A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pelourinho & Torre Relógio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pelourinho & Torre Relógio"— Transcrição da apresentação:

1 Pelourinho & Torre Relógio
Largo do Pelourinho Pelourinho & Torre Relógio Aljubarrota - Alcobaça

2 Largo do Pelourinho A Praça do Pelourinho é o local onde as pessoas da vila se encontram para conversar e passar a tarde, principalmente as pessoas de mais idade e já reformadas.

3 Pelourinho & Torre Relógio

4 Pelourinho O Pelourinho é o símbolo da Justiça. Tem forma Cilíndrica monolítica, em cima tem uma esfera e um escudo, coberto com um chapéu cardinalício, talvez aludindo ao Cardeal Rei D. Henrique, que foi abade comanditário de Alcobaça.

5 Torre do Relógio A Torre Sineira ou Torre Relógio é da época de D. Sebastião que passou muito tempo da sua Juventude no Mosteiro de Alcobaça. Em , o rei D. Sebastião ofereceu à vila o sino da torre. A Torre, símbolo do poder civil, está separada da Casa da Câmara (hoje sede das Juntas de Freguesias) constituindo um modelo arquitectónico muito belo e raro.

6 Igreja da Misericórdia

7 Igreja da Misericórdia
A Igreja da Misericórdia situa-se em frente ao Pelourinho sobre a esquerda em frente do Café Brites Solar. Esta apenas é utilizada para a realização de Velórios.

8 Casa do Celeiro

9 Casa do Celeiro A Casa do Celeiro localiza-se do lado direito do Pelourinho, local onde as pessoas da Freguesia de Aljubarrota e de Alcobaça pagavam as rendas dos seus terrenos onde trabalhavam. Edifício de grande solidez e grossíssimas paredes, tem um estilo de arquitectura rústica de idade secular.

10 Um estudo estatístico acerca do tema…

11 Análise Estatística

12 Idades

13 Moradas

14 Conhece o Pelourinho?

15 Já visitou a Igreja da Misericórdia?

16 Já visitou a Casa do Celeiro?

17 Análise Estatística Ao analisar os gráficos podemos concluir que:
73% dos inquiridos são do sexo masculino e 27% do sexo feminino; Podemos então dizer que a moda (valor que se repete mais vezes), é o sexo masculino;

18 Análise Estatística A população inquirida situa-se na faixa etária entre os 18 e os 40 anos, sendo a média das idades de 30 anos Os inquiridos são maioritariamente habitantes de outras freguesias do concelho que não Alcobaça ou Aljubarrota.

19 O Largo do Pelourinho Das 15 pessoas inquiridas, concluímos que a maioria respondeu que conhecia o monumento, obtendo-se somente 2 respostas negativas. A maioria das pessoas responderam que já visitaram a Igreja da Misericórdia. Na questão relativa à Casa do Celeiro concluímos que 7 pessoas responderam que já visitaram e 8 pessoas responderam que não.

20 Trabalho Elaborado por:
Laura Raposo Educação e Formação de Adultos EFA B3 Instalação e Operação de Sistemas Informáticos Nível 2


Carregar ppt "Pelourinho & Torre Relógio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google