A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(espiritualidade e saúde)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(espiritualidade e saúde)"— Transcrição da apresentação:

1 (espiritualidade e saúde)
IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO (espiritualidade e saúde) Pergentino S. Pivatto

2 Redescoberta da espiritualidade

3 A oração Saudação cotidiana: bom dia, boa tarde, boa noite
fenômeno humano universal Saudação cotidiana: bom dia, boa tarde, boa noite é forma de oração. Implica presença ao outro, relação e acolhimento, expressão de desejo.

4 Oração cristã Como entender a vida espiritual cristã?
A oração faz parte da vida espiritual cristã, da essência do cristianismo. A essência do cristianismo é vida-amor. Deus é vida-amor. Como entender a vida espiritual cristã? Vida espiritual cristã significa vida animada pelo Espírito Santo, vivida com e no Espírito Santo.

5 O que é essencial na oração cristã?
O essencial na oração cristã consiste na vida-amor. Ora, não há vida-amor sem presença e relação. Mas não qualquer vida ou amor; trata-se da vida-amor animada pelo Espírito Santo, que é amor, como já dito. A presença tem duas dimensões principais: presença a si e presença ao outro; também a relação tem duas dimensões principais: a si e ao outro.

6 Diz S. Paulo (Rom. 8,26-27): No Evangelho se lê:
“Por isso o Espírito Santo vem em auxílio de nossa fraqueza, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inenarráveis. Aquele, porém, que esquadrinha os corações, conhece qual é o desejo do Espírito, porque Ele intercede pelos santos, segundo a vontade de Deus”. No Evangelho se lê: “eis que estou à porta e bato”.

7 Formas de oração cristã
Os Evangelhos não deixam dúvida quanto à oração: Mt 6,6: Quando rezas, fecha a porta do teu quarto, e ora ao teu Pai no secreto... Lc 18,1: É preciso rezar sempre...Os apóstolos pedem que Jesus os ensine a rezar: Pai nosso...

8 A oração pessoal individual
Formas de oração cristã A Eucaristia A oração pessoal individual A oração contínua

9 Medo da verdade sobre nós mesmos
Dificuldade da oração pessoal individual Dicotomia Não ter tempo... Superficialidade e diletantismo levam ao esvaziamento e ao biopsíquico Medo da verdade sobre nós mesmos Lei da gangorra

10 caricaturas de Deus e de Homem
Desvios: caricaturas de Deus e de Homem Utilização de Deus Mágico Supremo Todo-Poderoso

11 Importância da oração Por que rezar? Pode-se usar a expressão:
Para reconhecer o mistério de Deus; Tornar-se como que familiar a Deus; Falar com Ele e a Ele; Expor-se na sua presença,descobrir sua presença em nós, sua palavra em nossa consciência mais profunda, sua chama em nosso coração e liberdade. Pode-se usar a expressão: Fazer experiência do amor de Deus em nós, sentir-se amado gratuitamente por Ele, mesmo na consciência de nosso pecado e limite.

12 Porque descubro que a minha oração é resposta à oração de Deus em mim.
Por que rezar? Porque descubro que a minha oração é resposta à oração de Deus em mim. Dá para entender os mandamentos de Deus não como uma imposição extrínseca, mas como uma súplica, uma oração pela qual Ele exprime o seu desejo

13 Um pensamento de Jean Lacroix
ilustra muito bem o que foi dito acima: “Amar é prometer e prometer a si mesmo de jamais fazer uso, em relação ao ser amado, dos meios do poder”. O poder do amor consiste na capacidade de renunciar à prepotência, consiste precisamente em fazer surgir, em despertar,em ajudar a amadurecer, em ajudar no processo de humanização ou divinização de todo ser humano. Aquele que ama não impõe, expõe o seu desejo, suplica. Deus não impõe, suplica.

14 Qual é o teor da súplica de Deus em nós?
Ele diz a cada um de nós seu desejo e cooperação para que cada um se torne um homem verdadeiro e pleno, atinja a mais alta qualidade de ser e conviver. Este é o sentido de tornar-se um discípulo de Jesus Cristo, de observar os mandamentos de Deus. No evangelho, há uma ameaça terrível: trata-se da doença da mornonia. Morno é aquele que não é frio nem quente, por isso será vomitado. É o satisfeito, acomodado, é o Jeca Tatu dos Urupês, de Monteiro Lobato. A pior mediocridade é aquela que se instalou de tal forma em nossa vida que nem mais se apercebe dela. É como uma doença lenta e progressiva que leva à morte da vida do espírito e do amor.

15 Por que rezar? Para passar da indiferença à relação interpessoal.
Marcel escreveu: “Deus é um Tu que jamais pode tornar-se um ele”. Consigo mesmo Com coisas, acontecimentos Com os outros Com Deus Há quatro formas de diálogo

16 Por que rezar? Quem é Deus? Qual é sua vida? Seu segredo? Seu amor?
Para aprender com Deus, de Deus e para Deus. Quem é Deus? Qual é sua vida? Seu segredo? Seu amor? Sua ação?

17 Oração e saúde pessoal-social. (como lenta tomada de consciência da
presença-ação de Deus em nós) Nós, cristãos, cremos que Deus é mais íntimo a nós que somos a nós mesmos. Na nossa oração confidencial expomos nosso ser inteiro e nosso projeto e procuramos abraçar o Reino de Deus como discípulos de Jesus Cristo. Sendo assim, Deus não é estranho, mas interior aos nossos projetos, decisões, lutas, ações e lhes confere o que é próprio dele, isto é, uma dimensão divina. Assim, nossa ação não é só humana, mas humano-divina e sua repercussão é universal e inextinguível (donde ressurreição).

18 Diante de cada decisão séria da vida,
vem a pergunta: O que Deus quer de mim? Como fazer para que o mundo se torne humano, justo, fraterno?

19 Síntese das formas de oração
Sim Obrigado Perdão Súplica

20 Contudo, para não caricaturar Deus
e para não prolongar o infantilismo espiritual, os pedidos são sinal de uma súplica muito mais profunda – aquela de ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, de abraçar a missão de edificar o seu Reino de justiça e de paz.

21 Oração – gratuidade e utilidade
É urgente reaprender a gratuidade e abrir espaços para sua aprendizagem. Por que rezar? Por nada, simplesmente porque Deus é Deus.


Carregar ppt "(espiritualidade e saúde)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google