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UNIDADE 3 O MOVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS

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Apresentação em tema: "UNIDADE 3 O MOVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 3 O MOVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS
PROF(A). DANIELA MOLICA

2 ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS SURGIMENTO E.U.A A PARTIR DA DÉCADA DE 1930

3 ORIGENS NECESSIDADE DE SE HUMANIZAR E DEMOCRATIZAR A ADMINISTRAÇÃO
(CONCEITOS RÍGIDOS E MECANISTAS) APARECIMENTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS SURGIMENTO DE IDÉIAS SOCIOLÓGICAS , PSICOLÓGICAS , FILOSÓFICAS. VIERAM DEMONSTRAR A INADEQUAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA TEORIA CLÁSSICA

4 O COMPORTAMENTO SOCIAL
CARACTERÍSTICAS PRODUÇÃO O NÍVEL DE PRODUÇÃO É RESULTANTE DA INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE OS EMPREGADOS O COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS É DETERMINADO PELO GRUPO

5 RECOMPENSAS E SANÇÕES SOCIAIS SÃO DETERMINADAS PELO GRUPO
A EXISTÊNCIA DE GRUPOS INFORMAIS LEVA À ORGANIZAÇÃO INFORMAL AS RELAÇÕES HUMANAS SÃO RESULTANTES DA INTEGRAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS

6 DÁ ÊNFASE NOS ASPECTOS EMOCIONAIS

7 COMPARAÇÃO ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS X TEORIA CLÁSSICA

8 ABORDAGEM BÁSICA CLÁSSICA : ENGENHARIA HUMANA ADAPTAÇÃO DO HOMEM À MÁQUINA E ESTA AO HOMEM R.H. : CIÊNCIA SOCIAL APLICADA ORGANIZAÇÃO E ESTA A ELE

9 CLÁSSICA : ECONÔMICO-RACIONAL MAXIMIZADOR DE VANTAGENS FINANCEIRAS
MODELO DE HOMEM CLÁSSICA : ECONÔMICO-RACIONAL MAXIMIZADOR DE VANTAGENS FINANCEIRAS R.H. : RACIONAL-EMOCIONAL MOTIVADO POR SENTIMENTOS E CRITÉRIOS NÃO RACIONAIS

10 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DO INDIVÍDUO
CLÁSSICA : ISOLADO - INDIVIDUALISTA R.H. : SOCIAL - CARENTE DE APOIO E DE PARTICIPAÇÃO GRUPAL - REAGE COMO MEMBRO DO GRUPO

11 COMPORTAMENTO FUNCIONAL DO INDIVÍDUO
CLÁSSICA : PADRONIZÁVEL R.H. : NÃO PADRONIZÁVEL DIFERENÇAS INDIVIDUAIS JUSTIFICAM MÉTODOS DIFERENTES

12 INCENTIVOS CLÁSSICA : FINANCEIRA - MATERIAL MAIOR REMUNERAÇÃO POR MAIOR PRODUÇÃO R.H. : PSICOLÓGICA APOIO - ELOGIO - CONSIDERAÇÃO

13 UNIDADE DE ANÁLISE CLÁSSICA : CARGO - A TAREFA - TEMPOS E MOVIMENTOS - AVALIAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS - ÊNFASE NAS RELAÇÕES INTERCARGOS R.H. : GRUPO - A EQUIPE - AVALIAÇÃO DO MORAL GRUPAL - ÊNFASE NAS RELAÇÕES ENTRE PESSOAS NO TRABALHO

14 CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO
CLÁSSICA : ESTRUTURA FORMAL - CONJUNTO DE ORGÃOS , CARGOS E TAREFAS R.H. : SISTEMA SOCIAL

