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Linguagem JavaScript Programação na Internet

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Apresentação em tema: "Linguagem JavaScript Programação na Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem JavaScript Programação na Internet
Secção de Programação - ISEL-DEETC-LEIC Luis Falcão - Nuno Datia –

2 Autores e contributos Autores Contributos Jorge Martins Carlos Guedes
Luís Falcão Paulo Pereira Pedro Félix

3 História da JavaScript
Desenvolvida por Brendan Eich da Netscape, como a linguagem de script para páginas no Netscape2 Versão Standard actual: ECMAScript - Edition 3 A linguagem JavaScript

4 A linguagem JavaScript
Tipos de dados Tipos Nome do tipo Descrição Primitivos Boolean Tipo lógico Number Floating point a 64 bit String Seq. de 0 ou mais caracteres Unicode. Strings literais são delimitadas por “” ou por ‘’ Objectos Tudo excepto os tipos primitivos são objectos Notas sobre o sistema de tipos: Não existe tipo inteiro Divisão entre dois números produz número real (fraccional) Não existe tipo para representar caracteres Um carácter é uma string de dimensão 1 A linguagem JavaScript

5 A linguagem JavaScript
Valores primitivos Tipos Nome do tipo Descrição Exemplo Number NaN Not a Number é o resultado de uma expressão com um operando que não pode ser convertido em valor numérico var a = NaN; var a = 10 / "x"; // a assume valor NaN Infinity Representação de um valor infinito var a = Infinity; var a = 10/ 0; // a assume valor Infinity Boolean true Valor lógico verdadeiro var b = true; false Valor lógico falso var b = false; undefined conteúdo de variáveis não iniciadas var a; // a assume valor Undefined null representa o não valor, ou seja a inexistência de valor associado a uma variável var a = null; // x tem um não valor, ou seja null A linguagem JavaScript

6 A linguagem JavaScript
Literais Literais são usados em JavaScript para representar valores. Chamam-se literais por que são colocados literalmente no texto do programa. Existem os seguintes literais: Números (Numbers) Ex: 42, 0xFFF, -345. Literais booleanos Ex: true, false. Literais floating-point Ex: , -3.1E12, .1e12, 2E-12 Cadeias de carácteres (strings) literais Ex: "one line \n another line" 'another string literal' Arrays literais Ex: ["French Roast", "Columbian", "Kona"] Ex: ["Lion", , "Angel"] Objectos literais apresentados mais tarde É possível omitir valores do array colocando vírgulas sem expressão associada. Essas posições do array ficam com o valor null A linguagem JavaScript

7 A linguagem JavaScript
var myHashtable = { }; var myHashtable = new Object(); Objectos Em JavaScript um objecto é um contentor de pares nome/valor, ou seja é uma hashtable Suporta duas formas de acesso para leitura e escrita de valores Subscript notation e dot notation Na dot notation é necessário que a chave seja um identificador válido em JavaScript // Afecta a variável 'myHashtable' com uma referência para uma nova hashtable var myHashtable = { }; // O mesmo que na linha anterior, mas com notação semelhante ao Java var myHashtable = new Object(); myHashtable["name"] = "Carlos Guedes"; // subscript notation myHashtable.salaCCISEL = 8; // dot notation var s = myHashtable["salaCCISEL"]; var n = myHashtable.name; // Sintaxe da instrução for para enumerar as "chaves" (propriedades) do objecto for(var n in myHashtable) { document.writeln("<p>" + n + ": " + myHashtable[n] + "</p>"); } A linguagem JavaScript

8 Objectos – notação literal
Outra forma de criar objectos é através da notação literal Forma compacta de criar objectos A descrição de um objecto é um conjunto de pares nome-valor separados por vírgula, dentro de chavetas. Os nomes podem ser identificadores ou strings seguidos de ':' (dois pontos). Devido a um erro na definição da linguagem, as palavras reservadas da linguagem não podem ser usadas na forma de identificadores, mas podem ser usados na forma de string. Os valores podem ser literais ou expressões de qualquer tipo. var myHashtable = { name : "Carlos Guedes", salaCCISEL : 8 }; return { event: event, op: event.type, to: event.srcElement, x: event.clientX + document.body.scrollLeft, y: event.clientY + document.body.scrollTop }; var emptyObject = { }; Os objectos literais são a base do formato JavaScript Object Notation (JSON) A linguagem JavaScript

