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MÓDULO 3 Capítulo 2.

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1 MÓDULO 3 Capítulo 2

2 Colonização portuguesa na América
[OM] Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade: retomar a chegada dos portugueses ao litoral brasileiro; relacionar o contexto mercantilista europeu com a necessidade de explorar riquezas nas novas terras; compreender as organizações política, social e econômica estabelecidas pela Metrópole portuguesa nas terras brasileiras. Colonização portuguesa na América AUTORIA: Lysvania Villela Cordeiro EDIÇÃO DE CONTEÚDO: Lysvania Villela Cordeiro REVISÃO DE TEXTO: Willian Marques CRÉDITOS DAS IMAGENS DE ABERTURA: Mapa de Granada. Produzido por George Hoefnagel de Antuérpia Detalhe, Shutterstock/Rafael Martin-Gaitero; © HAAP Media Ltd/nkzs's; © HAAP Media Ltd/theswedish's; Galeria Nacional de Arte Moderna/Fotógrafo Desconhecido; TOMASI, Angiolo. Partida de Imigrantes oleo sobre tela. color. galeria nazionale di arte moderna. Roma; Wikimedia Commons / Spoladore; HENSCHEL, Alberto. A Família Imperial. c fot.: p&b. 10 cm x 13,9 cm. Coleção Waldyr da Fontoura Cordovil Pires, Brasil. ©Museu do Louvre, Paris

3 Organização política Rei de Portugal Governador-Geral “Homens bons”
Trabalhar as hierarquias de poder que caracterizam a administração portuguesa. Organização política Rei de Portugal Governador-Geral “Homens bons” (Câmara Municipal)

4 ©Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro
Religiosos e militares Clero: Regular Secular Militares: Tropas regulares Tropas auxiliares Ordenanças ©Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro JULIÃO, Carlos. Oficial do Terço dos Pardos. Oficial do Terço Auxiliar dos Pretos Forros aquarela colorida, 35 cm x 45,5 mm.

5 Organização econômica
©Museu do Louvre, Paris

6 Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte
Extração do pau-brasil Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte Litoral indígenas Exploração

7 Cana-de-açúcar Litoral do Nordeste. Estrutura: latifúndio;
mão de obra escrava; monocultura.

8 ENGENHO e lavoura do Brasil. 1710, 1 gravura, 20,8 cm x 29,5 cm.
[OM] Relacionar a necessidade das metrópoles europeias de buscar novas fontes de matérias-primas e de metais preciosos. ENGENHO e lavoura do Brasil. 1710, 1 gravura, 20,8 cm x 29,5 cm.

9 Ouro e diamantes século XVIII;
[OM] Relacionar as incursões dos bandeirantes pelo interior do Brasil e a descoberta das minas. Ouro e diamantes século XVIII; região central do Brasil – “Minas Gerais”; bandeirantes paulistas; faisqueira e lavra.

10 Impostos quinto; taxa anual de 1500 quilos; derrama. [OM]
Destacar o descontentamento da população com os altos impostos estabelecidos pela Coroa portuguesa. Impostos quinto; taxa anual de 1500 quilos; derrama.

11 ©Biblioteca Digital do Senado Federal, Brasília
Organização social família patriarcal; pouca mobilidade social; sociedade rural. CHAMBERLAIN, Henry; CLARKE, John. Família brasileira gravura colorida, 20,5 cm x 29 cm. ©Biblioteca Digital do Senado Federal, Brasília

12 ©Museus Castro Maya, Rio de Janeiro
DEBRET, Jean-Baptiste. Família pobre recolhendo o produto do trabalho da negra velha que carrega água aquarela sobre papel: 16 cm x 21,9 cm. Museu Castro Maya, Rio de Janeiro. ©Museus Castro Maya, Rio de Janeiro

13 Indígenas e bandeirantes
O termo “índio” nasceu de um equívoco, pois Colombo julgava ter chegado à Índia, e não a um novo continente. No Brasil, os portugueses distinguiram os nativos em dois grupos: tupi e tapuia. Os bandeirantes organizavam expedições para os sertões com o objetivo de capturar indígenas e transformá-los em escravos para trabalhar na lavoura.

14 Escravização africana
[OM] Comentar o trabalho escravo no Brasil, destacando suas características e importância para a economia colonial. Escravização africana ©Coleção Paulo Fontainha Geyer, Rio de Janeiro ©Coleção Paulo Fontainha Geyer, Rio de Janeiro GUILLOBEL, Joaquim Cândido. A sege. [ca.1814]. 1. aquarela sobre papel. Coleção Cândido Guinle de Paula Machado, Rio de Janeiro – RJ. GUILLOBEL, Joaquim Cândido. [Sem título] aquarela sobre papel. 14 cm x 11,5 cm. Coleção Cândido Guinle de Paula Machado, Rio de Janeiro – RJ. ©Coleção Candido Guinle de Paula Machado ©Coleção Candido Guinle de Paula Machado GUILLOBEL, Joaquim Cândido. Negro vendedor de louça fina com imenso tabuleiro na cabeça. [ca. 1814]. 1. aquarela sobre papel. Coleção Cândido Guinle de Paula Machado, Rio de Janeiro – RJ. GUILLOBEL, Joaquim Cândido. Senhora em carro de passeio rústico, puxado por besta e conduzido por molecote aquarela sobre papel. Coleção Cândido Guinle de Paula Machado, Rio de Janeiro – RJ.

15 ©Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro
Cultura na Colônia portuguesa festas religiosas; reafirmar as hierarquias sociais; Sincretismo religioso; “Irmandades” ou “Confrarias”. JULIÃO, Carlos. Rei e rainha negros na Festa de Reis aquarela colorida, 35 cm x 45,5 cm. Fundação Biblioteca Nacional/DRD/Divisão de Iconografia, Rio de Janeiro – RJ. ©Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro

16 A língua Diversos idiomas Litoral: o tupi predominava.
Interior: várias línguas nativas. Os próprios portugueses vinham de um processo recente de consolidação da sua língua.


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