15 TEORIA CLÁSSICA TRATA ORGANIZAÇÃO COMO MÁQUINA ENFATIZA A TAREFA E A TECNOLOGIA INSPIRADA EM SISTEMAS ENGENHARIA AUTORIDADE CENTRALIZADA LINHAS CLARAS DE AUTORIDADE ESPECIALIZAÇÃO COMPETÊNCIA TÉCNICA ACENTUADA DIVISÃO DO TRABALHO CONFIANÇA EM REGRAS E REGULAMENTOS

16 TEORIA RELAÇÕES HUMANAS
TRATA ORGANIZAÇÃO GRUPO PESSOAS ENFATIZA AS PESSOAS INSPIRADA EM SISTEMAS PSICOLOGIA DELEGAÇÃO PLENA DE AUTORIDADE AUTONOMIA DO EMPREGADO CONFIANÇA E ABERTURA ÊNFASE RELAÇÕES HUMANAS CONFIANÇA NAS PESSOAS DINÂMICA GRUPAL E INTERPESSOAL

17 NECESSIDADES HUMANAS 3 NÍVEIS
FISIOLÓGICAS LIGADAS À SOBREVIVÊNCIA SÃO CÍCLICAS ALIMENTAÇÃO SONO ABRIGO SEXO

18 PSICOLÓGICAS NÍVEL MAIS ELEVADO SEGURANÇA ÍNTIMA PARTICIPAÇÃO AFEIÇÃO
AUTO-CONFIANÇA RESPONSABILIDADES RECONHECIMENTO PROMOCÕES

19 AUTO REALIZAÇÃO AUTO DESENVOLVIMENTO NÍVEL BEM MAIS ELEVADO SONHOS

20 TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES- MASLOW

21 PIRÂMIDE DE MASLOW

22 FATORES HIGIÊNICOS X FATORES MOTIVACIONAIS( HERZBERG)
FATORES HIGIÊNICOS FATORES MOTIVACIONAIS ________________________________________________________________________________________________________________________ -Remuneração -Desafios no trabalho -Políticas e administração da -Autonomia Empresa. Clima organizacional -Participação Gerenciamento -Responsabilidade Relacionamento -Reconhecimento Condições de trabalho -Desenvolvimento pessoal e profissional Segurança Fatores que eliminam a insatisfação

23 CICLO MOTIVACIONAL ESTÍMULO INCENTIVO NECESSIDADE EQUILÍBRIO
COMPORTAMENTO TENSÃO SATISFAÇÃO

24 FRUSTRAÇÃO ESTÍMULO INCENTIVO EQUILÍBRIO NECESSIDADE TENSÃO SATISFAÇÃO
BARREIRA COMPORTAMENTO

25 LIDERANÇA INFLUÊNCIA INTERPESSOAL REALIZADA ATRAVÉS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO HUMANA PARA O ALCANCE DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS É UM FENÔMENO SOCIAL

26 LIDERANÇA LÍDER É NECESSÁRIO EM TODOS OS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO HUMANA.
DEVE INSPIRAR CONFIANÇA, SER INTELIGENTE,PERCEPTIVO E DECISIVO PARA TER CONDIÇÕES DE LIDERAR COM SUCESSO.

27 ESTILOS DE LIDERANÇA

28 AUTOCRÁTICA APENAS O LÍDER FIXA AS DIRETRIZES SEM QUALQUER PARTICIPAÇÃO DO GRUPO O LÍDER DETERMINA AS PROVIDÊNCIAS E AS TÉCNICAS PARA A EXECUÇÃO DAS TAREFAS O TRABALHO SOMENTE SE DESENVOLVE COM A PRESENÇA DO LÍDER.

