A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uniminas – União Educacional de Minas Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uniminas – União Educacional de Minas Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Uniminas – União Educacional de Minas Gerais
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Software Educativo Discente: Fernanda Ferreira Rafael Professora: Gilca dos Santos Vilarinho Maio/2007

2 Software Educativo Características Conceito Exemplos... Leia mais...
Reflexão Sair

3 Software Educativo Conceito
O Softwer Educativo é uma ferramenta que auxilia e apóia o professor no processo de ensino aprendizagem buscando favorecer a aquisição de conhecimento pelo aluno. Esse favorecimento é o que distingue Softwer Educativo de programas produzidos no mercado com outras finalidades como empresarial, gerencial, administrativa etc. Para o uso dessa ferramenta seja eficiente é necessário que se faça uma seleção de fatores e conteúdos que se deseja trabalhar com os alunos. O ensino, ao utilizar meios lúdicos, cria um ambiente gratificante para o desenvolvimento integral da criança. De acordo com Piaget, “o jogo consiste em satisfazer o eu por meio de transformação do real em funções dos desejos” . Ou seja, tem como função assimilar a realidade.

4 Software Educativo Característica
Os jogos educativos dispõem de grandes informações, representadas de maneiras diversas, através de imagens, texto, sons, filmes etc. Buscam diversão e entretenimento. “O jogo aparece quando a criança abandona sua fase egocêntrica possibilitando desenvolver os relacionamentos afetivo-sociais” (segundo Jean Piaget). Crianças com um grau maior de dificuldade podem aprender pelo benefício da descontração. Na maioria das vezes essa experiência positiva com softwares educativos faz com que a criança ou adolescente passe a melhorar suas notas e seu comportamento na escola. A interação com os colegas também influencia o processo de aprendizagem do aluno. Segundo Vygotsky: “A aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas”.

5 Software Educativo Diversos estudos feitos com professores e alunos indicam algumas vantagens do uso regular do recurso em ambientes escolares. Aumenta a atenção e o envolvimento dos alunos; Melhora os resultados de aprendizagem por conteúdos específicos; Ensina novas competências aos alunos; Aumenta a motivação dos alunos para aprender, para alcançar níveis mais elevados de realização; Introduz as crianças no mundo da tecnologia com as quais trabalhão o resto das suas vidas; Traz um novo ar e uma nova paixão à sua disciplina, ao tornar as aulas mais vivas e dinâmicas; Permite encontrar novas e originais formas de motivar e interessar os seus alunos; Alarga o potencial de expansão da sua própria carreira docente; Torna a educação mais eficiente, maximiza o impacto dos seus esforços; Proporciona aos alunos a possibilidade de se tornarem autônomos na utilização das TIC e de utilizar o software como forma de facilitar o seu trabalho.

6 Software Educativo Free Ware A Cabana do Papim Turma da Mônica
Canal Kids Escaleno

7 Leia mais... Acompanhe nos sites abaixo informação importantes relacionadas à construção, informações e criações. Verifique quais são as dificuldades mais comuns a muitos países e instituições de ensino. As causas destas dificuldades são, por certo, variadas e específicas de cada caso, mas há algumas que são referidas com grande frequência Leia mais informações sobre a importância, por que e como utilizar, tipos entre outras informações de Softwer educativos. Acompanhe aqui informações detalhadas sobre Softwer Educativos enquanto nome genérico, e finição quanto à funcionalidade do mesmo. Obtenha dicas e informações especiais de como escolher Softwer Educativos

8 Reflexão Na Educação Infantil, fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas significa ajudá-Ias a progredir na definição da própria identidade, no conhecimento e na valorização de si mesmas. (Autor desconhecido)


Carregar ppt "Uniminas – União Educacional de Minas Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google