A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra
Prof. Dr. Dakir Larara M. Da Silva dakirlarara.wordpress.com

2 Tópicos da Aula Alguns dados sobre o Planeta Terra
Localização na superfície do globo Principais movimentos Terra/Sol Estações do Ano Noções de Climatologia

3 Alguns dados sobre o Planeta Terra

4 Alguns dados sobre o Planeta Terra
Diâmetro Equatorial: ,28 km (Raio – km) Diâmetro Polar: ,5 km (Raio – km) Valores adotados em 1976 pela União Astronômica Internacional (UAI) e pela União de Geodésia e Geofísica Internacional (UGGI) após medições com equipamentos modernos. Circunferência da Terra – calculada pela primeira vez por Eratóstenes no Século III a. C. a partir de princípios trigonométricos. Chegou ao incrível valor de km com um erro de menos de 1% apenas!!!

5 Alguns dados sobre o Planeta Terra
Circunferência real: Equatorial– km Polar – km Formato Real do Planeta:

6 Alguns dados sobre o Planeta Terra
Designações/Nomenclaturas do formato da Terra para fins de cálculos geodésicos e cartográficos: ESFERÓIDE OBLATO, ELIPSÓIDE DE REVOLUÇÃO, GEÓIDE etc.

7 Localização na Superfície do Globo
Latitude (φ), Longitude (λ), e Altitude (z)

8 Localização na Superfície do Globo
Latitude (φ), Longitude (λ), e Altitude (z)

9 Localização na Superfície do Globo
Latitude (φ), Longitude (λ), e Altitude (z)

10

11 Localização na Superfície do Globo
Zonas de Latitudes

12 Localização na Superfície do Globo
Altitude Vs. Altura

13 Principais Movimentos Terra/Sol

14 Principais Movimentos Terra/Sol
Rotação

15 Principais Movimentos Terra/Sol
Translação

16 Estações do Ano e a Translação
Relações Terra/Sol

17 Causas e Conseqüências
Estações do Ano Causas e Conseqüências A verdadeira causa das estações do ano é o fato da Terra transladar o Sol com seu eixo de rotação inclinado em relação ao seu plano de órbita. Esta inclinação de 23,5º faz com que um dos hemisférios (norte ou sul) fique mais direcionado em relação a nossa estrela, o que caracteriza a data da entrada do período do VERÃO!! Nesta mesma data, só que no hemisfério contrário, teremos a entrada do período do INVERNO!!!

18 Causas e Conseqüências
Estações do Ano Causas e Conseqüências Como conseqüências temos a sucessão de diferentes tipos tempo, os quais estão vinculados e associados às mais variadas tipologias climáticas do globo; A variação da insolação (quantidade de energia solar) que chega até a superfície está intimamente ligada às estações do ano;

19 Causas e Conseqüências
Estações do Ano Causas e Conseqüências Ao Sul do Trópico de Capricórnio, tal como em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, a parte mais alta de todas as trajetórias aparentes do Sol passam pelo Norte. A altura do Sol, ao meio-dia solar, é menor no inverno e maior no verão. Na primavera e no outono, a altura do Sol é a mesma e fica no meio da altura máxima do verão e da altura mínima do inverno.

20 Causas e Conseqüências
Estações do Ano Causas e Conseqüências O Sol se localiza sempre ao Norte e a sombra da haste sempre ao Sul, em qualquer dia do ano, ao meio-dia solar. O Sol nunca passa pelo zênite e, conseqüentemente, a haste vertical sempre projeta sombra. Em locais muito próximos do Trópico de Capricórnio, tal como em Curitiba, a sombra fica muito próxima da haste no dia do início do verão, ao meio-dia solar.

21 Noções de Climatologia

22 Noções de Climatologia
Conceito de Clima e Tempo Fatores e Elementos do Clima Composição da atmosfera terrestre Propriedades do ar atmosférico Camadas atmosféricas e seus critérios Noções de circulação atmosférica

23 Noções de Climatologia Geográfica
Conceito de Clima e Tempo CLIMA - é a série de estados atmosféricos sobre um determinado lugar em sua sucessão habitual. (Sob a ótica da Climatologia Geográfica) TEMPO ATMOSFÉRICO – esses estados caracterizam-se pelo comportamento de suas propriedades dinâmicas e estáticas da coluna atmosférica, tais como: pressão atmosférica, temperatura, umidade, precipitação, insolação, nebulosidade, velocidade e direção do vento, material particulado em suspensão, etc. Chamamos estas variáveis de ELEMENTOS DO CLIMA, os quais demonstram as condições momentâneas e transitórias da atmosfera em um dado local. Outra definição de CLIMA – é o conjunto dos fenômenos meteorológicos que caracterizam a condição média da atmosfera em cada lugar da terra. (Sob a ótica da Meteorologia)

24 Noções de Climatologia Geográfica
Fatores e Elementos do Clima Fatores do Clima (de ordem geográfica): latitude, altitude, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, relevo, vegetação e atividade antrópica/humana; as massas de ar também são relevantes, mas referem-se a uma componente dinâmica da atmosfera. Fatores do Clima (de ordem cósmica/astronômica/geológica): atividade solar, movimentos orbitais Terra/Sol (Obliqüidade, Precessão e Excentricidade), Tectônica de Placas e inversão do campo magnético da Terra.

25 Noções de Climatologia Geográfica
Composição da Atmosfera e estrutura

26 Noções de Climatologia Geográfica
Composição da Atmosfera e estrutura

27 Noções de Climatologia Geográfica
Noções de circulação do ar e pressão atmosférica


Carregar ppt "Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google