A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As teorias do currículo e o seu papel na descrição do currículo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As teorias do currículo e o seu papel na descrição do currículo"— Transcrição da apresentação:

1 As teorias do currículo e o seu papel na descrição do currículo

2 Teorias do currículo A teoria é uma representação, uma imagem, um reflexo, um signo de uma realidade que a precede. Assim, uma teoria do currículo começaria por supor que existe, “lá fora”, esperando para ser descoberta, descrita e explicada, uma coisa chamada “currículo”. O currículo seria um objeto que precederia a teoria, a qual só entraria em cena para descobri-lo, descrevê-lo, explicá-lo.

3 Teorias do currículo A teoria não se limita a descobrir, a descrever, a explicar a realidade: a teoria estaria irremediavelmente implicada na sua produção. Ao descrever um objeto, a teoria, de certo modo, inventa-o. O objeto que a teoria descreve é, efetivamente, um produto de sua criação.

4 Teorias do currículo Um discurso sobre o currículo, mesmo que pretenda apenas descrevê-lo “tal como ele realmente é”, o que efetivamente faz é produzir uma noção particular de currículo. Uma definição, no entanto, não nos revela o que é, essencialmente, o currículo: uma definição nos revela o que uma determinada teoria pensa o que o currículo é.

5 Questões centrais às Teorias do currículo
qual o conhecimento deve ser ensinado? O que os alunos devem saber? Que conhecimentos são considerados importantes ou válidos ou essenciais para merecerem ser considerados parte do currículo? Quais os critérios de seleção desse conhecimentos? Porque um conhecimento e não outro? O que os alunos(as) devem ser? O que eles e elas devem se tornar?”

6 Os conceitos e a mediação com a realidade
A cada um dos modelos de ser humano e sociedade corresponderá um tipo de currículo. Uma teoria define-se pelos conceitos que utiliza para conceber a realidade. Os conceitos de uma teoria dirigem nossa atenção para certas coisas que, sem eles, não veríamos. Os conceitos de uma teoria organizam e estruturam nossa forma de ver a realidade.


Carregar ppt "As teorias do currículo e o seu papel na descrição do currículo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google