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Política Nacional de Humanização

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Apresentação em tema: "Política Nacional de Humanização"— Transcrição da apresentação:

1 Política Nacional de Humanização
Dispositivos da PNH ► Acolhimento com Classificação de Risco

2 Política Nacional de Humanização
Conceito de Acolhimento Recepção do usuário, desde sua chegada, responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo suas queixas, permitindo que ele expresse suas preocupações e angústias. Assumir no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e pactuar respostas mais adequadas aos usuários..

3 Política Nacional de Humanização
• Assim, colocar em ação o Acolhimento como diretriz operacional, requer uma nova atitude de mudança no fazer em saúde.

4 Política Nacional de Humanização
Acolhimento pressupõe • mudança na relação profissional de saúde/usuário a partir de parâmetros éticos, humanitários e de solidariedade. • reconhecer o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde. • uma ação que ocorre em todos os locais e etapas da atenção em saúde.

5 Política Nacional de Humanização
Acolhimento NÃO • é triagem administrativa que pressupõe exclusão; • não se reduz à recepção administrativa e ambiente confortável; • é simples “repasse de problemas”, encaminhamentos para outros serviços de saúde.

6 Política Nacional de Humanização
• Acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética. • Não é uma etapa do processo.

7 Política Nacional de Humanização
Acolhimento • Implica prestar um atendimento com resolutividade e responsabilização, e, quando for o caso, orientar o paciente e a família em relação a outros serviços de saúde para continuidade da assistência, estabelecendo articulações com estes serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos.

8 Política Nacional de Humanização
Classificação de risco • Mudança na lógica do atendimento, permitindo que o critério de priorização da atenção seja o agravo à saúde e/ou grau de sofrimento e não mais a ordem de chegada (burocrática). • Realizada por profissional da saúde, utilizando protocolos técnicos, identifica os pacientes que necessitam de tratamento imediato, considerando o potencial de risco, agravo a saúde ou o grau de sofrimento e, de forma ágil, providencia o atendimento adequado a cada caso.

9 Política Nacional de Humanização
Classificação de risco: Vermelho – Emergência - prioridade zero Amarelo – Urgência - prioridade 1 Verde – Condições agudas - prioridade 2 (Urgência relativa) Azul – Não urgência - prioridade 3

10 Política Nacional de Humanização
Fátima da Silva Alves Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização


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