9 A linguagem JavaScript
var arr1 = [ ]; var arr2 = new Array(); Arrays (1) São objectos, logo hash tables São esparsos e heterogéneos Não é necessário indicar a dimensão na construção Crescem automaticamente (como vectores em java ou ArrayList em .NET) Os valores são obtidos através de uma chave numérica (para as posições do array, para as restantes chaves é usada a notação normal dos objectos) A principal diferença relativamente aos objectos é a existência da propriedade length Tem um valor superior em 1 unidade ao maior índice atribuído Índices começam em 0 Não são tipificados Quando um novo item é adicionado a uma posição ‘n’ superior à maior existente, a propriedade length fica com o valor ‘n’+1 Suportam duas formas de criação: literal e comum para objectos A linguagem JavaScript

10 A linguagem JavaScript
Arrays (2) // Criação de arrays var myArray = []; // notação literal var myArray = new Array(); // notação de objecto var arrayWithSize = new Array(10); // O Array é iniciado 10 valores undefined // Notação literal var myList = ['oats', 'peas', 'beans', 'barley']; var month_lengths = [31, 28, 31, 30, 31, 30, 31, 31, 30, 31, 30, 31]; var slides = [ {url: 'slide0001.html', title: 'Looking Ahead'}, {url: 'slide0021.html', title: 'Summary', soccerClub: 'SLB'}, 5 ]; // Adição de um elemento por afectação myList[i + 6] = "SLB"; // Exemplo var diasDaSemana = [ "domingo", "segunda", "terça", "quarta", "quinta", "sexta", "sábado" ]; var dias = ""; for(var i = 0; i < diasDaSemana.length; ++i) dias += diasDaSemana[i] + "\n"; alert(dias); A linguagem JavaScript

11 A linguagem JavaScript
Funções (1) Funções em JavaScript são como as funções da linguagem C Na chamada a funções não é necessário passar todos os parâmetros indicados na definição da função Os parâmetros actuais em falta ficam com valor undefined Os parâmetros actuais adicionais estão acessíveis via array arguments Facilita a criação de funções com parâmetros opcionais Suportam a definição de funções internas Em JavaScript, as funções são “first class objects” Podem ser guardados em objectos e passados como parâmetros // Função de recebe qualquer número de argumentos function sum() { var total = 0; for (var i = 0; i < arguments.length; ++i) { total += arguments[i]; } return total; A linguagem JavaScript

12 A linguagem JavaScript
Funções (2) Existem três formas de definir funções operador function Operador prefixo que produz um objecto função O nome é opcional Útil para realizar funções recursivas Quando é omitido a função designa-se por função anónima Útil quando é necessário passar uma função como parâmetro (callbacks) function name (argumentList) block function visitInArray(arrayObject, observer) { for(var i = 0; i < arrayObject.length; ++i) { var elem = arrayObject[i]; if(typeof(elem) == "number") observer(elem); } visitInArray([1, 2, "3", 4, 5], function (x) { alert(x * x); }); Utilização de uma função anónima (function operator) A linguagem JavaScript

13 ! Esta forma não deve ser utilizada !
Funções (3) Instrução function Cria uma função, com determinado nome, no contexto actual É possível criar funções dentro de outras (ver mais em Closures) É uma forma compacta de utilização do function operator (com nome) Construtor de function Recebe strings com os argumentos e o corpo da função, retornado um objecto função Não é fácil definir o corpo da função em termos de uma string, principalmente quando este tem strings É ineficiente, pois é necessário ser compilada de cada vez que é utilizada function name (argumentList) block var name = function name (argumentlist) block ; new Function(strings...) ! Esta forma não deve ser utilizada ! A linguagem JavaScript

14 Objectos e a keyword this
Uma função é um objecto (logo, uma hashtable) Pode conter membros (propriedades) Pode conter os seus próprios dados Pode ter o papel de classe, de construtor e de contentora de métodos relacionados Pode ser membro de outro objecto (quando é membro de um objecto designa-se de método) Existe uma variável de nome this que contém a referência para o objecto usado para chamar a função Numa chamada “global”, this é uma referência para o Objecto Global foo.bar(); // em bar, this é foo do.re.mi.fa(); // em fa o objecto é do.re.mi function f1() { }; f1(); // em f1, this é o Objecto Global A linguagem JavaScript

