A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica do Papel Profª Elaine C. M. Kozuki Ciências 9º ano do F II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica do Papel Profª Elaine C. M. Kozuki Ciências 9º ano do F II."— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica do Papel Profª Elaine C. M. Kozuki Ciências 9º ano do F II

2 CIÊNCIA No contexto da ciência, “saber” significa exercitar a curiosidade, observar e coletar informação suficiente para identificar, distinguir e descrever as diferentes características da realidade da forma mais verdadeira. Essa “realidade” pode ser real, virtual, concreta, natural, artificial, abstrata, física ou metafísica. A ciência há o discurso racional, aquele que é coerente, ponderado e construído numa espécie de “cálculo” lógico, o que é bem diferente de uma opinião pessoal. Este tipo de discurso deve ser universalmente verdadeiro

3 Classificação de Bunge

4 Biologia Biologia é o estudo da vida. Trata do conhecimento
sobre nós mesmos e sobre o mundo do qual fazemos parte e no qual atuamos. É uma palavra formada pelos termos gregos “bios” (vida) e “logos” (estudo) cujo significado literal é “estudo da vida”. É uma ciência natural que estuda a origem e as características dos seres vivos e suas interações com o ambiente.

5

6 Química Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do próprio ser humano.

7 Química Pura

8 Química Aplicada

9 Física A física é a ciência que estuda a natureza e os fenômenos naturais do Universo.

10 A física é dividida em algumas áreas:
Mecânica - Estuda o movimento e suas causas;  Termologia – estuda o calor; Acústica – estuda o som; Óptica – estuda a luz;  Eletricidade – estuda a eletricidade;  Física moderna – estuda tudo relacionado à física após Física nuclear - procura entender as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria nuclear.

11

12 Matemática A palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike" que significa "ensinamentos". É uma ciência formal que se baseia em : axiomas, teoremas, corolários, lemas, postulados e proposições para chegar a conclusões teóricas e práticas. Ela também pode ser vista como um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. Através dela podemos "racionalizar" a Natureza e resolver um número bem grande de problemas de diversas áreas da Ciência.

13 Conclusão final Após o estudo da folha de papel concluímos que as ciências naturais tem seu próprio campo de estudo , porém muitas vezes se comunicam (esquema) Um objeto de estudo pode ser estudado por diferentes ciências, depende do que ser quer estudar.

14 Ciências no 9º ano QUÍMICA BIOLOGIA FÍSICA MATEMÁTICA

15 Objetivos: Etapa 1: Descobrir através da folha de papel a ciência.
Etapa 2: Diferenciar resultados quantitativos e qualitativos. Etapa 3: Relembrar que a hipótese responde a uma pergunta investigativa. Por que estudar uma folha de papel? Basta ter asas para voar? Etapa 4.1.: Observar características físicas da folha de papel e diferenciar fenômenos físicos de fenômenos químicos. Etapa 4.2.: Pesquisar os fenômenos naturais envolvidos no voo do aviãozinho de papel. Etapa 5: Elaborar conclusões


Carregar ppt "Dinâmica do Papel Profª Elaine C. M. Kozuki Ciências 9º ano do F II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google