A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórias Bíblicas do Antigo Testamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórias Bíblicas do Antigo Testamento"— Transcrição da apresentação:

1 Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Rainha Ester Entre em nosso site:

2 Houve um tempo em que Deus havia deixado de proteger Israel dos inimigos, por causa dos pecados dos reis e do povo. As suas terras foram invadidas e o povo dispersado. Aconteceu a diáspora (a formação de comunidades judaicas fora do território da Palestina). Nesse tempo, muitos judeus moravam em Susa. Um deles se chamava Mardoqueu, ele tinha uma filha adotiva, muito bonita, chamada Ester.

3 O rei de Susa chamava-se Assuero e reinava desde a Índia até a Etiópia
O rei de Susa chamava-se Assuero e reinava desde a Índia até a Etiópia. Ele mandou trazer todas as jovens solteiras até o palácio para escolher uma rainha. Ester foi levada com as outras jovens. Quando Assuero viu Ester, ficou encantado com sua beleza e a escolheu para ser a rainha. Ester não disse ao rei que era judia. No palácio, o rei tinha um ministro chamado Amã que era superior aos outros.

4 Amã detestava Mardoqueu, porque quando ele passava, Mardoqueu era o único que não se ajoelhava, pois era judeu e só podia se ajoelhar perante Deus. Amã teve um plano para acabar com os judeus, e disse ao rei: “Há no teu reino um povo estranho que não seguem as leis”. E Amã convenceu o rei a assinar uma lei, dando ordem ao povo de que matassem todos os judeus e ficassem com seus bens.

5 O rei deu a Amã o seu anel real, para que fosse selada a lei.
E em todas as províncias onde a lei do rei chegava havia entre os judeus grande luto, com jejum e choro. Então, vieram as servas de Ester, e os seus camareiros, e contaram que Mardoqueu estava chorando nas portas do palácio. Mardoqueu mandou dizer a Ester tudo o que tinha acontecido e pediu a ela que defendesse o seu povo junto ao rei.

6 Ester teve medo, pois todos os que fossem até a presença do rei, sem ser chamados, poderiam ser mortos. Mas Mardoqueu mandou dizer a Ester: “Não imagine que escapará só você entre todos os judeus. Quem sabe se não foi para isso que se tornou rainha?” Então Ester mandou dizer a Mardoqueu que ajuntasse todos os judeus e jejuassem por ela durante três dias.

7 Depois de jejuar por três dias, Ester arrumou-se com o vestido e as jóias mais bonitas e foi ao rei. Quando o rei viu a rainha Ester. Disse-lhe: “O que quer rainha Ester? Até a metade do meu reino eu te daria.” E Ester pediu ao rei que ele e Amã fossem a um banquete que ela havia preparado para eles. Amã ficou todo contente, pois nem imaginava que Ester fosse judia. Amã e o rei foram ao banquete da rainha. Ao sair dali, Amã viu novamente Mardoqueu e sentiu muita raiva dele.

8 E mandou fazer uma forca, pensando em enforcá-lo
E mandou fazer uma forca, pensando em enforcá-lo. Nesta noite, o rei perdeu o sono e lembrou-se de Mardoqueu que, através de Ester, havia salvado a sua vida. Nisso, Amã estava vindo ao palácio para pedir ao rei que o deixasse enforcar Mardoqueu. Então o rei lhe perguntou: “ O que fazer a um homem que o rei quer honrar?”

9 Então Amã pensando tratar-se dele mesmo, disse: Pra este homem, tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma montar, e coloquem a coroa real em sua cabeça. E gritem diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar! O rei gostou da sugestão e mandou Amã, fazer isso a Mardoqueu.

10 O rei Assuero perguntou a Ester: “ Quem condenou seu povo a morte”?
No outro dia , num outro banquete de Ester o rei perguntou: “Qual é o teu desejo? Até a metade do meu reino, eu te daria”. Ester disse:” Se achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei , deixe-me viver e também o meu povo, porque fomos condenados à morte”. O rei Assuero perguntou a Ester: “ Quem condenou seu povo a morte”?

11 E Ester respondeu: “o homem o inimigo e opressor é Amã”.
Muito bravo , o rei levantou e foi pensar. Amã foi até a rainha Ester rogar pela sua vida e acabou caindo prostrado sobre o sofá em que ela estava. Nessa hora o rei entrou e, vendo aquilo, condenou Amã a morrer na mesma forca que fez para Mardoqueu.

12 O rei não podia revogar uma lei que havia sido selada com o anel real
O rei não podia revogar uma lei que havia sido selada com o anel real. Então, escreveu outra lei, dando aos judeus o direito de se defenderem. Os judeus venceram. E esse dia, que seria de tristeza, acabou em festa. O rei deu o cargo e o anel real de Amã para o judeu Mardoqueu, bem como todos os seus bens. Mardoqueu, foi estimado pela multidão de seus irmãos, sempre procurando o bem de seu povo.

13 Texto - Histórias da Biblia Formatação - Altair Castro
Editora - Canção Nova Imagens - Google Música - Dr. Zhivago Formatação - Altair Castro 21/01/2009


Carregar ppt "Histórias Bíblicas do Antigo Testamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google