15 A linguagem JavaScript
Funções Construtoras As funções usadas na iniciação de objectos são designadas de “Funções Construtoras” Numa chamada a uma função construtora, a sequência de chamadas é ligeiramente diferente de uma chamada normal É chamada com o operador prefixo new // Definição de um Ponto function Point(x,y1) { this.x = x; this.y = y1; this.add = function(p) { this.x += p.x; this.y += p.y; return this; } // Teste var p = new Point(2,3); var p1 = new Point(4,5); p.add(p1); // p.x = 6; p.y = 8; O operador new altera o significado de this na função. Nesta situação representa o objecto que foi criado O construtor do objecto deve iniciar (criar) os seus membros O construtor retorna implicitamente o novo objecto (this) a não ser que existe um return explicito Os objectos criados têm uma ligação (não acessível) directamente para o protótipo da função construtora (ver protótipos à frente) É convenção as funções construtoras terem um nome iniciado por maiúscula A linguagem JavaScript

16 Objectos e Funções construtoras nativas da linguagem
Função construtora F. Construtora Descrição Object Função construtora de objectos genéricos Function Função construtora de objectos função Array Função construtora de objectos array String Função construtora de objectos string Boolean Função construtora de objectos booleanos Number Função construtora de objectos numéricos Date Função construtora de objectos que representam um instante temporal com precisão até aos milissegundos RegExp Função construtora de objectos que representam expressões regulares Error Função construtora de objectos que representam erros Math X Objecto cujas propriedades são funções e constantes matemáticas A linguagem JavaScript

17 A linguagem JavaScript
Protótipos Os objectos função têm a propriedade prototype Quando uma função é usada como função construtora, os objectos construídos ficam com uma ligação implícita (não acessível programaticamente) para o protótipo da função construtora No acesso às propriedades de um objecto, se esta não for encontrada, é percorrida a cadeia de protótipos até ser encontrada, ou até a cadeia terminar (ver à frente) A utilização da cadeia de protótipos disponibiliza o mecanismo herança baseada em protótipos (objectivos semelhantes à herança das linguagens OO - ver à frente). É possível acrescentar novas propriedades aos protótipos das funções construtoras nativas A linguagem JavaScript

18 Diagrama de protótipos
Protótipo explícito Protótipo implícito function CF() { this.a = "aaa"; this.b = "bbb"; } CF.c = "ccc"; CF.prototype.foo = "foo"; var c1 = new CF(); var c2 = new CF(); var c3 = new CF(); CF CFprototype prototype prototype c “ccc” foo “foo” c1 constructor a “aaa” b “bbb” c2 constructor a “aaa” b “bbb” c3 constructor a “aaa” b “bbb” A linguagem JavaScript

19 Acesso às propriedades de um objecto
Acesso à propriedade p Object contains ‘p’? Yes No use prototype’s prototype object return ‘p’ value from object Object has a constructor? Yes Prototype object has a prototype? Yes No No return undefined A linguagem JavaScript

20 Herança em JavaScript InheritanceJavaScript.html
Herança baseada em protótipos Herança baseada em chamadas à cadeia de funções construtoras

21 Herança baseada em protótipos
// Definição da classe base function Base() { } Base.prototype.m1 = function () { alert("Base.m1"); } Base.prototype.m2 = function () { alert("Base.m2"); } // Definição da classe derivada function Derived() { } Derived.prototype = new Base(); Derived.prototype.m3 = function () { alert("Derived.m3"); } // Redefinição de um método com chamada ao método base Derived.prototype.m2 = function () { alert("Derived.m2"); this.constructor.prototype.m2(); } // Teste var o = new Derived(); o.m1(); o.m2(); o.m3(); A linguagem JavaScript

22 Herança baseada em chamada à cadeia de f. construtoras
function Base1() { this.m1 = function () { alert("Base1.m1"); } this.m2 = function () { alert("Base1.m2"); } } function Derived1() { //this.base = Base1; //this.base(); Base1.call(this); this.m3 = function () { alert("Derived1.m3"); } // Redifinição de m2 this.m2base = this.m2; this.m2 = function () { alert("Derived1.m2"); this.m2base(); var o = new Derived1(); o.m1(); o.m2(); o.m3(); A linguagem JavaScript

