A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas

2 Introdução Para compreendermos o surgimento das religiões monoteístas devemos remontar a história do povo hebreu e sua busca por garantia de vida e prosperidade. Grande parte da história dos hebreus está contada na Bíblia, mais precisamente, no Antigo Testamento.

3 Antecedentes Segundo relatos, Abraão assume a liderança de seu povo após a morte do Taré (antigo patriarca). De acordo com a tradição judaica, Abraão recebe inspiração divina para sair de sua cidade (Ur) e conduzir seu povo a “terra prometida”, cidade de Canaã (atual Palestina).

4

5 Grande parte dos territórios palestinos já estavam ocupados, porém, apesar disso, após algumas batalhas para conquista de territórios, os hebreus se fixaram em Canaã e durante um período mantiveram boa relação com seu vizinhos. A paz acabou quando um longo período de seca atingiu toda a região e os hebreus foram obrigados a emigrar para o Egito. Contudo, os hebreus acabaram sendo escravizados pelos egípcios após um estadia de aproximadamente 400 anos.

6 Segundo a Bíblia, foi nessa região que Moisés recebeu o Javé ou Jeová (tabuas da lei, ou dez mandamentos) que deveriam nortear o comportamento moral, religioso e ético desse povo. A fuga do Egito para a Palestina (terra prometida), liderada por Moisés em 1250 a.C., ficou conhecida como Êxodo.

7 Causas do nascimento do monoteísmo
Migrações; Disputas territoriais; Invasões estrangeiras; Ausência de identidade/ unidade. Influência étnica/cultural de diferentes povos.

8 Conclusões: Para muitos historiadores a religião monoteísta nasceu da necessidade de se criar um elemento diferenciador que garantisse a individualidade da cultura hebraica, bem como, mantivesse a união e a característica desse povo. Surgiu também a ideia de “povo escolhido”, pois acreditavam que seriam a única civilização a ser salva, uma vez que tinham fé em Javé ou Jeová, único Deus verdadeiro na crença deles.

9 Consequências A percepção da necessidade de se unir o povo hebreu, as constantes disputas territoriais, a difícil condição climática, fez com que se pensasse na unificação política entre as tribos hebraicas. A princípio foi criada uma espécie de confederação representada por juízes que possuíam o poder centralizado em suas mãos.


Carregar ppt "Cap. 2 - O surgimento das religiões monoteístas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google