A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
com a finalidade de corrigir problemas existentes ou potenciais, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.

3 Normas São documentos técnicos estabelecidos
por um organismo nacional de normalização para aplicação num dado país ou em vários países, no caso de alcance amplo para determinado tema.

4 Origem Estabelecidas por consenso entre partes interessadas
e aprovadas por um organismo reconhecido para tal fim.

5 Objetivos 1. Economia de Recursos: Proporcionar a redução da variação
acentuada de produtos e procedimentos.

6 Objetivos 2. Padronização de procedimentos e estabelecimento de regras comuns: Adotar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.

7 Objetivos 3. Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.

8 Objetivos 4. Proteção do consumidor:
Dotar a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos a partir de instrumentos transparentes.

9 Objetivos 5. Mercado: Inibir a existência de normalizações conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim o intercâmbio comercial.

10 Níveis da normalização

11 Áreas sujeitas à normalização:
Fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, no sistema de saúde, nos aspectos relativos à segurança e à preservação do meio ambiente.

12 Resultados A normalização proporciona
a melhoria de competitividade das empresas pela redução de custos de produção.

13 Benefícios da Normalização
Emprego apropriado de recursos Melhor identificação dos gargalos tecnológicos Padronização dos procedimentos técnicos Incorporação de novos conceitos técnicos por parte dos colaboradores

14 Benefícios da Normalização
Otimização no uso de recursos Controle de processos Padronização de equipamentos e componentes Melhoria da qualidade Ganho de produtividade Ajustes e redefinição da linha de produção

15 Tipos de Normas PROCEDIMENTO:
Fixa condições para execuções de cálculos, projetos, obras, serviços e instalações; emprego de materiais e produtos industriais; transações comerciais; elaboração de documentos e desenhos; operação de equipamentos; segurança de obras, instalações, etc.

16 Tipos de Normas ESPECIFICAÇÃO:
Fixa condição para aceitação e/ou recebimento de matérias-primas, produtos semi-acabados e acabados, visando garantir a adequação ao uso dos produtos de uma empresa, país, etc.

17 Tipos de Normas PADRONIZAÇÃO: Uniformiza características geométricas,
físicas, químicas, mecânicas, etc., dos elementos de construções, materiais, aparelhos, produtos industriais, desenhos e projetos.

18 Tipos de Normas MÉTODO DE ENSAIO:
Prescrever a maneira de verificar ou determinar características, condições ou requisitos exigidos dos produtos, de acordo com a especificação; obras ou instalações de acordo com os respectivos projetos.

19 Tipos de Normas TERMINOLOGIA:
Destina a definir, relacionar e/ou dar a equivalência em diversas línguas de termos técnicos empregados, visando uniformização de linguagem.

20 Tipos de Normas SIMBOLOGIA:
Destina a estabelecer convenções gráficas e/ou literais para conceitos, grandezas, sistemas ou partes de sistemas.

21 Tipos de Normas CLASSIFICAÇÃO:
Destina a ordenar, designar, distribuir e/ou subdividir conceitos, materiais ou objetos, segundo uma determinada sistemática.

22 Normas técnicas contribuem em quatro aspectos:
Qualidade: fixando padrões que levam em conta as necessidades e desejos dos usuários. Produtividade: padronizando produtos, processos e procedimentos. Tecnologia: consolidando, difundindo e estabelecendo parâmetros consensuais entre produtores, consumidores e especialistas, colocando os resultados à disposição da sociedade. Marketing: regulando de forma equilibrada as relações de compra e venda.

23 Avaliação da conformidade
Processo sistematizado, com regras pré-estabelecidas, acompanhado e avaliado de forma a propiciar adequado grau de confiança de que um produto, atende a requisitos pré-estabelecidos por normas ou regulamentos.

24 Avaliação da conformidade por terceira parte
Atividade de avaliação da conformidade realizada por uma pessoa ou uma organização que é independente da pessoa ou a organização que fornece o objeto (fornecedor), e de interesse do usuário nesse objeto (cliente).

25 Produtos com certificação compulsória
Programa Órgão regulamentador Documento legal Regra ou Regulamento NBR / RT Adaptadores de plugues e tomadas Inmetro Portaria Inmetro nº 324 de 21/08/07  RAC anexo Portaria Inmetro nº 324 de 21/08/2007  NBR 14936 Embalagens destinada ao envase de álcool Inmetro /Anvisa Portaria Inmetro n° 270 de 05/08/08 RAC anexo à Portaria  Inmetro nº 270 de 05/08/08 Portaria Inmetro n° 269 de 05/08/08

26 Produtos com certificação voluntária
Programa Órgão regulamentador Documento legal Regra ou Regulamento NBR / RT Segurança de artigos escolares Inmetro Portaria Inmetro nº 188 de 08/06/07 RAC anexo Portaria Inmetro nº 188 de 08/06/07  NBR 15236: 2005 Avaliação da conformidade da cachaça MAPA Portaria Inmetro nº 276 de 24/09/09 RAC anexo Portaria Inmetro nº 276 de 24/09/09 MAPA : IN nº 13 de 29/06/05

27 Antônio Ferreira Gerente de Inovação e Extensão Tecnológica.
Fone:


Carregar ppt "Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google