A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL
CAPÍTULO 2: OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL Géografo Aziz Ab’Saber (Falecido no dia 16 de março deste ano)

2 Os domínios morfoclimáticos no Brasil
Foram definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Saber a partir das características do clima, do relevo e da vegetação, específicas do território brasileiro. As paisagens naturais de cada região apresentam características diferentes devido à sua localização geográfica, altitude e distância dos oceanos.

3 Por isso, para entendermos cada um dos domínios morfoclimáticos existentes no Brasil é necessário entendermos as principais características do relevo, do clima, da hidrografia e da vegetação presentes em nosso território. Vamos começar pelo relevo?!

4 1- Estrutura geológica e relevo
Estruturas geológicas, são formadas por rochas e outros materiais que modelam o relevo: escudos cristalinos- formados por rochas magmáticas ou metamórficas, exemplos: Escudo das Guianas (ao norte da Bacia Amazônica) e Escudo Brasileiro (na parte central do país); bacias sedimentares- formadas pela deposição de sedimentos que preencheram áreas mais baixas, exemplos: a do Pantanal e a Amazônica.

5 Exemplo: Bacia sedimentar Amazônica, Escudo das Guianas e Escudo Sul-Amazônico

6 b) Relevo Planaltos: são superfícies irregulares (serras e morros) onde o processo de erosão é maior que o de sedimentação (superior a 200 m); Depressões: são superfícies bastante erodidas e mais planas onde predomina o processo de erosão (entre e 500 m); Planícies: são áreas mais baixas que recebem sedimentos trazidos pelos rios e mares onde predomina o processo de sedimentação (inferior a 100 m).

7 Eventos relacionados à formação do relevo brasileiro:
Registros da existência de um mar interior; Avanço e retrocesso do mar no continente; Dobramentos e falhamentos de blocos rochosos; Períodos frios com ocorrência de geleiras.

8 Falhamento Dobramento


Carregar ppt "OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google