A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUTORES EM BUSCA DE UM PAÍS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUTORES EM BUSCA DE UM PAÍS"— Transcrição da apresentação:

1 AUTORES EM BUSCA DE UM PAÍS
PRÉ-MODERNISMO AUTORES EM BUSCA DE UM PAÍS

2 CONTEXTO DE PRODUÇÃO 1896 a 1897 – Guerra de Canudos
1902 – Fundação do Partido Comunista Brasileiros 1903 – Greves 1904 – Revolta da Vacina 1910 – Revolta da Chibata 1912 – Greves operárias em São Paulo 1913 – Henry Ford: linha de montagem e produção em série 1917 – Queima de milhões de sacas de café para evitar a queda do preço.

3 Projeto Literário do Pré-Modernismo
Intenção dos autores: revelar o “verdadeiro” Brasil aos brasileiros. Desviar o olhar das classes sociais mais privilegiadas e focá-lo nas classes marginalizadas. Gosto pela atualidade Literatura: realidade Linguagem: a agilidade jornalística

4 EUCLIDES DA CUNHA – OS SERTÕES
Texto literário: descrições das personagens Tratado científico: características do solo nordestino Investigação socioantropológica: o sertanejo e a gênese de Antônio Conselheiro Matéria jornalística: registra em detalhes as lutas entre as tropas oficiais e os revoltosos. Romance regionalista: tratamento regionalista ao determinismo

5 Estrutura do livro A Terra (primeira parte): características do solo, da vegetação, do clima e do relevo. O Homem (segunda parte): retrato do sertanejo e o impacto do meio sobre as pessoas. A Luta (terceira parte): narração dos embates entre as tropas do governo e os seguidores de Conselheiro Linguagem: barroca (imagens contraditórias); precisão científica; realismo absoluto.

6 LIMA BARRETO: A VIDA NOS SUBÚRBIOS CARIOCAS
Retrato de partes dos centros urbanos ignorados pela elite cultural do país: funcionários públicos, professores, moças à espera de casamento etc. “Recordação do escrivão Isaías Caminha”: caráter autobiográfico – jovem idealista e inteligente, Isaías acredita ser possível vencer na vida graças a seus esforços e superar o preconceito racial. “Clara dos Anjos” – moça é seduzida por um tipo suburbano, Cassi Jones.

7 “Triste fim de Policarpo Quaresma”
Policarpo Quaresma: major que trabalha como subsecretário do Arsenal de Guerra. Ufanismo: estudioso das coisas do Brasil (patriotismo desmedido). Embate entre o real e o ideal. O “triste fim” de Policarpo é a perda de todos os ideais, quando percebe que dedicou sua vida a uma causa inútil. O novo Brasil que surgia nos textos pré-modernistas não era um país que motivasse o orgulho dos leitores.

8 MONTEIRO LOBATO: A DECADÊNCIA DO CAFÉ
“Urupês” – minucioso perfil do caboclo que vivia pelo interior de São Paulo, encostado nas fazendas de café, esgotando os recursos da terra para depois mudar-se e continuar com seus hábitos. Vale do Paraíba: deslocamento das culturas de café para o oeste paulista. Jeca Tatu: na descrição da personagem, o autor despe-o da idealização que, para ele, marcava a representação da figura do caboclo.

9 AUGUSTO DOS ANJOS: POETA DE MUITAS FACES
Simbolismo (o gosto pelas imagens fortes e a preocupação com a construção formal dos poemas); Naturalismo (uso de termos científicos); Parnasianismo (preferência pelo soneto). Divagações metafísicas, expressão de angústia existencial e pessimismo. “Budismo Moderno”: “Tome, Dr., esta tesoura, e corte... / Minha singularíssima pessoa/ Que importa a mim que a bicharia roa/ Todo o meu coração, depois da morte?!”

10 Versos íntimos Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a ingratidão – esta pantera – Foi tua companheira inseparável. Acostuma-te à lama que te espera! O Homem que, nesta terra miserável, Mora entre feras, sente inevitável, Necessidade de também ser fera. Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija! Augusto dos Anjos

11 Linguagem: ciências e símbolos
Recorre à ciência para melhor definir suas preocupações com a origem da angústia moral que, a seu ver, atormenta a humanidade. Relaciona teorias da natureza biológica a interpretações filosóficas sobre a alma e a existência humanas. Termos como: psicogênese, trama neuronial, sinergia, morfogênese, carbono e amoníaco. Termos escatológicos: sangue podre, escarro, fezes etc.


Carregar ppt "AUTORES EM BUSCA DE UM PAÍS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google