A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o povo de Deus lhe pede, confiante, ao rezar a Ave Maria: Rogai por nós pecadores. Também nós que somos chamados para seguir Jesus Cristo, queremos levantar os olhos para Mariaqueremos conhecer o que liga Maria a Jesus, para conhecer melhor o caminho que nos conduz a Ele.

4 Desejamos perceber com clareza a presença ativa entre nós, aquela presença materna e cheia de desvelo, misteriosa e eficaz (João Paulo II). Queremos ao voltar nosso olhar para Maria, aprender da Igreja, que não acrescenta nem tira qualquer coisa à ação da graça divina de Maria; apenas adora o plano misericordioso de Deus para aquela que é bendita entre as mulheres.

5 Maria oferece a Igreja um caminho de espiritualidade. Ela conseguiu resolver o problema da unidade interior, harmonizou em sua vida a ação e a contemplação: - a ação: era uma pessoa sempre pronta a agir – foi apressadamente ao encontro de Isabel; em Caná esteve atenta à falta de vinho; - a contemplação: meditava tudo em seu coração, uma vez que não tinha respostas prontas para cada situação que enfrentava.

6 O Evangelista São Lucas nos recorda dois acontecimentos que comprovam isso: nascimento de Jesus e a visita dos pastores e o encontro no Templo. Maria é sempre e em todas partes do mundo, memória do seu Filho, de nosso Salvador, memória da Igreja ( João Paulo II). A Virgem nos ensina que neste campo não há passes de mágica. A busca da unidade, a unificação de nosso ser em Deus é um trabalho que exige muita dedicação; é um trabalho de toda vida.

7 Para conseguir esta unidade, é essencial fazer o que ela fez: colocou Jesus como centro da própria vida. Melhor do que ninguém Maria pode nos ensinar a ter uma verdadeira paixão por Jesus, a ter entusiasmo por Ele. Se ela própria fosse chamada para escolher um lema para sua vida, talvez escolhesse: Fazei tudo o que Ele vos disser.

8 Maria nos oferece seu exemplo: deu Jesus ao mundo. Os padres da igreja ensinavam que, se Jesus nasceu da Virgem Maria, ninguém senão ela pode gerar Jesus (Orígenes). Para isso, é preciso aprender o gesto do dom total de si a Deus: com o sim de Abraão começou a Antiga Aliança; com o sim de Maria começou a Nova Aliança. Ambos acreditaram e geraram vida. Maria gerou vida.

9 Maria nos ensina que acreditar é abandonar-se à vontade de Deus. Abandonar-se não é uma atitude passiva. É uma decisão muito consciente; é uma entrega de si mesmo a Deus. Quando fazemos isso, o Senhor tem condições de realizar em nós seus planos.

10 Maria nos oferece a recordação da infância de Jesus. Em Nazaré, muitos, ao olharem para Jesus menino, adolescente, jovem e já homem feito, talvez tenham dito: Como é parecido com a Mãe!. É possível que os olhos de Jesus fossem semelhantes aos de Maria, ou o seu jeito de sorrir e de falar.

11 Com Jesus viveu, aprendeu a se expressar e a rezar; conheceu a história de seu povo e viu perto de si um exemplo vivo de pobreza e humildade. Jesus foi o primeiro aluno na Escola de Maria, e foi, por sua vez, Mestre de sua Mãe. Somente Maria podia dizer, referindo-se a Jesus, o mesmo que o Pai eterno lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te Gerei.

12 Ela foi a primeira criatura a tomar conhecimento da presença do Salvador no meio dos homens. O que ouviu do anjo a respeito de Jesus foi confirmado pelas vozes inspiradas de Isabel e de Simeão. Por tudo isso, a Igreja aprendeu a olhar para Jesus por meio do olhar de Maria.

13


Carregar ppt "Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google