia greco-latina;
O homem renascentista volta-se para a realidade concreta e acredita em sua capacidade de dominar e transformar o mundo, ao contrário do homem medieval, que se voltava para o espírito. Poseidon, deus dos mares Cruz, símbolo dos cristãos

5 Luís Vaz de Camões (1525 – 1580) Vida
Participou de uma guerra no norte da África, onde perdeu um olho; Foi preso por participar de um duelo; Foi exilado durante dezessete anos na Ásia e na África.

6 Obra Poesia lírica Lírica amorosa Lírica filosófica Poesia épica

7 Poesia lírica Lírica amorosa
Transforma-se o amador na cousa amada, Por virtude do muito imaginar; Não tenho logo mais que desejar, Pois em mim tenho a parte desejada. Se nela está minha alma transformada, Que mais deseja o corpo de alcançar? Em si somente pode descansar, Pois consigo tal alma está liada. Mas esta linda e pura semideia, Que, como o acidente em seu sujeito, Assim co'a alma minha se conforma, Está no pensamento como ideia; [E] o vivo e puro amor de que sou feito, Como matéria simples busca a forma. O eu-lírico nega a realização física do amor, que é considerado como abstração pura e perfeita, não podendo ser corrompido pelo sexo. liar: atar; ligar; semideia: meia deusa; ninfa; co’a: com a.

8 Lírica filosófica Ao desconcerto do mundo Os bons vi sempre passar No mundo graves tormentos; E para mais me espantar, Os maus vi sempre nadar Em mar de contentamentos. Cuidando alcançar assim O bem tão mal ordenado, Fui mau, mas fui castigado: Assim que, só para mim Anda o mundo concertado. O eu-lírico está descontente com os rumos de seu tempo, cujos valores são determinados por uma nova ordem, centrada na burguesia.

9 Poesia épica No final do século XV e início do século XVI, Portugal vivia um grande momento devido ao pioneirismo e ao sucesso da expansão marítima e comercial; Para registrar esse grande momento em uma obra literária, Camões escreveu Os Lusíadas, que narra os feitos heroicos portugueses em “mares nunca dantes navegados”. Além disso, narra episódios da história de Portugal no intuito de exaltar a pátria; Por outro lado, questiona a busca desenfreada dos portugueses por riqueza e poder;

10 Diferenças entre Os Lusíadas e as epopeias clássicas
O herói clássico, sobre-humano, semideus, é substituído pelo povo português, o herói coletivo; A mitologia pagã, embora utilizada na obra, convive com elementos do cristianismo, religião predominante em Portugal e na Europa

11 Divisão da obra Introdução, dividida em proposição, invocação e dedicatória; Narração, que consiste no relato da viagem dos portugueses ao Oriente; Epílogo, que serve de conclusão do poema e demonstra, no caso de Os Lusíadas, um tom melancólico.


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