A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado."— Transcrição da apresentação:

1 DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado ampliado, deixando de representar apenas a ideia original (básica e objetiva). Assim, frequentemente remetem-nos a novos conceitos por meio de associações, dependendo de sua colocação numa determinada frase. Observe os seguintes exemplos: A menina está com a cara toda pintada. Aquele cara parece suspeito. No primeiro exemplo, a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, sem considerar o contexto, tal como aparece no dicionário. Nesse caso, prevalece o sentido denotativo - ou denotação - do signo linguístico. No segundo exemplo, a palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Nesse caso, prevalece o sentido conotativo - ou conotação do signo linguístico.

2

3

4

5

6 Eu vi uma cigarra atravessada pelo sol – como se
O PUNHAL Manoel de Barros Eu vi uma cigarra atravessada pelo sol – como se um punhal atravessasse o corpo. Um menino foi, chegou perto da cigarra, e disse que ela nem gemia. Verifiquei com os meus olhos que o punhal estava atolado no corpo da cigarra E que ela nem gemia! Fotografei essa metáfora. Ao lado da foto aparece o punhal em brasa.

7 Fugiu com a novela Vanessa da Mata Eu perdi o meu amor para uma novela das oito Desde essa desilusão eu me desiludi O meu coração Palpita aparte poupando-me de um pouco de sonhos Depois desse desengano E aquela atenção que antes eu ganhava Se repartiu ao meio Mulher parada Ligada em outra história hipnotizada Trocou o nosso caso que tava no tom Eu vivia no jogo Ela me esperava Quando eu pedia fogo ela não negava Se eu tivesse com outra ela achava bom Quando fomos morar juntos ela me adorava Cozinhava, passava, me alisava Eu contava piada ela gargalhava Metia a mão nela e ela perdoava A vida era boa ela não reclamava Agora vive longe, não sei mais nada Fugiu da nossa casa com a televisão

8 Ninguém coça as costas da cadeira. Ninguém chupa a manga da camisa.
Inutilidades Ninguém coça as costas da cadeira. Ninguém chupa a manga da camisa. O piano jamais abandona a cauda. Tem asa, porém não voa, a xícara. De que serve o pé da mesa se não anda? E a boca da calça, se não fala nunca? Nem sempre o botão está na sua casa. O dente de alho não morde coisa alguma. Ah! Se trotassem os cavalos do motor… Ah! Se fosse de circo o macaco do carro… Então a menina dos olhos comeria Até bolo esportivo e bala de revólver José Paulo Paes

9


Carregar ppt "DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google