29 O LÍDER DETEMINA QUAL A TAREFA QUE CADA UM DEVE EXECUTAR E QUAL É O SEU COMPANHEIRO DE TRABALHO
O LÍDER É DOMINADOR E PESSOAL NOS ELOGIOS E NAS CRÍTICAS AO TRABALHO DE CADA MEMBRO DO GRUPO

30 DEMOCRÁTICA AS DIRETRIZES SÃO DEBATIDAS E DECIDIDAS PELO GRUPO , ESTIMULADO E ASSISTIDO PELO LÍDER O PRÓPRIO GRUPO ESBOÇA AS PROVIDÊNCIAS E AS TÉCNICAS PARA ATINGIR O OBJETIVO , SOLICITANDO ACONSELHAMENTO AO LÍDER . AS TAREFAS GANHAM NOVAS PERSPECTIVAS COM OS DEBATES

31 A DIVISÃO DAS TAREFAS FICA A CRITÉRIO DO PRÓPRIO GRUPO E CADA MEMBRO TEM LIBERDADE DE ESCOLHER OS SEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO O LÍDER PROCURA SER UM MEMBRO NORMAL DO GRUPO , SEM ENCARREGAR-SE MUITO DE TAREFAS . O LÍDER É OBJETIVO E LIMITA-SE AOS FATOS EM SUAS CRÍTICAS E ELOGIOS

32 LIBERAL HÁ LIBERDADE COMPLETA PARA AS DECISÕES GRUPAIS OU INDIVIDUAIS , COM PARTICIPAÇÃO MÍNIMA DO LÍDER

33 TANTO A DIVISÃO DAS TAREFAS COMO A ESCOLHA DOS COMPANHEIROS , FICA TOTALMENTE A CARGO DO GRUPO . ABSOLUTA FALTA DE PARTICIPAÇÃO DO LÍDER O LÍDER NÃO FAZ NENHUMA TENTATIVA DE AVALIAR OU DE REGULAR O CURSO DOS ACONTECIMENTOS . O LÍDER SOMENTE FAZ COMENTÁRIOS IRREGULARES SOBRE AS ATIVIDADES DOS MEMBROS QUANDO PERGUNTADO

34 COMUNICAÇÃO ATIVIDADE GERENCIAL PROCESSO PELO QUAL OS PROFISSIONAIS GARANTEM A AÇÃO DO GRUPO

35 PROPORCINAR A INFORMAÇÃO E A COMPREENSÃO NECESSÁRIAS AO ESFORÇO DAS PESSOAS - HABILIDADE TRABALHAR
PROPORCIONAR AS ATITUDES NECESSÁRIAS PARA A MOTIVAÇÃO , COOPERAÇÃO E SATISFAÇÃO NOS CARGOS - VONTADE DE TRABALHAR A MELHOR COMUNICAÇÃO CONDUZ A UM MELHOR DESEMPENHO NOS CARGOS - TRABALHO EM EQUIPE

36 ORGANIZAÇÃO INFORMAL PADRÕES DE RELACIONAMENTO EXISTENTES NA ORGANIZAÇÃO E QUE NÃO ESTÃO PREVISTOS NO ORGANOGRAMA

37 CARACTERÍSTICAS CONCEDE STATUS A SEUS MEMBROS
SURGE POR COLABORAÇÃO ESPONTÂNEA OPOSIÇÃO À ORGANIZAÇÃO FORMAL

38 SUAS REAÇÕES E ATITUDES SÃO PADRONIZADAS
AS MUDANÇAS DE NÍVEL ORGANIZACIONAL LEVAM À ALTERAÇÕES NOS GRUPOS INFORMAIS TRANSCENDE A ORGANIZAÇÃO FORMAL ESTABELE PADRÕES DE DESEMPENHO PARA SEUS MEMBROS

39 ORIGENS DA ORGANIZAÇÃO INFORMAL
NECESSIDADE DE CONVIVÊNCIA COM OS DEMAIS SERES HUMANOS INTERESSE COMUM IMPOSIÇÃO ESTRUTURA FORMAL MOVIMENTAÇÃO DO PESSOAL TEMPO LIVRE - PERÍODO DE LAZER

