A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Licenciatura em Teologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Licenciatura em Teologia"— Transcrição da apresentação:

1 Licenciatura em Teologia

2 Crédito: Evangelismo e Missões
Prof. Silvia Adélia Henriques Guimarães

3 Justificativa A disciplina visa a levantar reflexões sobre a fundamentação teológica da proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, o Messias; a pensar nas diferentes pessoas com as quais o cristão lida nos diferentes lugares, pessoas espirituais, mas também biológicas, psicológicas e sociais. Além disso, dará subsídios práticos para a adequação da aplicação dos diferentes métodos evangelísticos e missionários e das principais tendências missiológicas contemporâneas.

4 Ementa Resgate de conceitos teológicos do “ser” humano já trabalhado em outras disciplinas: imagem e semelhança, queda, restauração; reflexões sobre a busca a Deus: metáfora do “buraco” a ser preenchido; construção/reconstrução de conceitos de evangelho e evangelização a partir da metáfora do “copo cheio / copo vazio”; Discussão dos dados colhidos a partir da atividade de ‘evangelização’ proposta para a semana; reflexões sobre a dinâmica de Jesus em sua missão terrena: o que fez, como fez, para que fez, para quem fez: Diferenciação entre Obra e Reino; Debate sobre o tema: “Qual é a minha missão?”

5 Objetivos Levantar reflexões sobre os fundamentos paradigmáticos da evangelização; Refletir os conceitos de Deus, homem, mudança de estado: utopia versus realidade. Estudar tendências contemporâneas de evangelismo e missões: os prós e os contras das metodologias aplicadas. Trocar experiências sobre evangelismo pessoal.

6 Programa Conceitos gerais de Evangelismo e Missões.
Aplicação dos conceitos nos diversos momentos sócio-culturais. Leitura crítica de textos bíblicos para discussão à luz das teorias abordadas.

7 Metodologia Aula expositiva; Discussão em grupos; Leitura de textos;
Apresentação das experiências dos alunos a partir do trabalho extra-classe.

8 Avaliação Avaliação continuada baseada na participação dos alunos nas discussões em aula; trabalhos em grupos; Estudo de caso; Assiduidade e pontualidade.

9 Bibliografia BÁSICA CAMARGO, Ana Carolina Corrêa Soares de. Educar: uma questão metodológica? São Paulo: Vozes, CHARLOT, Bernard. In: O Impacto da psicanálise na educação. São Paulo: Avercvamp, 2005PRICE, J.M. A Pedagogia de Jesus – O Mestre por Excelência. 31ª ed. Rio de Janeiro: JUERP, LEITE, Vicente Paula (org). Antropologia Cultural. _________________ IBETEL, _______________Bíblia de Estudos de Aplicação Pessoal. ___CPAD, GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática Atual e exaustiva. SP. Vida Nova, 1999.

10 Construindo em conjunto:
Quem é Deus? O que é a religião? Qual a verdadeira religião? Como se dá a salvação? Quem vai para o céu? At 17.15 Lc 5.10; Mt 9.38 II TM 2.26

11 Colocar-se PARA A HUMANIDADE; trazer PARA SI a humanidade ATRAVÉS do Espírito Santo.

12 Não sermos “grandes PECADORES” faz de nós menos MERECEDORES da graça?

13 Noções básicas Chamado Chamado geral
Chamado eficaz: Rm 8.29; I Pe 2.9, 20-21; I Co 1.9 Através da pregação: 2Ts 2.14 Gera fé salvífica: Jo 6.44; At 16.14 A importância da oração

14 Os elementos do chamado do evangelho
1) Explicação dos fatos: Todos pecaram (Rm 3.23) A pena pelos nossos pecados é a morte (Rm 6.23) Jesus Cristo morreu para pagar a pena pelos nossos pecados (Rm 5.8) 2) Convite para aceitar Cristo pessoalmente com arrependimento e fé (Mt ; Jo 1. 11,12). 3) Uma promessa de perdão e vida eterna. (At. 3.19; Jo 6.37) 4) Resposta ao chamado (Rm )


Carregar ppt "Licenciatura em Teologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google