A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE"— Transcrição da apresentação:

1 CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE
Observe a imagem abaixo e assinale o nome referente a estrutura indicada: Pecíolo (B) Bainha (C) Limbo (D) Estípula (E) Nervura 2. Observe o exemplar abaixo e assinale corretamente quais estruturas estão indicadas: (A) Estames (B) Pétalas (C) Ovário (D) Sépalas (E) Grãos de pólen

2 3. O caule possui duas importantes funções
3. O caule possui duas importantes funções. Quais das alternativas abaixo representam as funções do caule: I) Sustentação II) Fixação III) Transporte de seiva da raiz para a folha e vice-versa IV) Realização da fotossíntese (A)  Somente a alternativa IV (B) As alternativas II e IV (C) As alternativas I e III (D) As alternativas II e III 4. Uma pessoa tem as seguintes plantas em seu jardim: musgo, samambaia, pinheiro e rosa. Porém deseja fazer um arranjo de flores utilizando somente plantas com vasos condutores de seiva. Quais plantas ela deverá utilizar em seu arranjo? SABAMBAIAS, PINHEIRO E ROSA 5. Qual a principal diferença entre as gimnospermas e as angiospermas? AS ANGIOSPERMAS POSSUEM FLORES, FURTOS E SEMENTES E AS GIMNOSPERMAS APENAS SEMENTES. 6. Quais as substâncias que as raízes retiram do solo para nutrir as plantas? ÁGUA E SAIS MINERAIS 7. Considerando seu conhecimento sobre frutos responda: Qual a diferença entre frutos e frutas? FRUTO É TODA ESTRUTURA ORIGINADA DO OVÁRIO DA FLOR. FRUTA É UM FRUTO COMESTÍVEL E GERALMENTE DOCE.

3 FRUTOS QUE NÃO SÃO FRUTAS: FEIJÃO E CAFÉ
Cite dois frutos que também são frutas e dois frutos comestíveis que não são frutas. FRUTAS: MANGA E GOIABA FRUTOS QUE NÃO SÃO FRUTAS: FEIJÃO E CAFÉ 8. Um estudante pensou em resumir as informações que recebeu sobre classificação das plantas na forma de um pequeno esquema, porém esqueceu o nome de alguns grupos. Observe o quadro que ele fez e complete com as seguintes palavras: sem sementes, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. BRIÓFITAS SEM SEMENTES PTERODÓFITAS GIMNOSPERMAS ANGIOSPERMAS 9. Identifique as estruturas de uma planta na ilustração abaixo: SEMENTES PÉTALA FOLHA CAULE RAÍZES

4 10. Coloque V (verdadeiro) e F (falso) nas afirmações abaixo:
( V ) A árvore de natal é um pinheiro, portanto é uma gimnosperma. ( F ) As sementes das gimnospermas ficam no interior do fruto. ( F ) Em uma planta sempre há sementes, flores e frutos. ( V ) Os frutos sempre se originam do ovário da flor. ( V ) A parte comestível da maçã não é considerado fruto. ( V ) Rizoma, tubérculo e bulbo são exemplos de caules subterrâneos. ( F ) A cebola, o rabanete e a beterraba são caules tipo bulbo. ( V ) O local onde se formam os grãos de pólen é chamado de estames. ( V ) O androceu é a parte masculina da flor. ( V ) A região da raiz responsável pela absorção de água e sais minerais é chamada de pilífera. ( V ) O tronco, estipe, suculento, colmo e haste são tipos de caules aéreos. ( F ) A vitória-régia e o aguapé possuem raízes grampiformes. ( V ) O nó é a região do caule onde surgem os brotos de folhas e flores. ( V ) Na semente o endosperma tem a função de proteger o embrião. 11. Qual a importância da abelha para a distribuição das angiospermas na Terra? IMPORTANTE PARA A REPRODUÇÃO DAS ANGIOSPERMAS E SUA PRESERVAÇÃO NA TERRA. B) Em sua opinião, o que poderia ocorrer com esses animais caso os 3% da floresta de araucária exitstentes fossem destruídos?

5 11. O pinheiro-do-paraná ou araucária é nativa do Brasil e é amplamente distribuída na Mata Atlântica. Porém, a exploração das terras de forma indiscriminada a colocou na lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, as serrarias e o uso industrial foram os principais responsáveis pelo desmatamento dessas árvores. Originalmente as florestas de araucária cobriam os estados do Sul e Sudeste brasileiro, hoje restam menos de 3% de sua área original. A araucária interage com os animais que constitui uma forma muito importante de dispersão das sementes. Entre esses animais destacam-se os roedores e as aves. Com base no texto acima sobre as araucárias, responda: Qual a importância dos animais citados no texto para as araucárias? SÃO IMPORTANTES PARA A DISPERSÃO DAS EMENTES DE ARAUCÁRIAS E SUA PRESERVAÇÃO B) Em sua opinião, o que poderia ocorrer com esses animais caso os 3% da floresta de araucária existentes fossem destruídos? ALGUNS ANIMAIS PODERIAM ENTRAR EM EXTINÇÃO NA REGIÃO OU MIGRAREM PARA OUTROS LUGARES.


Carregar ppt "CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL REINO PLANTAE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google