A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Islamismo, Judaísmo e Cristianismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Islamismo, Judaísmo e Cristianismo"— Transcrição da apresentação:

1 Islamismo, Judaísmo e Cristianismo

2 Judaísmo

3 Princípios de Fé Deus como criador e guia de todos os seres vivos;
Mencionam Moisés como o pai dos profetas, e que toda a lei lhe foi dada diretamente por Deus; Crença na omnipotência do Criador; Ser único. Nada existiu nem nada existirá depois d’Ele; Crença na ressurreição dos mortos e na vinda do Salvador no fim dos tempos;

4 Princípios Éticos O judaísmo é essencialmente uma religião ética. Alguns desses princípios éticos são: o casamento misto não era válido no judaísmo; Por misto o cristianismo reconhece os casamentos entre um crente e um não-crente, ou entre um judeu e um não-judeu.

5 Fundador O Judaísmo é uma religião que tem como protagonista não um indivíduo mas um povo, o povo hebreu. No entanto pode considerar-se Abraão como o seu fundador.

6 Livro sagrado O livro sagrado dos judeus é a Bíblia.
A Torá contém os cinco primeiros livros atribuídos a Moisés (Livro da Lei). A Bíblia corresponde ao velho testamento cristão.

7 Cidade Sagrada Jerusalém é considerada a cidade judaica mais sagrada da Terra.

8 Local de culto O local de culto dos judeus é a sinagoga.
Local de oração, de estudo e de reunião.

9 Veneração de imagens O Judaísmo é uma religião com uma atitude negativa perante as imagens, e como os judeus não veneram qualquer tipo de imagem religiosa. Esta é considerada uma religião iconoclástica (não venera qualquer tipo de imagens religiosas).

10 Símbolos Dia sagrado Estrela de David Memorá (candelabro com 7 braços)
O nº7 é considerado o número da plenitude da perfeição. O sábado é o dia semanal festivo dos judeus. Começo ao pôr-do-sol de Sexta-feira e vai até ao pôr-do-sol de Sábado. É um dia dedicado à oração e ao descanso. O Sábado é o dia semanal festivo dos judeus. Este dia é dedicado ao repouso e à oração.

11 Rituais/Festas Os judeus cobrem a cabeça com o «Talith», um xaile com franjas brancas e pretas quando rezam. As datas das festas religiosas mais importantes são: O Dia do Perdão festa de jejum e de expiação. Cada judeu estende a mão ao seu inimigo, esquecendo ódios e ofensas e pedindo desculpa. A Festa da Páscoa recorda a saída do povo hebraico do Egipto, guiado por Moisés. Dura 8 dias. A Festa do Pentecostes recorda a Dom da Torá (Dez Mandamentos), dada por Deus a Moisés.

12 Nomes de Deuses A religião judaica foi a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Apenas reconhecem um único Deus, criador de todo o universo. Chamam Deus a Deus.

13 Disposição geográfica
A fé judaica surgiu em 1800 a.C. na Palestina, mas rapidamente se alastrou ao mundo inteiro. A maior parte está nos Estados Unidos, cerca de 8 milhões e em Israel. Muito continuam em diáspora (ou exílio = espalhados pelo mundo sem pátria) à espera da vinda do Salvador, que estabelecerá no mundo o Reino de Deus.

14 Islamismo

15 Princípios de Fé Crença num Deus criador de tudo;
Crença nos profetas (mensageiros) de Deus, entre os quais Muhammad; Crença que a criação de Deus tem sentido, e que a vida tem uma finalidade. A finalidade da vida é a adoração de Deus; Crença na predestinação de Deus e no seu Poder de conceber e cumprir os Seus planos; Crença no dia do Juízo Final; Muhammad = Maomé

16 Princípios Éticos A mensagem do Islão caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.

17 Fundador A origem do Islamismo é geralmente atribuída ao profeta Muhammad, no entanto, o Islã começou muito antes de Muhammad ter caminhado na Terra. O Alcorão foi ditado por Maomé, mas, segundo o Alcorão, ele não se originou com Maomé. O Alcorão testifica de si mesmo como tendo sido dado por Deus através do anjo Gabriel ao profeta Maomé.

18 Livro Sagrado Os muçulmanos acreditam que Deus usou profetas para declarar escrituras aos homens. O Alcorão foi revelado a Muhammad.

19 Cidade Sagrada Meca é considerada a cidade mais sagrada para a religião islâmica. A entrada na cidade, é portanto, proibida a pessoas que não sejam muçulmanas.