40 APRECIAÇÃO CRÍTICA OPOSIÇÃO À TEORIA CLÁSSICA
CONCEPÇÃO INGÊNUA DO OPERÁRIO

41 LIMITOU SEU CAMPO EXPERIMENTAL AO CHÃO DE FÁBRICA
SUAS CONCLUSÕES FORAM PARCIAIS COM A ABORDAGEM DA ORGANIZAÇÃO INFORMAL ÊNFASE NOS GRUPOS INFORMAIS

42 OS CINCO COMPONENTES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM AÇÃO

43 AUTOCONHECIMENTO CAPACIDADE DE RECONHECER E COMPREENDER ESTADOS DE ESPÍRITO , EMOÇÕES , IMPULSOS , BEM COMO O EFEITO DESSES ASPECTOS SOBRE OUTRAS PESSOAS AUTOCONFIANÇA AUTO-AVALIAÇÃO REALISTA CAPACIDADE DE RIR DE SÍ MESMO

44 AUTOCONTROLE CAPACIDADE DE CONTROLAR OU REDIRECIONAR IMPULSOS E ESTADOS DE ESPÍRITO PERTURBADORES . PROPENSÃO A NÃO JULGAR E A PENSAR ANTES DE AGIR CONFIANÇA E INTEGRIDADE BEM-ESTAR NA AMBIGUIDADE ABERTURA A MUDANÇAS

45 AUTOMOTIVAÇÃO PAIXÃO PELO TRABALHO POR MOTIVOS QUE NÃO DINHEIRO OU STATUS . PROPENSÃO A PERSEGUIR OBJETIVOS COM ENERGIA E PERSISTÊNCIA FORTE IMPULSO PARA ALCANÇAR OBJETIVO OTIMISMO , MESMO DIANTE DO FRACASSO COMPROMETIMENTO COM A EMPRESA

46 EMPATIA CAPACIDADE DE COMPREENDER A CONSTITUIÇÃO EMOCIONAL DOS OUTROS HABILIDADE PARA TRATAR AS PESSOAS DE ACORDO COM SUAS REAÇÕES EMOCIONAIS HABILIDADE DE FORMAR RETER TALENTOS SENSIBILIDADE INTERCULTURAL ATENDIMENTO A CLIENTES

47 SOCIABILIDADE COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR RELACIONAMENTOS E CRIAR REDES CAPACIDADE DE ENCONTRAR PONTOS EM COMUM E CULTIVAR AFINIDADES EFICÁCIA PARA LIDERAR A MUDANÇA PERSUASÃO EXPERIÊNCIA CONSTRUIR EQUIPES LIDERANÇA

48 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO , Idalberto . Teoria Geral da
Administração . São Paulo , Makron Books , 1998 . SILVA , Reinaldo O. . Teorias da Administração . São Paulo : Pioneira Thomsom Learning ,

49 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIAVENATO , Idalberto . Administração Teoria , Processo e Prática . São Paulo : Makron Books , FARIA , José Carlos . Administração Introdução Ao Estudo . São Paulo : Pioneira , 1997 .

50 CARAVANTES Geraldo R. . Teoria Geral da
Administração Pensando & Fazendo . Rio Grande do Sul : AG Editora , MONTANA Patrick J. ,CHARNOV Bruce H. Administração . São Paulo : Editora Saraiva , 1998 .

51 ROBBINS , Stephen P. . Administração -
Mudanças e Perspectivas , .São Paulo : Editora Saraiva S A , STONER , James F. , FREEMAN , R. Edward , Administração , Rio de Janeiro : LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S. A. , 5 ª Ed. ,

52 GABOR , Andrea. Os Filósofos do Capitalismo
GABOR , Andrea . Os Filósofos do Capitalismo . Rio de Janeiro : Editora Campus , TIMES , Financial . Dominando Administração . São Paulo : Makron Books ,

53 VALE A PENA LER HEIFETZ , Ronald . Revista HSM
Management , Os Novos Desafios , Pag.60 , Ano 3 , maio-junho GOLEMAN Daniel . Revista HSM Management , Do Que é Feito Um Líder Pag.68 , Ano 3 , maio-junho


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