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VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

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Apresentação em tema: "VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL"— Transcrição da apresentação:

1 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL
DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE

2 META PARA O STIP- CE QUADRO ATUAL AÇÕES GOVERNAMENTAIS
VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE META PARA O STIP- CE QUADRO ATUAL AÇÕES GOVERNAMENTAIS

3 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE META PARA O STIP-CE Dotar o Estado do Ceará de um serviço regular de transporte intermunicipal de passageiros, que garanta aos seus usuários níveis adequados de mobilidade, acessibilidade, segurança, conforto, em um contexto tarifário socialmente justo.

4 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE QUADRO ATUAL São realizados ano 40 milhões de deslocamentos intermunicipais de passageiros no Ceará. Deste total, cerca de 1/3 dos deslocamentos utilizam o sistema regular por ônibus.

5 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE O sistema regular por ônibus transporta 4,4 milhões de passageiros nas suas linhas radiais (32%), 3,9 milhões nas linhas regionais (28%) e 5,5 milhões nas ligações internas ao CRAJUBAR (40%) - Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha - totalizando 13,8 milhões de passageiros ano equivalente à 270 mil por semana.

6 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE A taxa de mobilidade intermunicipal dos cearenses experimentou uma redução de 10% caindo de 1,9 viagens anuais/hab (1997) para cerca 1,7 viagens anuais/hab (2004). A fatia do transporte clandestino cresceu cresceu de ½ do total de deslocamentos (1997) para quase 2/3 dos deslocamentos (2004).

7 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE No sub-sistema regional, a participação do clandestino cresceu de 50% (1997) para mais de 70% (2004). Na região do CRAJUBAR são transportados anualmente 6,8 milhões de passageiros nas ligações entre os quatro municípios da região, o que corresponde a 20% do total dos deslocamentos regionais.

8 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE

9 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE Em termos de acessibilidade estima-se que cerca de um milhão de pessoas, ou seja, algo em torno de 13% da população total do Ceará, não tem acesso direto à rede de transportes, necessita de um deslocamento médio superior a 3Km para acessar as linhas regulares do STIP-CE.

10 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE No que tange o acesso à malha viária identifica-se que aproximadamente 480 mil pessoas (6,5% da população do Estado) necessitam de um deslocamento médio superior a 1Km. A qualidade do transporte regular è questionável, bem como o serviço não atende todos os segmentos do mercado.

11 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE Estima-se que o custo das viagens intermunicipais no âmbito do STIP-CE, representa cerca de 21% da renda média per capita da população usuária (estimada em R$ 480,00). A remuneração dos serviços é realizada em função de planilha de custos mais lucro fixado pelo poder público.

12 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE As permissões são de prazos indeterminados para o regular complementar e de quatro anos para o regular interurbano (podendo ser renovado por mais três anos). O regulamento estadual prevê três diretrizes regulatórias: ausência de exclusividade, liberdade de escolha do usuário e competitividade.

13 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE AÇÕES GOVERNAMENTAIS Com o objetivo de discutir a situação do transporte intermunicipal de passageiros e colher propostas dos diversos agentes envolvidos foram realizados sete Fóruns no Estado.

14 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE Participaram dos Fóruns: Usuários, Empresários de Ônibus, Cooperativas de Operadores Alternativo Legalizados, Operadores de Alternativo Clandestinos, Sindicatos, Associações, Ministério Público, Prefeituras, Governo do Estado, Clubes de Serviços, ONGS e OCIPS.

15 Conclusões obtidas da realização dos Fóruns:
VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE Conclusões obtidas da realização dos Fóruns: Implementar uma fiscalização eficiente e criteriosa com o reaparelhamento da mesma; Adoção de um plano de transporte público que contemple a visão abrangente de uma rede física integrada pelos diversos modais, planejamento operacional, institucional e tarifário; Diminuição da carga tributária com desoneração da tarifa.

16 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE Foi realizada pesquisa quantitativa acerca do sistema de transporte intermunicipal de passageiros nas regiões do Estado: Região Metropolitana de Fortaleza, Litoral Oeste, Sobral/biapaba, Sertão Central/Inhamuns, Litoral Leste/Baturité e Centro Sul/Cariri.

17 Informação gerencial;
VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE Adoção por parte do DERT - Departamento de Edificações, Rodovias e Transportes através da Coordenadoria de Transportes à implementação dos sistemas: Informação gerencial; Monitoração e avaliação de desempenho do sistema; Informação ao usuário.

18 VISÃO E PERSPECTIVAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE INTERMUNICIPAL DE PASSAGEIROS DO ESTADO DO CEARÁ - STIP - CE Execução do Plano Operacional de Fiscalização Conjunta “Transporte Seguro” através do DERT, DETRAN, CPRV e Polícia Rodoviária Federal nas BR´s e CE´s. Encaminhamento a ser feito pelo Governo do Estado à Assembléia Legislativa de um projeto de lei expressando o novo modelo do STIP-CE e o cronograma das ações até a realização das licitações do sistema.


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