A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica"— Transcrição da apresentação:

1 apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica

2 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos
“O trabalho científico ou a pesquisa científica é um trabalho realizado com metodologia criteriosa, que parte de um problema à procura de solução apropriada, de natureza científica”. Estrela, 2005

3 M E T O D L G I A É necessário que os resultados de
Formas básicas de apresentação de textos É necessário que os resultados de pesquisas sejam comunicados, para que conhecimentos sejam divididos para atender às necessidades humanas.

4 M E T O D L G I A Textos oficiais ( memorandos/ofícios)
Formas básicas de apresentação de textos Textos literários (poemas/romances) Textos oficiais ( memorandos/ofícios) Textos comerciais (cartas comerciais) Textos científicos

5 Resenhas M E T O D L G Relatórios I Sinopse e resumo A
Formas básicas de apresentação de textos Textos Científicos Resenhas Relatórios Sinopse e resumo Artigo científico Monografias Dissertações Teses Trabalhos de graduação

6 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos
O nível de profundidade com que o trabalho científico é realizado pode caracterizá-lo como trabalho de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso (graduação), monografia para conclusão de curso de especialização, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.

7 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos Monografia
“Monos (um só) e graphein (escrever); dissertação a respeito de um único assunto, de modo determinado e específico”. ...os resultados metodológicos afunilam-se em um assunto apenas, de modo descritivo, analítico e reflexivo.

8 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos
Monografia A utilização rotineira do termo monografia destina-se para conclusão de cursos de graduação, pós graduação (lato sensu – especialização) tentando direcionar à pesquisa científica, como estímulo a sua iniciação.

9 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos
Características das monografias Trabalho escrito, sistemático e completo; Assunto específico; Tratamento extenso em profundidade; Metodologia específica; Contribuição importante. Marconi e Lakatos, 1999.

10 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos
Monografia A proposta de se fazer uma monografia para trabalho de conclusão de curso é estimular a leitura, investigação científica, análise de texto e discussão de idéias.

11 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos
Dissertação “Trabalho científico defendido ao final do curso de pós graduação em nível de mestrado, ao qual aplica-se e/ou discute-se uma teoria ou técnica já existente, verificando-se também outras variáveis.” natureza reflexiva análise e interpretação metodologia específica do trabalho. Experimento?

12 M E T O D L G I A Formas básicas de apresentação de textos
Tese “Trabalho científico original, específico sobre um assunto, que contribui para o aumento do conhecimento na área estudada, com relevantes evidências, estruturadas por metodologia bem definida. .” Defesa pública Produção de conhecimento Apresentar à comunidade científica a hipótese testada. Experimento sempre

13 “Somente se encontra o que se conhece.” Claude Bernard


Carregar ppt "apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google