23 A linguagem JavaScript
Variáveis As variáveis são definidas com a instrução var Apenas existem 2 contextos para as variáveis Global Funções Quando definidas numa função, apenas são válidas nesse contexto Variáveis definidas numa função sem a utilização do prefixo var, assume-se que existe num contexto superior (possivelmente o do Objecto Global) Variáveis não iniciadas assumem o valor undefined Numa função, por cada chamada é criado um novo conjunto de variáveis com o contexto dessa função (suporte para chamadas recursivas) A linguagem JavaScript

24 A linguagem JavaScript
Closures Funções podem ser definidas dentro de outras funções As funções internas têm acesso às variáveis e parâmetros formais da função externa Se existir uma referência para uma função interna após a função externa terminar, todas as variáveis e parâmetros continuam a existir (mas apenas acessíveis no contexto da função interna) Podem ser usados na criação de membros privados na função construtora function Demo(x) { var a = x + 1; this.m1 = function () { alert(a + "," + x); } var d1 = new Demo(5); var d2 = new Demo(8); d1.m1(); // alerts 6,5 d2.m1(); // alerts 9,8 A linguagem JavaScript

25 A linguagem JavaScript
Retorno de uma função Todas as funções retornam um valor (não existe tipo void) O valor de retorno por omissão é: undefined – chamada normal a funções this – funções construtoras A linguagem JavaScript

26 A linguagem JavaScript
Instruções Tipo de instrução Instrução Notas Condicional if ... [else] switch ... case ... Default As labels podem ser expressões e strings (não necessitam de ser constantes) Ciclos while A expressão da condição é convertida para bool (ver regras à frente) for do ... while continue Quebra de fluxo break return Excepções try ... catch throw Expressão As expressões são instruções quando terminadas por “;” Variáveis var Composta { ... } A linguagem JavaScript

27 Tabela de operadores e prioridade
Descrição . [] () Acesso a propriedades, indexação, chamadas a funções e sub-expressões ++ — - ~ ! new delete typeof Operadores unários e criação de objectos * / % Multiplicação, divisão, divisão módulo + - Adição, subtracção, concatenação de strings << >> >>> Deslocação de Bit < <= > >= instanceof Menor, menor ou igual, maior, maior ou igual, instanceof == != === !== Igualdade, desigualdade, igualdade estrita, e desigualdade estrita & AND bit a bit ^ XOR bit a bit | OR bit a bit && AND lógico || OR lógico ? : Operador condicional (ternário) + _ A linguagem JavaScript

28 A linguagem JavaScript
Conversão para bool Sempre que há uma conversão para booleano (explícita ou implícita): Valor lógico false false, null, undefined, “”, 0 Valor lógico true restantes A linguagem JavaScript

29 Notas sobre operadores
Usado na adição e concatenação de strings Se um dos operandos são strings, faz concatenação depois de converter o outro operando para string Pode ser usado como operador prefixo para converter uma string para número Ex.º: +"1" Operador && (And lógico) Usado em expressões de guarda Ex.º: var value = p && p.name; Operador || (Or lógico) Usado para atribuir valores por omissão Ex.º: var value = v || 10; A linguagem JavaScript

30 Operador typeof: informação sobre o tipo de dados
O operador typeof retorna uma string de acordo com o tipo do operando Sintaxe: var tipoDoOperador = typeof(operador); Object 'object' Array Function 'function' String 'string' Number 'number' Boolean 'boolean' null undefined 'undefined' Atenção ! Atenção ! A linguagem JavaScript

31 A linguagem JavaScript
Palavras Reservadas abstract boolean break byte case catch char class const continue debugger default delete do double else enum export extends false final finally float for function goto if implements import in instanceof int interface long native new null package private protected public return short static super switch synchronized this throw throws transient true try typeof var volatile void while with Legenda: Usadas na linguagem reservadas, não usadas na linguagem A linguagem JavaScript

32 A linguagem JavaScript
Referências Douglas Crockford: “A Survey of the JavaScript Programming Language” Versão Standard actual: ECMAScript - Edition 3 Referências Online: MSDN” Flanagan, David, “JavaScript: The definitive guide”, O'Reilly Media; 5 edition, 2006 A linguagem JavaScript


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