A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O macrociclo Teoria de Matveiev.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O macrociclo Teoria de Matveiev."— Transcrição da apresentação:

1 O macrociclo Teoria de Matveiev

2 O macrociclo É um constituinte do plano de expectativa.
Consiste em o atleta: Construir * P. preparatório Manter * P. competitivo Perder * P. transição. Leva o atleta/equipe à máxima performance numa época escolhida.

3 Tipos de macrociclo Tradicional De meeting
Lev Matveiev De meeting Estrutura pendular Estrutura em blocos Esquema de Tschiene Estrutura de Forteza Treinamento em blocos do Veryoshnasky Não existe uma nova teroria: Todos partem da teoria do Matveiev.

4 Macrociclo tradicional
MESES I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII ETAPAS PERÍODOS PREPARAÇÃO COMPETITIVO TRANS.

5 Estrutura do macrociclo

6 Tarefas a realizar Período de pré – preparação Período de preparação
Anteprojeto de treinamento Diagnóstico Planejamento Período de preparação Fase básica Fase específica Período de competição Período de transição

7 Período de pré - preparação
Pode não existir dentro de um planejamento plurianual. Serve para primeiro macro de um programa plurianual. FUNÇÃO: Levantamento dos fatores influenciadores Recursos disponíveis Avaliaçao dos atletas Mobilização de recursos.

8 Período de pré - preparação
Anteprojeto de treinamento Realidade da tarefa a ser executada. Objetivos da tarefa. Acercar-se de todas as informações necessárias à montagem do planejamento. Diagnóstico Testes técnicos, físicos, psicológicos e médicos. Planejamento Estruturação do planejamento da temporada.

9 Período de preparação Leva o atleta de um estado de destreinamento até a condição competitiva, com metas mais avançadas que a temporada anterior. Divide-se em: Fase básica Fase específica Duração depende do tipo de periodização, modalidade, calendário. Fase básica é maior que a específica (dobro).

10 Diferenças entre as fases preparatórias

11 Características da fase básica
Criação de uma boa base física e técnica. Treino das qualidades do esporte. Aumento do lastro fisiológico. Sobrecarga aplicada no volume. Mas intensidade é crescente. Pouca ou nenhuma competição.

12 Tarefas do período básico

13 Características da fase específica
Desenvolvimento da forma atlética almejada para a temporada. Transferência das qualidades físicas, técnicas e psicológicas adquiridas para a especifidade do desporto. Aperfeiçoamento e incremento da das qualidades específicas. Volume de treino reduzido, com sobrecarga aplicada na intensidade. Carga total de trabalho (densidade), maior que na fase básica.

14 Tarefas da fase específica

15 Período de competição Período em que os atletas atingem o ápice da performance na temporada. Carga de trabalho é reduzida de 20 a 30%. Incremento na preparação técnico-tática. A preparação do atleta está concluída. Objetivo é a manutenção da forma obtida. Treino específico é quase absoluto.

16 Período de competição Polimento
Tempo da reparo das lesões teciduais e reposição das reservas de energia. Pesquisam indicam períodos mínimos de duas semanas ( natação). Modificação mais notável é na força Mecanismos e contração Aumento na recrutamento das unidades motoras Níveis de VO2 se mantém mesmo com redução de 2/3. Diminuiçao de 60% não afeta VO2 na endurance.

17 Destreinamento 10 dias sem treinos após temporada de 4 meses.
4 dias sem treinos após 40 dias de temporada.

18 Período de Transição Possibilita descanso físico e mental.
Duração: 30 a 45 dias Depende do calendário. Do histórico na temporada concluída. Peça decisiva no planejamento plurianual. Deve ser moldado e duração e atividades realizadas de modo a proporcionar descanso sem permitir total perca da forma atlética. Atividades generalizadas e diversificadas, em ambientes também diversificado, devem permear todo o período. Evitar a inibição reativa.


Carregar ppt "O macrociclo Teoria de Matveiev."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google