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UNIDADE 3 A filosofia na história
FILOSOFAR UNIDADE 3 A filosofia na história
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DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM
Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? O que seus personagens podem representar? É possível estabelecer uma relação entre essa imagem e a história da filosofia? Vamos investigar tudo isso. Comecemos pelo seguinte tema...
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Capítulo 11 Pensamento pré-socrático
FILOSOFAR Capítulo 11 Pensamento pré-socrático
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Você já ouviu essas palavras? Sabe o que elas significam?
CONCEITOS-CHAVE Você já ouviu essas palavras? Sabe o que elas significam? mito arché razão ser pólis devir
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DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM
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DIALOGANDO SOBRE A IMAGEM
Observe esta imagem e responda: Qual é o nome desta obra? Quem é seu autor? Em que ano foi feita? Que mensagem seus personagens parecem transmitir? O que significa o Sol para você? Para você, faz sentido saudar o nascer do Sol? Esses dados ajudam na leitura da imagem. Eles podem indicar: 1. o tema e as intenções do autor; 2. o contexto (a vida e os motivos do autor; o que ocorria no mundo que possa estar refletido nessa obra etc. ).
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A PASSAGEM DO MITO AO LOGOS
Leia o boxe A saga de Édipo e responda: Você conhecia o mito de Édipo? Conhece outros mitos gregos? Quais? Leia agora o texto Sobre Tales e responda: Como o modo de pensar mítico se diferencia do modo de pensar filosófico?
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forma de organização política e social DEBATE EM PRAÇA PÚBLICA
PÓLIS E RAZÃO para o SABER MÍTICO (alegórico) SABER RACIONAL (logos) representa a passagem do que está ligado ao NASCIMENTO DA FILOSOFIA desenvolvimento de um raciocínio mais consistente e convincente GRÉCIA (VII e VI a.C.) ocorre na no contexto da é o ambiente propício para o PÓLIS que promoveria o é uma forma de organização política e social DEBATE EM PRAÇA PÚBLICA caracterizada pelo
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GRÉCIA ANTIGA Demócrito Parmênides Zenão Heráclito Pitágoras
Anaximandro Tales Anaxímenes Empédocles
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OS PENSADORES DE MILETO
Princípio substancial ou substância primordial Explicação racional e sistemática sobre as características do universo ARCHÉ COSMOLOGIA Anaximandro Tales Anaxímenes procuravam desenvolver uma buscavam a Primeiros filósofos
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A água é importante para a vida no planeta? De que forma?
TALES DE MILETO (c a.C.) Arché: água Tentou explicar pela primeira vez a multiplicidade da realidade de maneira sintética e simples, empregando um elemento natural. Elaborou a primeira concepção monista da filosofia. A água é importante para a vida no planeta? De que forma?
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ANAXIMANDRO DE MILETO Arché: o ápeiron
(c a.C.) Arché: o ápeiron Tentou encontrar a arché observando pares de contrários que se “devoram entre si” no mundo natural. Concluiu que a arché era o “indeterminado”, o “infinito” no tempo, em grego, o ápeiron.
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ANAXÍMENES DE MILETO Arché: ar
(c a.C.) Arché: ar Recusou e sintetizou as filosofias de Tales e de Anaximandro. Defendeu que o ar seria uma substância mais sutil do que a água e seria, ao mesmo tempo, infinito e ilimitado.
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O pensamento de Pitágoras pode ser relacionado com a ciência moderna?
PITÁGORAS DE SAMOS (c a.C.) Arché: estrutura numérica da realidade Defendeu a tese de que todas as coisas são números. Introduziu na filosofia um elemento mais formal para explicar a realidade. O pensamento de Pitágoras pode ser relacionado com a ciência moderna?
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HERÁCLITO DE ÉFESO Arché: fogo
(c. 535 – 475 a.C.) Arché: fogo Afirmou que o ser é o vir a ser (devir). Concluiu que a realidade é o eterno fluir das coisas Daí a frase: “Não podes descer duas vezes no mesmo rio porque novas águas correm”. É considerado fundador do mobilismo e representante do pensamento dialético. Observe sua experiência cotidiana. Você considera sua vida um fluxo permanente de situações?
