A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maria sede da Sabedoria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maria sede da Sabedoria"— Transcrição da apresentação:

1 Maria sede da Sabedoria

2 Estamos meditando sobre a sequência de “invocações figurativas” da Ladainha de Nossa Senhora. Lembro bem dos meus tempos de menino no seminário. Os padres-professores, sempre ao início de cada aula, após uma breve oração, invocavam a intercessão da “Sede da Sabedoria”.

3 Sinceramente, nunca pensei muito no significado daquela invocação
Sinceramente, nunca pensei muito no significado daquela invocação. Mais tarde aprendi a dizer o mesmo em latim: “Sedes Sapientiae”. Mas continuei rezando mecanicamente, como fazemos muitas vezes. É muito bonito quando descobrimos os significado das orações mais antigas, para além daquela mera repetição de palavras.

4 Maria é a “Sede da Sabedoria”, porque durante nove meses, abrigou em seu ventre a própria Sabedoria Divina, que é Jesus. Se folhearmos as páginas da Bíblia, encontraremos no Antigo Testamento, no 2º Livro das Crônicas (cap. IX) uma magnífica descrição do trono de Salomão, o grande rei de Israel que construiu o Templo de Jerusalém.

5 Ele ficou famoso por ser o mais rico e poderoso de todos os reis de Israel. Mas todos sabemos que quando Deus lhe permitiu fazer seus pedidos, Salomão não pediu nem ouro, nem poder. Apenas pediu sabedoria para governar seu povo. Pois bem.

6 Um homem verdadeiramente sábio, acaba conquistando também a riqueza
Um homem verdadeiramente sábio, acaba conquistando também a riqueza. O rico e majestoso trono de Salomão passou a ser conhecido como a “Sede da Sabedoria”. Era o lugar onde sentava o “grande e sábio rei do povo de Deus”.

7 Maria sede da Sabedoria
A Tradição cristã reconheceu naquela “sede humana” uma figura de Maria, a verdadeira “Sede da Sabedoria”. No seu colo, o rei dos reis foi acolhido, protegido, e aprendeu a balbuciar as primeiras palavras. Quando olhamos para uma imagem de Maria com o menino nos braços podemos facilmente imaginar que ela é o trono e ele é o Rei; ela é a sede, ele aquele que reina sobre todos os povos da terra.

8 Vamos dar mais um passo. Assim como o trono de Salomão, prefigurou a maternidade de Maria, o colo da Mãe de Deus, prefigura o trono do Altíssimo, de onde Jesus virá para julgar os vivos e os mortos. Haverá um juízo final.

9 Temos uma bela descrição deste momento no evangelho de Mateus, no capítulo 25. Os que forem solidários entrarão no Reino dos Céus. Os egoístas irão para o castigo eterno. Assim como o Rei Salomão era sábio para julgar pequenos conflitos, Jesus é a própria sabedoria encarnada que julgará o mundo com justiça.

10 Nós também somos chamados a abrigarmos em nossa vida e em nossos corações a Sabedoria do Alto. O Espírito Santo nos dá este dom precioso. Precisamos ser assim como a Mãe de Deus, “Sedes de Sabedoria”. Esta palavrinha é mal compreendida. Sabedoria significa sentir o sabor das coisas de Deus.

11 O sábio é aquele que vê com os olhos do alto e não apenas segundo os critérios deste mundo. Há pessoas que nos impressionam pela sua inteligência. Mas nem sempre são sábias. Possuem títulos e vencem eleições mas fazem coisas que até Deus duvida. Não é assim com nossos frequentes episódios de corrupção na política?

12 Existem também pessoas bastante simples, mas que possuem uma sabedoria de vida que vem do Alto, de Deus, do seu Espírito. Um conselho de alguém verdadeiramente sábio pode mudar todo o rumo de uma vida. Outros dons do Espírito são a sabedoria vista de vários ângulos: ciência, inteligência, discernimento, etc. Nas aulas da vida, peçamos sempre a intercessão daquela que foi a primeira professora de Jesus: Sede da Sabedoria, rogai por nós!

13 Maria sede da Sabedoria
Texto – Pe. Joãozinho Música – Ave Maria - Ernest Cortazar Imagens – Google Formatação – Altair Castro


Carregar ppt "Maria sede da Sabedoria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google