A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Voltai ao Senhor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Voltai ao Senhor."— Transcrição da apresentação:

1 Voltai ao Senhor

2 Com a bênção e a imposição das CINZAS,
iniciamos hoje o tempo Sagrado da Quaresma em preparação à Páscoa e a Campanha da Fraternidade... É um apelo à conversão e a uma renovação interior. As Leituras aprofundam esse tema:

3 A 1ª Leitura é um convite à CONVERSÃO:
"Voltai para mim de todo o coração". (Jl 2,12-18) A terra de Israel fora invadida pelos gafanhotos. O profeta Joel entendeu que não era castigo de um Deus magoado, porque o povo se afastara do seu Deus, mas um momento de graça, chamando para o verdadeiro sentido da vida.

4 Por isso, dirige o convite do Senhor:
"Voltai para mim com todo o coração". Deus está sempre pronto a acolher e a perdoar. * Hoje o Senhor nos dirige o mesmo apelo: "Voltai para mim de todo o coração". A Quaresma é esse tempo oportuno. Não obstante nossas infidelidades, nossas fraquezas, nossas indecisões, Deus guiará certamente nossos passos para o encontro com ele.

5 "Agora é o tempo favorável! Agora é o dia da Salvação".
A 2ª Leitura é um convite à RECONCILIAÇÃO: "Deixai-vos reconciliar com Deus". (2Cor 5,20-6,2) Para Paulo, o pecado é um desacordo, um estado de inimizade, entre o homem e Deus. Essa hostilidade deve ser superada, é necessário restabelecer a harmonia. * A Quaresma é uma oportunidade que nos é oferecida para rever hoje a nossa relação com Deus. "Agora é o tempo favorável! Agora é o dia da Salvação".

6 "Que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita".
No Evangelho, Jesus lembra três práticas da religiosidade judaica, cuja prática é recomendada na Quaresma: A esmola, a Oração e o jejum e o espírito com que devem ser praticadas. (Mt 6, ) 1) A Esmola deve ser "em segredo" e não uma ocasião para se exibir ou para ser elogiado. "Que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita".

7 * Hoje, mais do que esmola falamos de solidariedade, de partilha, de atenção aos necessitados.
2) A Oração não deve ser uma repetição monótona de fórmulas, nem mesmo uma lista de petições. Deve ser um Diálogo com Deus para entender e aceitar o seu projeto.

8 3) O Jejum pregado por Jesus afasta-se do jejum dos fariseus e
Essa Oração é escuta e abertura do coração para nos dispor a acolher os planos de Deus em nós. Requer tempo e ambientes adequados. 3) O Jejum pregado por Jesus afasta-se do jejum dos fariseus e alinha-se mais com o jejum dos profetas. Não é expressão de luto e de dor, mas sim expressão de alegria pela presença do Reino de Deus no mundo.

9 O Novo Testamento fala pouco do jejum.
Paulo não o menciona. Jesus fala disso em apenas duas ocasiões: uma para justificar seus discípulos que não jejuam; a outra no episódio de hoje, quando diz o espírito do verdadeiro jejum. FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA, com esse tema e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra", iniciamos hoje mais uma Campanha da Fraternidade.

10 Unidos com Cristo, fonte da vida, da saúde e da paz,
queremos aprender a cuidar da vida, zelando pela nossa saúde e renovando o compromisso de fazer com que todas as pessoas tenham acesso aos meios necessários para a garantia da saúde e a preservação da vida. Zelar da saúde não é apenas combater as doenças, mas também evitá-las. A saúde é dom de Deus, mas é também conquista humana.

11 O zelo pela saúde é responsabilidade de cada pessoa e dever do Estado.
Para ter uma boa saúde precisar ter alimentação sadia e evitar abusos, que provocam enfermidades. Não basta combater as doenças quando elas aparecem. É preciso aprender a evitá-las. Todo cidadão tem direito à saúde e ao atendimento para preservá-la ou defendê-la.

12 Mas isso não acontece de maneira satisfatória.
É nossa missão conhecer nossos direitos e exigir do Estado o cumprimento da sua obrigação. A Igreja, através da Pastoral da Saúde, busca ser a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização dos doentes numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso.

13 Como cristãos e cidadãos, exigimos nossos direitos.
Cuidar da vida é zelar pelo dom mais precioso que Deus nos deu. Por isso, é nossa missão amar, defender e proteger a vida desde a concepção até o seu declínio natural.

14 As CINZAS, que hoje recebemos, significam nosso compromisso com a vida, dentro do espírito que a Igreja nos propõe: Oração, jejum, caridade... Que essas cinzas nos levem a um esforço pessoal e comunitário, a fim de que "Que a saúde se difunda sobre a terra". Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS

15 MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Hino da CF2012 Letra: Roberto Lima de Souza Música: Júlio César Marques Ricarte CD: C2012 Paulus Acesse o Endereço:


Carregar ppt "Voltai ao Senhor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google