A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vaso Espiritual.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vaso Espiritual."— Transcrição da apresentação:

1 Vaso Espiritual

2 Já vimos que a Ladainha é uma pedagogia da fé
Já vimos que a Ladainha é uma pedagogia da fé. É um jeito de falar, ou melhor, rezar as verdades reveladas pelo coração de Deus. Maria é um reflexo vivo destas verdades. Foi a catequista de Jesus. Imagino que ela tenha lhe ensinado não somente os primeiros passos, mas também as primeiras palavras. Ela ensinou o próprio Caminho a andar; ensinou a Verdade a falar; ensinou a vida a viver!

3 Estamos comentando um conjunto de invocações da ladainha que usam metáforas que podem parecer estranhas ou distantes de qualquer significado importante. Mas não se iluda, são fórmulas que têm fundamento na Bíblia e na Tradição da Igreja. Chegamos agora ao conjunto de três invocações muito parecidas. Maria é chamada de “vaso”: Vaso espiritual, Vaso honorífico e Vaso insigne de devoção.

4 É uma alusão ao texto do Evangelho de Lucas (1,35) quando o anjo Gabriel responde à pergunta da jovem de Nazaré: “Como acontecerá isso?” A anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e te cobrirá com  sua sombra”. Maria é este “vaso de barro”, portanto, representa toda a humanidade. Mas dentro deste vaso foi derramado o Espírito Santo de Deus. Por isso, é um “vaso espiritual”.

5 Esta imagem do Espírito como aquele que cobre com sua sombra, está presente já na primeira página da Bíblia. Ali se conta que no princípio a terra era informe e vazia. E o Espírito pairava sobra as águas. Esta imagem é comum até mesmo em outras religiões. A presença protetora de Deus é comparada com uma nuvem que protege o povo no deserto da força do sol.

6 Naqueles quarenta anos de andanças, o povo se acostumou a ver na nuvem um sinal da providência de Deus. Não raro ela era chamada de “glória”. Moisés entrava na tenda principal e a nuvem o cobria com sua sombra. Quando ele saía de lá, seu rosto brilhava. No Novo Testamento temos a imagem forte da nuvem que envolve Jesus no Monte Tabor.

7 O papa João Paulo II disse no documento Vita Consecrata, dedicado aos religiosos, que aquela nuvem do Tabor é símbolo do Espírito Santo. Ela envolveu transfigurou Jesus. Esta é a missão do Espírito em nossas vidas, encher-nos com a graça de Deus de modo a que sejamos transfigurados, transbordantes.

8 Deus quer nos dar o seu Espírito, sem medida
Deus quer nos dar o seu Espírito, sem medida. Todos nós somos vasos espirituais. Recebemos o banho batismal. Mas podemos deixar este vaso com apenas um pequeno gole de água. Podemos ser cristãos “meia-boca”. Podemos ainda deixar o copo pela metade. Fazer apenas o absolutamente necessário:

9 vamos na missa, confessamos uma vez por ano e rezamos às vezes, quando a coisa aperta. Mas podemos também seguir o exemplo de Maria e sermos vasos espirituais “cheios de graça”, plenos do Espírito Santo. Então de nossos corações brotarão rios de Água Viva. Seremos fontes. Saciaremos o mundo com a bênção e a paz.

10 Olhando para Maria como “vaso espiritual” lembramos que ela é humana como uma vaso de barro. É humana como nós. Mas é plena de graça como devemos ser. Que ela interceda por nós junto ao seu Filho. Vaso espiritual, rogai por nós!

11 Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria –J. S. Bach C
Texto – Pe. Joãozinho – Música – Ave Maria –J. S. Bach C. Gunod – Imagens – Google – Formatação – Altair Castro 15/12/2012


Carregar ppt "Vaso Espiritual."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google