A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRUPAMENTOS SOCIAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRUPAMENTOS SOCIAIS."— Transcrição da apresentação:

1 AGRUPAMENTOS SOCIAIS

2 GRUPO SOCIAL José Bleger – um grupo é um conjunto de pessoas que entram em interação entre si, porém, além disso, o grupo é fundamentalmente, uma sociabilidade estabelecida. Jean Paul Satre – enquanto não se estabelece a interação não existe grupo, mas somente uma serialidade, em que cada individuo é equivalente ao outro e todos constituem um número de pessoas equiparáveis e sem distinção entre si. Para a sociologia é toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela interação.

3 CARACTERISTICAS DOS GRUPOS SOCIAIS
Pluralidade de indivíduos Interação social Organização Objetividade e exterioridade Consciência grupal ou sentimento de nós continuidade

4 TIPOS DE GRUPOS SOCIAIS
Grupos Primários – predominam os contatos primários. Grupos Secundários – grupos mais complexos e predominam os contatos secundários. Grupos Intermediários – alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais.

5 AGREGADOS SOCIAIS É uma reunião de pessoas com fraco sentimento grupal e frouxamente aglomerados. Não é organizado e as pessoas são relativamente anônimos. Multidão – um grupo de pessoas anonimas, com baixa organização, indiferença, que mantém proximidade física mantendo objetivos comuns. Público – é um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos, sendo espontâneo e amorfo, não se baseia no contato físico, ma na comunicação recebida pelos diversos meios de comunicação. Massa – pessoas que de forma mais ou menos passiva recebem opiniões formadas, vinculada pelos meios de comunicação de massa.

6 MECANISMO DE SUSTENTAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS
São forças que mantém os grupos sociais; Liderança – é a ação exercida por um líder, que pode ser institucional que deriva da autoridade de uma pessoa tem em virtude da posição social ou do cargo que ocupa, ou pessoal que se origina das qualidades pessoais do líder Normas e sanções sociais – regras de conduta que orientam e controlam o comportamento das pessoas, indicando o que é permitido e o que é proibido. Toda norma corresponde a uma sanção social que pode ser reprovativa ou aprovativa.

7 MECANISMO DE SUSTENTAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS
Símbolos – é algo cujo valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Os símbolos são convenções. A linguagem é um conjunto de símbolos sendo uma importante forma de expressão simbólica. Valores sociais – as idéias, as opiniões, os objetos não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados

8 SISTEMA DE STATUS E PAPEIS
A posição ocupada pelo indivíduo no grupo social denomina-se status social. O status implica direitos, deveres, prestígios, conforme o valor social conferido a cada posição. O status pode ser atribuído que não é escolhido voluntariamente ou adquirido em função das qualidades pessoais do indivíduo.

9 O PAPEL SOCIAL É o comportamento que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social. Status e papel são coisas inseparáveis e os distinguimos para fins de estudo.


Carregar ppt "AGRUPAMENTOS SOCIAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google