A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desmistificando a Psicologia Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desmistificando a Psicologia Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Desmistificando a Psicologia Organizacional

2 A Psicologia como profissão
Que profissão é essa? Reconhecida pela Lei de 1962 Curso de graduação e se registram no CRP De acordo com a Lei: O exercício da profissão está relacionado ao uso de métodos e técnicas da Psicologia para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.

3 Formalidades à parte... Dúvidas comuns:
O psicólogo advinha o que os outros pensam? Quando fazemos um curso de Psicologia, passamos a nos conhecer melhor? Que diferença há entre a ajuda prestada por um psicólogo e um bom amigo?

4 O que diferencia o trabalho do psiquiatra do trabalho do psicólogo?
Qual a finalidade do trabalho do psicólogo? Quais as área e os locais em que o psicólogo atua? Há usos e também abusos da Psicologia?

5 O Psicólogo não adivinha nada !!
Dispõe de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o que o outro diz, compreender as expressões e gestos que o outro faz, integrando tudo isso em um quadro de análise que busca descobrir as razões dos atos, dos pensamentos, dos desejos, das emoções.

6 Possui instrumentos teóricos para desvendar o que está implícito, encoberto, não-aparente.
Para trabalhar precisa que as pessoas falem de si e junto com o paciente desvendar razões e compreender dificuldades intervenção

7 A Psicologia ajuda as pessoas a se conhecerem melhor
Ciência permitiu-nos ter um conhecimento abrangente sobre o homem: Suas emoções, sentimentos, comportamentos, desenvolvimento e suas formas de aprender; Conhecemos suas inquietações, vivências, angústias, alegrias. Ainda há muito o que conhecer sobre o psiquismo humano.

8 O aprendizado do conhecimento científico permite um conhecimento sobre si mesmo !
Biologia História Economia ...

9 Psicólogo ≠ de um bom amigo
Utiliza o conhecimento científico na intervenção técnica Dispõe de técnicas e de instrumentos apropriados cientificamente elaborados para diagnosticar, e um modelo de interpretação e intervenção.

10 Intervenção é intencional, planejada e fundamentada no campo da Ciência.
Amigo: não planeja sua intervenção, não usa de conhecimentos específicos nem pretende diagnosticar ou intervir em algum aspecto crucial.

11 Amigos Religião Ciências Tentativas de melhorar a vida que não devem ser confundidas com a atuação especializada do psicólogo

12 A Psicologia em seu desenvolvimento histórico como ciência, criou teorias explicativas da realidade psicológica, ou descritivas do comportamento, bem como técnicas e métodos próprias de investigação.

13 Possui instrumentos próprios para obter dados da vida psíquica:
Testes psicológicos Técnicas de entrevista (individual/grupal) Técnicas de observação e registro de dados

14 Os dados são compreendidos a partir de modelos de análise.
Ex.: Psicanalítica – análise dos sonhos pela associação livre.

15 A partir dos dados pensará na intervenção:
Terapia (rogeriana, psicanalítica, comportamental, psicodrama), Treinamento, Trabalho de orientação de grupo, no sentido da promoção da saúde.

16 Psicólogos e Psiquiatras
Psicologia conhecimentos permitiram realçar a existência de uma “normalidade”, e compreender os processos e o funcionamento psicológicos Psiquiatria sistematização do conhecimento, dos aspectos e funcionamento que se desviavam de uma normalidade.

17 Sigmund Freud responsável pela
aproximação das duas áreas Postulou: o patológico não era mais do que uma exacerbação do funcionamento normal Porém na década de 50, no século XX, o desenvolvimento da psicofarmacologia ocasionou distanciamento entre a Psicologia e a Psiquiatria

18 A finalidade do trabalho do Psicólogo
Promover a saúde: OMS – “estado de bem-estar físico, mental e social” Pensar a saúde dos indivíduos significa pensar as condições objetivas e subjetivas de vida, de modo indissociado.

19 Também intervém de forma curativa através de terapias verbais ou corporais; sem valer-se de medicamentos Prática caracterizada pela aplicação de conhecimentos psicológicos, junto a indivíduos, grupos e instituições, Objetivo: autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, grupal e institucional -> promoção da saúde

20 Compreender-se como síntese de muitas determinações
Psicologia Objeto de estudo -> fenômenos psicológicos Processos internos do indivíduo Subjetividade Compreender-se como síntese de muitas determinações

21 Áreas de atuação do Psicólogo
Clínicas psicológicas, Hospitais, promover saúde Ambulatórios e Centros de Saúde

22 Instituições Educacionais (creches,orfanatos, escolas,etc.)
Processo pedagógico Empresa ou Indústria Processo produtivo

23 Sindicatos, centrais sindicais, centro de referência dos trabalhadores, núcleo de pesquisa do trabalho... Diferentes campos de atuação levam à construção de conhecimentos específicos de cada campo

24 Principais aplicações do estudo do comportamento
Pedagogia, Medicina, Direito, Esporte, e nas ...

25 Organizações Considera as pessoas em circunstâncias de trabalho e oferece informações sobre o contexto no qual a empresa se encontra inserida (clientes, fornecedores, grupos políticos,etc.) “Os psicólogos organizacionais não lidam diretamente com os problemas emocionais ou pessoais do funcionário. Esta atividade permanece no domínio da psicologia clínica.”(Spector,2002,p.5)

26 Usos e Abusos da Psicologia
Práticas repressivas que podem existir nas escolas, presídios, instituições educacionais e/ou de reabilitação, hospitais psiquiátricos, etc.

27


Carregar ppt "Desmistificando a Psicologia Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google