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PARMÊNIDES DE ELEIA (c a.C.) Buscou a essência da realidade (arché) não pela via dos sentidos, mas pelo caminho da razão. Concluiu que: o ser é e o não ser não é. Com isso, expôs o princípio de identidade e de não contradição. Foi um dos primeiros a refletir sobre lógica e ontologia.
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ZENÃO DE ELEIA Foi discípulo de Parmênides.
(c a.C.) Foi discípulo de Parmênides. Elaborou argumentos para demonstrar que a noção de movimento era contraditória. Ficou conhecido pelo paradoxo da corrida de Áquiles com uma tartaruga.
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EMPÉDOCLES DE ACRAGAS Arché: os quatro elementos
(c a.C.) Arché: os quatro elementos Procurou conciliar o pensamento de Parmênides e Heráclito. Defendeu que a arché de todas as coisas eram os quatro elementos (fogo, terra, água e ar). É considerado pluralista.
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DEMÓCRITO DE ABDERA Arché: o átomo
(c a.C.) Arché: o átomo Propôs que os átomos eram partículas invisíveis e indivisíveis. É considerado pluralista, porque os átomos seriam infinitos em número e figura. Defende também a existência do vazio, que seria o não ser.
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EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA
Observe a obra A noite estrelada, de Vicent van Gogh. Leia o texto Sobre Heráclito. Em seguida, procure relacionar essa obra de Van Gogh com a concepção de Heráclito acerca da realidade.
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Créditos das imagens Slides 1 e 2: Detalhe de Os três filósofos ( ) – Giorgione (Vienne Kunsthistorisches Museum, Viena, Áustria). GIORGIO DA CASTELFRANCO (GIORGIONE)/LUISA RICCIARINI/LEEMAGE Slides 3, 4 e 6: Detalhe de Pitagóricos saudando o nascer do Sol (1869) – Fyodor Bronnikov, óleo sobre tela (State Tretyakov Gallery, Moscou, Rússia). FYODOR ANDREYEVICH BRONNIKOV/DIOMEDIA Slide 5: Pitagóricos saudando o nascer do Sol (1869) – Fyodor Bronnikov, óleo sobre tela (State Tretyakov Gallery, Moscou, Rússia). FYODOR ANDREYEVICH BRONNIKOV/DIOMEDIA Slide 7: Édipo e a Esfinge (1864) – Gustave Moreau (Coleção particular). SAMMLUNG RAUCH/PLATINUM/LATINSTOCK Slide 9: Mapa elaborado com base em: ALBUQUERQUE, Manoel Mauricio de et al. Atlas histórico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: FAE, p. 87. MARIO YOSHIDA; SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK (Empédocles); THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE (Demócrito); THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE (Parmênides); UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE/GETTY IMAGES (Heráclito); PRINT COLLECTOR/DIOMEDIA (Pitágoras); ALBUM/PRISMA/LATINSTOCK (Anaximandro); RESEARCHES/DIOMEDIA (Tales) Slide 10 (Da esquerda para a direita): RESEARCHES/DIOMEDIA; Detalhe de Escola de Atenas ( ) – Rafael. MUSEUS E GALERIAS DO VATICANO; ULLSTEIN BILD – AISA Slide 11: RESEARCHES/DIOMEDIA Slide 12: ALBUM/PRISMA/LATINSTOCK Slide 13: ULLSTEIN BILD – AISA Slide 14: PRINT COLLECTOR/DIOMEDIA Slide 15: UNIVERSAL HISTORY ARCHIVE/GETTY IMAGES Slide 16: THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 17 (Da esquerda para a direita): RICARDO MONTANARI; DIOMEDIA Slide 18: SCIENCE PHOTO LIBRARY/LATINSTOCK Slide 19: THE BRIDGEMAN LIBRARY/GRUPO KEYSTONE Slide 20: Vincent van Gogh. A Noite Estrelada, (Museu de Arte Moderna, Nova York, Estados Unidos)
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