20 Local de culto Uma mesquita é o local de culto para os seguidores do islão. O objetivo principal da mesquita é servir como local onde os muçulmanos possam se encontrar para rezar.

21 Veneração de imagens Tal como o Judaísmo, também o Islamismo é uma religião iconoclástica.

22 Símbolo Dia Sagrado Lua Crescente e Estrela
O islamismo tem poucos símbolos. O mais relevante é a lua crescente e estrela. A sexta-feira é o dia sagrado do islamismo e nesse dia é obrigação dos muçulmanos realizarem pelo menos a oração do meio dia em comunidade.

23 Rituais/Festas Eid al-Moulid Eid Al Adha Ramadão
Celebra o Nascimento do profeta Mohammed Eid Al Adha marca o fim da peregrinação a Meca. Esta festa é também celebrada em honra de Abraão. Ramadão É o nono mês do calendário Islâmico. Durante este mês, os crentes praticam jejum desde o nascer ao pôr do Sol. Eid Al Adha Celebra-se nesta data a disposição de Abraão em sacrificar o seu filho a Deus, tendo depois o filho sido substituído por um carneiro. É uma obrigação levar a vida saudável. O Islamismo proíbe o consumo de carne de porco, drogas e o consumo de álcool deve ser moderado.

24 Nomes de Deuses A religião islâmica é estritamente monoteísta. Deus é considerado único e sem igual. “Allah” é a palavra em árabe que significa Deus. “Allah em árabe”

25 Disposição geográfica
O islamismo nasceu na Arábia no século VII (cerca de DC). O islamismo é, portanto, a mais nova das grandes religiões do mundo.

26 Cristianismo

27 Princípios de Fé Crença que Deus é o amor incondicional;
Crença que Jesus cristo é o Messias, filho de Deus, o salvador do mundo; O cristianismo acredita que a fé em Jesus Cristo proporciona aos seres humanos a salvação e a vida eterna. Crença que existe vida para além da morte.

28 Princípios Éticos O princípio ético do Cristianismo é o mandamento do amor O Princípio da Fé: ter convicção diante de Deus quanto ao que faz ou deixa de fazer. Princípio da Licitude: deve haver devoção voluntária. Princípio da Glorificação: Tudo deve ser feito para a glória de Deus. Princípio do respeito aos mais fraco: O fundamento é o amor e não a liberdade cristã. Os quatro mais importantes.

29 Fundador O fundador do cristianismo foi Jesus Cristo.
No entanto, Jesus era judeu e seguiu os preceitos de sua religião até a morte. O poder de suas palavras, seu exemplo e suas sábias doutrinas de paz, tolerância e fé, transformaram seus ensinamentos numa nova religião, que se desenvolveu lentamente.

30 Livro Sagrado A Bíblia é o livro sagrado dos Cristãos, mas é diferente da Bíblia dos judeus na medida em que contém o Antigo e o Novo Testamentos. No Novo testamento é relatada a vida de Jesus Cristo, o filho de Deus para os cristãos.

31 Cidade Sagrada Jerusalém é considerada a cidade sagrada para os praticantes do cristianismo. No entanto, várias outras cidades são consideradas importantes para esta religião, tais como: Belém, Vaticano – Roma, Fátima…

32 Local de culto O local de culto dos cristão è geralmente a igreja local, ou basílicas.

33 Veneração de imagens A Igreja cristã permite a veneração de imagens e de relíquias sagradas de Cristo, dos Santos e da Virgem Maria.

34 Símbolo Dia Sagrado Cruz Peixe
O "peixe" era usado como símbolo dos cristãos do primeiro século, era um código de identificação entre eles para que não fossem reconhecidos por seus perseguidores. O dia sagrado do cristianismo é o Domingo, do latim “Dminicus”, que significa o “dia do Senhor”

35 Rituais/Festas As principais festas do calendário cristão são: O Natal
Celebra-se o nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo. A Páscoa Celebra-se a ressurreição de Jesus, ou seja, Jesus vence a morte e dá-nos a vida eterna. O Pentecostes Celebração do envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

36 Nomes de Deuses Tal como o Judaísmo e o Islamismo, também o cristianismo é uma religião monoteísta. Chama a Deus “Pai Todo Poderoso” e aceita Jesus Cristo como seu filho unigénito e o salvador do mundo.

37 Disposição Geográfica
Dentro da Igreja católica encontramos três variantes do cristianismo: a igreja protestante, a igreja ortodoxa e a igreja católica romana.

38 Fim


Carregar ppt "Islamismo, Judaísmo e Cristianismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google