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Preparatório EsPCEx História Geral

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Apresentação em tema: "Preparatório EsPCEx História Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Preparatório EsPCEx História Geral
Aula 7 O Renascimento cultural

2 Conceito de Renascimento (I)
Século XIV Crise espiritual e inquietação intelectual Busca de nova visão: Homem, Deus, Universo Profunda renovação cultural Rompimento concepções medievais Tipo de movimento Intelectual, filosófico, artístico, literário e científico Resgate valores Antiguidade clássica e cultura greco-latina Origens nas repúblicas italianas Plenitude nos séculos XV e XVI

3 Conceito de Renascimento (II)
O termo Renascimento Popularizada em meados do XVI Visão deturpada da Idade Média Trevas, superstições, misticismo e ignorância Origens do movimento nas transformações da Idade Média Inauguradores da Modernidade: Renascimento Protestantismo Descobrimentos Centralização política

4 Conceito de Renascimento (III)
Entendimento do movimento Início na Baixa Idade Média Financiado pelas atividades comerciais Longo processo histórico, dividido em 3 fases: Trecentismo (anos 1300); Quatrocentismo (anos 1400); Cinquecentismo (anos 1500).

5 As fases do Renascimento (I)
Trecentismo Valorização do indivíduo e dos detalhes humanos Ruptura com o imobilismo e a hierarquia da pintura medieval. Ícones: Giotto, Boccaccio e Petrarca. São Francisco recebendo as estigmas O beijo de Judas A lamentação

6 As fases do Renascimento (II)
Quatrocentismo No século XV, o renascentismo estendeu-se pela península itálica e atingiu seu auge. Suas características foram: o racionalismo, o resgate da estética greco-romana e o experimentalismo. São desse período: Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Michelangelo.

7 As fases do Renascimento (II)
O nascimento de Vênus Sandro Botticelli A última ceia Leonardo da Vinci A Escola de Atenas Rafael Sanzio O Juízo Final Michelangelo Buonarroti

8 As fases do Renascimento (III)
Cinquecentismo Último período do renascimento, em que as obras de arte atingiram seu mais elevado grau de elaboração. Espalhado por toda a Europa, no século XVI, o movimento vê também sua decadência. O maneirismo, um estilo "anticlássico", e o barroco, ganham força devido à reação da Igreja (Contrarreforma). Além de Sanzio e Michelangelo, Maquiavel é um renascentista dessa época.

9 Razões para o pioneirismo italiano (I)
Cidades mais importantes Veneza, Gênova, Florença, Siena, Milão e Roma Transformações econômico-sociais Intercâmbio comercial Monopólio Mediterrâneo Dinamismo cultural e intelectual Tradição clássica Berço do Império Romano Expressiva quantidade ruínas e obras da Antiguidade Magna Grécia e o legado grego

10 Razões para o pioneirismo italiano (II)
Fracionamento político Rivalidades políticas e econômicas Desejo constante de superação Financiamento MECENATO Protetores e incentivadores das artes e das letras Riqueza cidades italianas Atuação burguesia mercantil e financeira Ampliação de funções das cidades medievais Ampliação dos limites das cidades

11 Humanismo: base filosófica (I)
O termo Humanismo Intelectuais com nova visão do Homem e do Universo Insatisfação com dogmas hierarquias e valores da Igreja Os humanistas Nascidos nas repúblicas italianas Revitalização e laicização cultural Emancipação do espírito humano

12 Humanismo: base filosófica (II)
Estudia humanitatis Atualização e dinamização dos estudos Ênfase na crítica, filosofia, história e matemática Resgate cultura greco-romana Cultura que valorizou o ser humano Redescoberta capacidade infinita de criação Valorização do divino nos homens Ação sobre a natureza, transformar o mundo Criador (teocentrismo) vs Criatura (antropocentrismo)

13 Características do movimento (I)
Classicismo Retorno para a Antiguidade Reinterpretação valores greco-latinos Individualismo Contraposição humildade cristã anonimato Afirmação da grandeza do Homem Infinitas possibilidades e capacidade individual de criação

14 Características do movimento (II)
Hedonismo Busca incessante do sublime Busca da beleza na natureza e no homem Prazeres sensoriais, plena realização espiritual e autossatisfação Oposição ao ascetismo (austeridade, vida sem prazeres mundanos) medieval Naturalismo Integração homem à Natureza Superação do místico, fantástico e sobrenatural

15 Características do movimento (III)
Antropocentrismo Oposição teocentrismo medieval Homem como centro do Universo e medida de todas as coisas Resgate da "divindade" no ser humano Espírito crítico Influência do pensamento leigo e secular Não aceitação de explicações místicas e de textos sagrados Valorização da experimentação como forma de atingimento do conhecimento científico Desenvolvimento da Matemática, Arquitetura, Astronomia, Física e Medicina Fusão da arte e ciência. Revolução técnicas artísticas e de construção

16 Características do movimento (IV)
Racionalismo Rejeição de interpretações dogmáticas Valorização da Razão Verdade em ciência é aquilo compreensível pelo intelecto Abandono de superstições e lendas do Medievo Subordinação do mundo real às leis físicas Rompimento do monopólio sobre cultura escrita Invenção da imprensa: divulgação saberes

17 Os limites do Renascimento
Alcance do movimento Restrito às elites do seu tempo Aprofundamento fosso entre erudito e popular Manutenções e rupturas Avanços na ciência não rompem definitivamente com mentalidade dominante Bases do pensamento científico moderno Emancipação da Ciência dos vínculos medievais Explicação fenômenos naturais por eles mesmos O Renascimento não é um movimento ateu!

18 Exame de 1997 – Questão 11

19 Exame de 1999 – Questão 3

20 Exame de 2001 – Questão 10

21 Exame de 2002 – Questão 6

22 Exame de 2003 – Questão 1

23 Exame de 2007 – Questão 42

24 Exame de 2010 – Questão 48

25 Exame de 2013 – Questão 39

26 Exame de 2018 – Questão 34


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