A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise e totalitarismo nos anos 1920 e 1930

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise e totalitarismo nos anos 1920 e 1930"— Transcrição da apresentação:

1 Crise e totalitarismo nos anos 1920 e 1930
Cap 6 – Thaís GS – 9º ano

2 Fim da 1º Guerra Mundial = EUA bombando!
Economia americana alta, povo gasta mais dinheiro. Há mais investimento na Bolsa. Lucros de um dia para o outro. Pessoas pegavam empréstimo no banco para comprar ações e pagava a dívida com os lucros. Enquanto o rico enriquecia, o pobre empobrecia. Extra:

3 Muito se produzia… Se formava a Super-Produção (estoques). Isso não é bom, pois abaixa o preço! META: diminuir a produção = DEMISSÕES

4 1) Com as demissões, as pessoas passaram a comprar menos.
Países que estavam destruídos com a guerras e compravam dos EUA, já estão melhor e voltam a funcionar e compram menos dos EUA. CONSEQUÊNCIA: A economia americana desacelera e as pessoas desfazem suas ações. RESULTADO: Muitas ações no mercado para pouco comprador… Valor delas CAI MUITO! Conhecido como “quinta-feira negra” ou crack da bolsa de valores de Nova York.

5 24 de outubro de 1929 (CRISE DE 29)
Fortunas foram perdidas em poucas horas. Pessoas que fizeram empréstimos com os bancos não conseguiam mais pagar. Gerou desemprego e mais super-produção Pessoas perderam suas casas e terras pro banco. Vagavam pelas ruas implorando emprego. Muitos se suicidaram.

6

7 Anos 1929 e 1930 Queda da Bolsa de Nova York afeta o mundo:
Brasil não tem mais quem compre o café. Desvaloriza o café no Brasil. Países europeus deviam dinheiro aos Estados Unidos depois da guerra. Com a crise, o EUA começa a cobrar eles. Alemanha, já arruinada com a guerra, agora sofre um golpe na economia tendo que pagar a dívida até então esquecida.

8 Anos difíceis até… Em 1932 o povo vota em Franklin Roosevelt para presidente. Ele lançou o New Deal (Novo Acordo) – destinou 4 bilhões de dólares para executar obras públicas = gera emprego! Controle financeiro total. Oferecer dinheiro para produzir menos, melhorando o preço. 1940 – EUA alcançou novamente o posto de líder mundial.

9

10 Governos Totalitários na Europa

11 Fascismo Italiano Fascismo = Fascio (feixe, união) Benito Mussolini
Durante a 1º Guerra, a Itália não conseguiu nenhum benefício. Só sofreu perda e o desemprego era enorme. Revoltas trabalhistas (Ricos temiam o socialismo como na URSS)

12 Fascistas afirmam que somente um partido forte, que colocasse ordem poderia transformar a Itália em um país forte! Passa a atacar os comunistas e socialistas. Agem com violência com os partidos de esquerda sem nenhuma punição. MARCHA SOBRE ROMA (1922): Mussolini convence o rei de fazer uma marcha fascista sob sua liderança e invadir a capital italiana. Rei percebe que com essa influência, é melhor colocar ele no governo como 1º ministro.

13

14 Expansão italiana será um dos motivos para a 2º Guerra Mundial
Mussolini apoia a classe alta e começa um governo autoritário, sem liberdade de imprensa e com punição aos contrários de seus ideias. Em 1929, dá o Vaticano para a Igreja Católica, conseguindo assim um grande alido, a Igreja. Aplica a educação (escolas) fascista e controladas. Nacionalismo forte desde o berço. Expansão italiana será um dos motivos para a 2º Guerra Mundial

15 Nazismo Alemão As ideias de racismo e totalitarismo não eram novidade para os alemãos. Desde o começo da história do país deles, possuem um forte discurso autoritário e defendem a existência de uma raça pura: Ariana… eles! Não são movidos por economia e sim por raça. Crise financeira na Alemanha gera protestos e deixa o país vulnerável ao comunismo. Partidos dos Trabalhadores não tinha moral até surgir Adolf Hitler e mudar o nome do partido para NSDAP – os Nazistas.

