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Voz sobre IP (VoIP) Telefonia IP

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Apresentação em tema: "Voz sobre IP (VoIP) Telefonia IP"— Transcrição da apresentação:

1 Voz sobre IP (VoIP) Telefonia IP
André Koide da Silva Goldnet TI S/A

2 Agenda Definindo conceitos Encapsulamento de voz em pacotes IP
Compressão de cabeçalho RTP Requisitos de voz em redes IP Voz sobre IP (VoIP) vs. Telefonia IP Telefonia IP – PABX Mobilidade em IP CallManager vs. CallManager Express Cisco Unity: Solução de mensagens

3 Definindo conceitos Componentes básicos de uma rede de telefonia convencional Edge devices Local loops CO switches Trunks

4 Definindo conceitos Central Office Switches (CO)

5 Definindo conceitos O que é um PABX?

6 Definindo conceitos O que é um PABX?
Versão menor e privada dos switches CO Suportam, tipicamente, entre 20 a usuários Implementam um conjunto de recursos para as chamadas Principais componentes: Terminal interface Switching network Control complex

7 Definindo conceitos Setup básico das chamadas

8 Definindo conceitos Modulação por código de pulso (PCM)
Passos para digitalização de um sinal analógico: 1. Amostragem regular do sinal analógico 2. Quantização das amostras 3. Codificação em valores binários 4. (Opcional) Compressão das amostras para redução da largura de banda utilizada

9 Encapsulamento de voz em pacotes IP
Real-Time Transport Protocol (RTP) Implementa conexão fim-a-fim na rede IP para serviços sensíveis a atraso, e dados em tempo real, como voz e vídeo Trabalha com filas para priorizar o tráfego de voz em relação aos demais Serviços inclusos: Identificação do tipo de dado (payload) Sequenciamento Time-stamping Entrega monitorada

10 Compressão de cabeçalho RTP
Reduz a utilização da largura de banda em links WANs por intermédio da compressão do cabeçalho RTP

11 Requisitos de voz em redes IP
Características da rede IP Não orientada a conexão Múltiplos caminhos entre origem e destino

12 Requisitos de voz em redes IP
Perda de pacotes Perda de pacotes degrada severamente uma aplicação de voz Atraso Aplicações de voz toleram, tipicamente, até 150 ms de atraso sem que a qualidade da chamada seja degradada Jitter Variação entre a chegada prevista para um pacote IP e o tempo em que este efetivamente foi recebido

13 Requisitos de voz em redes IP
Perda de pacotes “Good m--ning, --w are you?” Atraso “ Good morning, how are you?” Jitter “Good morning, how .. are you?”

14 Requisitos de voz em redes IP
Utilização da largura de banda vs. diferentes codecs Um dos mais importantes fatores a ser considerado durante a implementação das redes de voz é o planejamento da capacidade Cada um dos diferentes codecs requer uma determinada largura de banda para cada chamada que será estabelecida

15 Voz sobre IP (VoIP) vs. Telefonia IP

16 Telefonia IP – PABX Máximo X linhas e N slots
Número de telefones depende do mix módulos ramais/troncos e da capacidade do gabinete Máximo X telefones IP Número de telefones IP depende apenas da plataforma (memória/CPU) e da quantidade de servidores na rede

17 PABX IP: Processamento centralizado
CallManager apenas na matriz e filiais com telefones IP Administração centralizada Alta escalabilidade

18 PABX IP: Redundância geográfica
Ponto único de administração Mobilidade Transparência de facilidades Plano de numeração unificado

19 PABX IP: SRST Exige um servidor CallManager para operação normal
Em caso de falha no link WAN, o IOS com a facilidade SRST (Survivable Remote Site Telephony) assume os telefones IP, que podem fazer chamadas pela STFC (Sistema de Telefonia Fixo Comutado)

20 Inserção de novas localidades
Na solução com PABX IP, novas localidades não exigem um investimento adicional na aquisição de um PABX

21 Operação da Rede Gerenciamento, configuração e manuntenção do PABX IP podem ser realizadas remotamente Redução dos custos de viagens e deslocamentos Maior rapidez na ativação do serviço

22 Mobilidade em IP Diretório único para administração
Registro dinâmico dos telefones Alimentação via cabo ethernet (PoE) Configuração de VLAN e QoS Endereço IP estático ou via DHCP Registro dinâmico de usuários Autenticação do usuário no próprio telefone (perfil e ramal) Tecnologia ideal para sistemas de baias móveis

23 Mobilidade em IP STFC WAN 2000 São Paulo Campinas IP=192.168.1.1
Ramal 2000 ? IP= Userid Senha Userid Senha São Paulo Campinas

24 Mobilidade em IP STFC WAN São Paulo Campinas IP=192.168.1.1
Ramal 2000 ? IP= São Paulo Campinas

25 CallManager vs. CallManager Express
Funcionalidades Cisco Unified CallManager Express Cisco Unified CallManager Pequenos ou médios sites Médios e Grandes sites HQ 50 100 250 500 1000+ # of Phones per Site CallManager: Suporta até usuários em um cluster Aplicações: IP Contact Center, MeetingPlace, IP IVR, Extension Mobility Solução baseada em servidores CallManager Express: Pequenos escritórios: paging, intercomunicador etc. Solução baseada no roteador (sem servidores)

26 CallManager Express Uma plataforma para dados e voz
Aproveita os roteadores existentes e adiciona a capacidade de telefonia IP Gerenciamento via interface gráfica Web Opção ideal para pequenos escritórios ou filiais Gerenciamento Conexão com a rede pública ou com PABX ROTEADOR CISCO Conexão de dados (Internet)

27 Escalabilidade do CallManager
Primário Alta disponibilidade (upgrade) Cluster alta capacidade Secundário Terciário 7.500 Tel. IP < Tel. IP > Tel. IP

28 Cisco Unity: Solução de mensagens
Unity mensagens unificadas Fax, correio de voz, Opera com o Cisco CallManager Compatível com MS-Exchange Compatível com domíno Unity correio de voz Correio de voz Possível migração para UM Opera com Cisco Call Manager

29 Comunicações Unificadas
Correio de voz Fax Único repositório

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