A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora elisa santos meier

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora elisa santos meier"— Transcrição da apresentação:

1 Professora elisa santos meier
Os pré-socráticos Professora elisa santos meier

2 CONTEXTO INICIAL (VIII à VI a.C)
Formação e consolidação da pólis (cidade) O mundo RURAL da espaço para o mundo URBANO O conceito de Mito começa a mudar para o que chamamos de logos (perfeito equilíbrio, cosmos + natureza + o ser humano) cosmo (universo) natureza ser humano Objetivo de entender a origem do mundo físico, sua composição e suas mudanças

3 Escolas pré-socráticas
Os Jonios Os Efésios Os Eleatas Os PItagóricos Os Atomistas Tales de Mileto Heráclito Xenofonte Pitágoras Anaxágoras Anaximandro Parmênides Empédocles Anaxímenes Zenão de Eléia Demócrito

4 Definição Termo que designa, na história da filosofia, os primeiros filósofos gregos anteriores a Sócrates, também denominados de fisiólogos por se ocuparem de questões da physis (natureza). Históricamente denominamos Tales de Mileto como “o primeiro filósofo”, devido a sua busca de um primeiro principio natural que explicasse a origem de todas as coisas.

5 Tales de Mileto (640-548 a. C) (O pai da filosofia/ O primeiro filósofo)
É considerado o pai da filosofia grega. Para ele a água seria o elemento primordial ( a arché) de tudo o que existe. Na cidade de Mileto, foi fundador da "Escola Jônica", considerada a mais antiga escola filosófica, donde seus pensadores buscavam explicações cosmológicas, ou seja, por meio da natureza através das observações. Assim, eram adeptos da chamada “Filosofia Unitarista”, cujo princípio estava baseado no princípio único o qual explica todas as coisas e, no caso de Tales de Mileto, o elemento água.

6 Anaximandro de Mileto (610 – 547 a.C)
O princípio gerador de todas as coisas, segundo Anaximandro, seria o apeiron (o ilimitado/ indeterminado/ que não tem limite/ infinito). O “ápeiron” define que o mundo teve origem de uma substância indefinida, que representava o infinito e o indeterminado. Nas palavras do filósofo: “O que vem antes e depois do finito, tende a ser infinito”. Segundo ele, o “ápeiron” era indestrutível e representava a massa geradora do cosmo e dos seres. Era criado pela luta entre os elementos contrários, como o frio o calor, o úmido, o seco, etc.

7 Heráclito O filósofo baseava suas ideias na lei fundamental da natureza, de modo que, segundo ele, “Tudo flui” e “Nada é permanente, exceto a mudança”. A partir disso, acreditava que tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação, conceito denominado “Devir” (tornar-se, do vir-a-ser), sujeitas ao “logos” (razão ou lei). Tendo em vista seus conceitos, foi o criador do pensamento dialético, a doutrina dos contrários, donde, das contradições, surgem a unidade dialética. Em resumo, a dialética propõe a busca da verdade através da relação entre dois conceitos opostos, numa relação de interdependência. Por exemplo, a escuridão somente existe pois o conceito de luz é seu oposto, donde um não existe sem o outro. Assim, Heráclito, pai da dialética, afirma que todas as coisas por meio da dualidade, cujo o "logos" é sua resultante, ou seja, o conhecimento nascido desse embate

8 Parmênides Grande parte de seu pensamento está reunida na obra poética denominada “Sobre a Natureza”. Em seu poema, Parmênides explica sobre dois caminhos: o caminho da opinião e o caminho da verdade. O “caminho da opinião” (doxa) estaria baseado na aparência, e, portanto, levaria ao engano e as incertezas. Enquanto o segundo, denominado de “caminho da verdade” (alétheia) é conduzido pelo pensamento lógico baseado na razão.

9 Parmênides refuta as ideias de Heráclito acrescentado que nada muda, tudo é uno. Ou seja, a mudança (o devir, o vir a ser) é uma ilusão dos sentidos que está pautada no doxa (opinião). Nesse sentido, utilizou da contradição lógica para chegar à conclusão, enquanto Heráclito baseou seu discurso na dialética, a doutrina dos contrários.

10 Links Clipe musical/paródia


Carregar ppt "Professora elisa santos meier"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google