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Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos

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Apresentação em tema: "Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos"— Transcrição da apresentação:

1 Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Késia Damaris Cardoso – 1°ano matutino

2 CONCEITO A propaganda tem como principal fator realizar serviços de comunicação em massa, proporcionando mudança de paradigmas, com economia e velocidade. Propaganda é institucional, tratando-se de uma propagação de idéias ou do posicionamento de uma determinada marca no mercado sem finalidade comercial. Seu objetivo é o de informar o público sobre essa idéia. Publicidade utiliza os meios de comunicação e as ferramentas de marketing com a função de promover determinado produto. Seu objetivo principal é o de despertar o desejo de compra nos consumidores, levando-os à ação. O tom utilizado é sempre apelativo ou comercial.

3 SENTIDO NA SOCIEDADE Publicidade dita um padrão de consumo, dando uma nova forma à vida da sociedade e, consequentemente, do consumidor em função daquilo que se está oferecendo e adquirindo, tem o poder de influenciar e formar opiniões no momento da aquisição de um produto ou serviço, mesmo que o consumidor não perceba que está sendo influenciado ou até mesmo não reconheça.

4 BRIEFING Briefing são as instruções e diretrizes transmitidas, de forma resumida, pela chefia aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho . Essas diretrizes ou informações (quando numa agência de propaganda), são repassadas pelo cliente, em geral, ao atendimento da agência. Há vários tipos de briefing (ex.: de criação, de mídia, de planejamento etc.).

5 O QUE COMPÕE UM BRIEFING
Dados do Produto : Aspectos e características gerais(merchandising industrial) Promessa distintiva/básica Público-alvo Preço Distribuição Estratégia de comercialização Sazonalidade Situação de Mercado Tamanho do mercado Tendência Concorrência

6 O QUE COMPÕE UM BRIEFING
Comparação X Concorrência Problemas e Oportunidades Objetivos de Marketing Posicionamento Público-Alvo : Demográficas, Culturais, Religiosas e Étnicas

7 QUAL O PROBLEMA QUE A COMUNICAÇÃO TEM DE RESOLVER?
Objetivos de comunicação Linha de campanha Tom da campanha Obrigatoriedade de comunicação Verba de comunicação Cronograma

8 BRIEFING “MODELO DPZ” FATO PRINCIPAL
Pequeno relato explicitando o que motivou a solicitação da campanha/ anúncio por parte do cliente

9 OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO
Aqui é relatado o que o anunciante pretende com a campanha. Como é um  objetivo, o texto começa, necessariamente, com o verbo no infinitivo. 

10 PÚBLICO-ALVO Disponha de um perfil detalhado das pessoas e instituições que  o anunciante pretende convencer com a campanha. Relacione o Target da maneira mais específica possível.

11 CONCORRÊNCIA DIRETA E INDIRETA
Relacione os principais concorrentes diretos e indiretos do  anunciante, bem como, se possível, suas mais recentes ações de  comunicação. Para diferenciar concorrência direta e indireta.

12 PROMESSA Diferencial do cliente, aquilo que será oferecido ao Target e que  representa a vantagem competitiva do produto/serviço/instituição.

13 RAZÃO DA PROMESSA Nesse tópico, você deve-se relacionar todos os dados que comprovem que a promessa feita é verdadeira.

14 RESÍDUO DA COMUNICAÇÃO
É o que o  Target do anunciante deverá fazer/pensar depois de ser exposto à mensagem.

15 CRIAÇÃO Listar todas as peças que deverão fazer parte da campanha.

16 OBRIGATORIEDADES E LIMITAÇÕES
Aqui são colocados os prazos para criação e produção da campanha, a verba disponível para criação, o formato das peças a quantidade de cores que poderão ser usadas, o período de veiculação, as questões legais envolvidas e demais informações que forem julgadas relevantes.


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