16 A Alemanha era governado por Weimar e Hitler não gostava dele
A Alemanha era governado por Weimar e Hitler não gostava dele. Em 1923, tentou dar um golpe de Estado, não foi teve êxito e foi preso. Ficou nessas condições até 1924 – escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta). Quando chegou em 1929 e EUA entra em crise, arrasta a Alemanha junto. As pessoas começam a ouvir o discurso de Hitler prometendo tirar a Alemanha da crise, com propagandas de pessoas uniformizadas em grandes desfiles com as suásticas.

17

18

19 Hitler é escolhido Chanceler (1º ministro) da Alemanha em 1933.
1 mês depois, a Assembleia Constituinte foi incendiada e Hilter colocou a culpa nos comunistas. Anulou a constituição e criou outra com um governo extremamente forte e autoritário. Sindicatos foram fechados e os simpatizantes do socialismo foram reprimidos. Em 1934 o idoso presidente morre e Hitler assume como Führer (Líder). Era o começo do Terceiro Reich alemão.

20 ECONOMIA: Hitler se negou a pagar as dívidas impostas pelo Tratado de Versalhes e canalizou o dinheiro para obras públicas e industrialização. Diminuição de desempregos = Führer popular Gestapo e SS – polícia que vigiava e punia quem era contra o governo. Racismo e Antissemitismo – Influenciado pelo Darwinismo Social, ou seja, havia uma luta pela sobrevivência e o mais forte estava destinado a vencer.

21 Expansão Alemã será um dos motivos da 2º Guerra Mundial
Para ele, os alemães eram os fundadores da raça branca = arianos puros Judeus seriam responsáveis pela ganância, pelas desigualdades e até mesmo pela ameaça comunista. Se havia desemprego a culpa era do judeu. Em 1934 – Antissemitismo vira LEI. Em 1935 – Lei de Nuremberg – Proibições para os judeus = Holocausto (Cap 8) Expansão Alemã será um dos motivos da 2º Guerra Mundial

22

23

24

25 LEGENDA

26

27 Totalitarismo na Espanha
1936 a 1939 houve guerra civil na Espanha. Culpa da Guerra foi que Napoleão saiu da Espanha e o país ficou uma bagunça depois.

28 (Pré- Guerra Civil) Havia 2 grupos rivais:
FALANGE FRENTE POPULAR Apoiada pela burguesia Pela Igreja Católica Militares Características de direita e nacionalistas Recebia apoio dos grupos separatistas e esquerdistas Características socialistas e anarquistas

29 Nas eleições: Frente Popular sobe ao poder em um clima de tensão.
Em seguida ocorre ondas de violência, incêndios, greves e etc... Tropas de Francisco Franco invadem a Espanha e várias repartições militares se revoltaram. Começo da GUERRA CIVIL.

30 Francisco Franco foi um militar, chefe de Estado e ditador espanhol
Francisco Franco foi um militar, chefe de Estado e ditador espanhol. Conhecido como "Generalíssimo", Francisco Franco ou simplesmente Franco, integrou o golpe de Estado na Espanha em julho de 1936 contra o governo da Segunda República, que deu início a Guerra Civil Espanhola. 

31 Resultado é a vitória da Falange que estabelece um governo ditatorial, com elementos fascistas. Ficou no poder 35 anos. Teve apoio dos nazistas e da Itália Bombardeio da cidade de Guernica.

32

33 Fazer exercícios do capítulo 6
TODO o CAPÍTULO! Sem “Ahhhhh professora… mimimi…”


Carregar ppt "Crise e totalitarismo nos anos 1920 e 1930"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google